ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nascem, em Uberlândia, as primeiras bezerras simgir do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/09/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
O pecuarista Sérgio Vieira Attie é o primeiro criador a conseguir, no Brasil, sucesso no cruzamento entre as raças simental e gir, que deu origem à raça simgir. As 15 primeiras bezerras nasceram no fim de julho, segundo Attie, saudáveis, padronizadas e com a melhor genética do plantel. A progênie reúne a qualidade das matrizes cabeceira do Simental SVA e do touro Gir Tabu TE da Calciolândia. “São nascimentos que comprovam a confiança que tínhamos neste cruzamento inovador que reúne o melhor das raças e linhagens genéticas”, afirmou o pecuarista.

O cruzamento das raças simental com gir leiteiro, feito alcançado por Attie, na Fazenda Vertente Grande, em Uberlândia (MG), integra o Projeto Simgir e dá origem a animais com dupla aptidão para corte e leite, que sejam rústicos e férteis. Conforme noticiado em março, o projeto, denominado simgir, visa criar um rebanho que produza até 25% a mais de leite por dia. Sobre a nova raça, Attie informou que do sangue taurino do Simental SVA vem habilidade materna, precocidade, fertilidade, rusticidade e dupla aptidão, carne e leite. Enquanto que da genética zebuína do Gir são agregados no cruzamento mais leite com menor exigência alimentar, além de bom temperamento leiteiro, seja para ordenha manual, seja para ordenha mecanizada. “A seleção desta raça vem aprimorando características de úbere com ligamentos, profundidade, tamanho e diâmetro dos tetos e outras mais por meio de provas zootécnicas”, disse.

As primeiras bezerras da raça simgir nascidas na Fazenda Vertente Grande, em Uberlândia (Foto: Divulgação)
As primeiras bezerras da raça simgir nascidas na Fazenda Vertente Grande, em Uberlândia (Foto: Divulgação)

Novidade no Brasil, o simgir já é muito utilizado em outros países da América do Sul e Central com clima tropical. “Nasceram muito uniformes, todas vermelhas com mancha branca na cara”, afirmou Attie ao comentar a caracterização racial da sua progênie. Ainda segundo ele, até outubro, são mais 25 nascimentos previstos, incluindo cruzamento com novos touros e genética de parceiros do SVA.

O projeto de produção de bezerras simgir já conta com importantes parceiros. “Quanto maior for a diferença genética entre as raças puras, maior será a exploração da heterose. Por isso, a importância de escolher um taurino e um zebuíno, ambos de comprovada qualidade genética”, disse Attie. Ainda segundo ele, esse é o tipo de gado que o mercado demanda, cada vez mais bem adaptado às condições brasileiras. “Clima, pasto, manejo, mineralização precisam ser adequados a nossa realidade, inclusive e, principalmente econômica. Temos um rebanho criado exclusivamente a pasto, produzindo carne e muito leite”.

Ao fazer o cruzamento, o SVA pretende obter ainda mais qualidade genética, agregando nobreza, beleza racial, rusticidade, longevidade produtiva e reprodutiva, docilidade, baixo custo de mantença, facilidade de parto, produção de leite a pasto (excelente conversão alimentar) e versatilidade nos cruzamentos. “O gir leiteiro reduz os custos nos aspectos de alimentação, medicamentos, assistência veterinária e mão de obra exigida para condução e cuidados com os animais do rebanho”, afirmou Attie.

As informações são do Correio de Uberlândia.


 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EUGÊNIO MOREIRA CAVALCANTE

RECIFE - PERNAMBUCO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/09/2015

Belos animais!



Me fez lembrar do gado do sr. Paulo de Deus, lá em Canindé de São Francisco. Cruzando Pardo Suíço com Gir. Obtém  animais produtivos e rústicos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures