ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa revela que aquecimento global começou há 180 anos - muito antes do que se achava

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/08/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
O aquecimento global começou há 180 anos, muito antes do que se achava até agora, e tudo isso devido ao impacto da revolução industrial no clima, segundo um estudo internacional publicado pela revista científica "Nature".

aquecimento global

A Universidade Livre de Berlim, uma das instituições participantes da pesquisa, avançou nesta segunda-feira (22/8) que esta é a principal conclusão de um estudo pioneiro do "arquivo natural do clima" dos últimos 500 anos (corais tropicais, núcleos sedimentares, estalagmites, anéis de crescimento e gelos) em ambos hemisférios.

Além disso, o estudo - dirigido por Nerilie Abram da Universidade Nacional da Austrália em Canberra - recolhe a análise de diferentes modelos de evolução do clima ao longo de milhares de anos. "As pesquisas mostram que o aquecimento da Terra tem relação desde o princípio com o aumento da concentração de gases do efeito estufa consequência da revolução industrial", explicou em comunicado Jens Zinke, paleontólogo da Universidade Livre de Berlim e coautor do estudo.

Antes da revolução industrial, a quantidade de gases do efeito estufa (como o CO2) se encontravam na atmosfera em uma proporção comparativamente baixa.

Segundo o estudo, a partir de 1830, coincidindo com os primeiros passos da revolução industrial na Europa Ocidental, começou a ser notado um aumento das temperaturas, primeiro no Ártico e nas zonas tropicais dos oceanos, e posteriormente na Europa, Ásia e América do Norte.

Cinquenta anos mais tarde começou a ser evidente o início da mudança climática em grande parte do hemisfério sul, segundo a equipe científica, que atribui estas diferenças temporárias às correntes marinhas. A principal contribuição deste estudo é a inclusão de grande quantidade de registros do "arquivo natural do clima" do hemisfério sul e sua comparação temporal com os do norte.

Os cientistas extraem, além disso, duas consequências dessa descoberta: a confirmação pelas mãos do homem por trás da mudança climática e a necessidade de revisar os prognósticos sobre o aquecimento global para as próximas décadas levando em conta que não é um fenômeno iniciado no século XX, mas no XIX.

As informações são da agência EFE. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures