ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: Cooperativas são responsáveis por 35% do leite industrializado no estado

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/01/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Do volume total de leite industrializado em Mato Grosso 35% é proveniente de cooperativas. A pecuária leiteira é a principal atividade econômica de 5,8 mil propriedades organizadas no Estado em cooperativas. Em média 100 litros/dia são captados por cooperado.

De acordo com o analista de desenvolvimento do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (Sistema OCB/MT), Mauro Machado Vieira, o Estado possui a capacidade para ampliar a média diária para 300 litros se eliminada a sazonalidade da produção, que chega a 60% hoje, juntamente com outras ações.


O Diagnóstico da Cadeia do Leite de Mato Grosso, realizado em 2012 em uma parceria do Sistema OCB/SESCOOP MT com o Sistema Famato/Senar, revelou que 90% dos cooperados do segmento convivem com diversos fatores que limitam o avanço da atividade. Entre tais fatores estão a baixa produção e produtividade, além da baixa qualidade, falta de assistência técnica especializada, entre outros.

Conforme o Sistema OCB/MT, em 2014 foi iniciado no Estado o Programa Leite a Pasto com o objetivo de elevar a produção de leite nas cooperativas. A ação é parte integrante do Programa de Desenvolvimento de Conhecimento Estratégico da Cadeia do Leite em Cooperativas de Laticínios do Estado de Mato Grosso, que visa levar conhecimento, bem como estratégias e ações que auxiliem aos cooperados a enfrentar os desafios que surgem pela frente.

O Programa Leite a Pasto possui duração de quatro anos. “O primeiro ano do Programa Leite a Pasto foi positivo e o trabalho continua forte, pois diante deste cenário cada vez mais competitivo é necessário agregar gestão profissional às propriedades permitindo adequações a sua expectativa de crescimento e ao cooperado o desenvolvimento da consciência cooperativa, comprometimento, fidelização, adoção de gestão e tecnologia, renda e maior participação no processo de governança”, declara analista de desenvolvimento do Sistema OCB-MT, Mauro Machado Vieira.

Em 2014, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Mato Grosso registrou uma captação em média 503,63 mil litros de leite, um volume 6% superior aos 475,13 mil litros médios captados por dia em 2013. Os dados de produção de leite são gerais, desde o pequeno ao grande produtor.

As informações são do portal Olhar Direto.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures