ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercosul prorroga por mais seis meses TEC para produtos lácteos e pêssego

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/12/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
O Conselho dos Ministros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) prorrogou por mais seis meses o prazo para a cobrança de 28% na Tarifa Externa Comum (TEC) para 11 produtos lácteos e de 35% para derivados de pêssego. Sob a presidência da Argentina, a decisão aconteceu durante a última reunião do bloco este ano. No ano que vem, o Brasil presidirá o Mercosul e retomará as propostas que não foram objeto de consenso.

“O que nós queríamos mesmo era a alteração definitiva das tarifas para todo o bloco, e então o Brasil não teria necessidade de pedir autorização para prorrogação do prazo de cobrança das tarifas. Como isso não foi possível, nós tínhamos pedido a prorrogação por mais dois anos de cobrança com essas taxas de 28% e 35%, mas que também não foi atendido”, disse Benedito Rosa, diretor de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SRI/Mapa). “Infelizmente não foi possível consenso entre os países-membros a aprovação desses novos regulamentos. Continuaremos pedindo, nas próximas reuniões, que estará sob a presidência do Brasil, a alteração definitiva das tarifas”, afirmou.

Segundo o diretor, as tarifas cobradas pelo Mecosul para esses produtos (entre 14 e 16% para lácteos e de 15% para pêssego), são tarifas relativamente baixas. “Elas não correspondem ao mínimo de proteção que os países produtores precisam ter. Isso porque esses são mercados controlados, fortemente subvencionados, e acabam prejudicando os produtores brasileiros na medida em que teriam que concorrer com produtos que vem com subsídios para serem vendidos no Brasil”, explicou.

Outros acordos

Durante a reunião, foi assinado um Acordo-Quadro com a Tunísia e Líbano. “Esse não é um acordo de livre comércio ainda. É um acordo que reflete o interesse dos países em aprofundar o comércio e estudar as formas de fazer um Acordo de Livre Comércio”, explicou Benedito.

As informações são do MAPA.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WAGNER BESKOW

CRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 23/12/2014

Vamos aproveitar enquanto essa TEC se sustenta, porque o dia que ela cair "serão separadas as crianças dos adultos".



Venho dizendo isso há anos e não sei se as pessoas realmente entendem o perigo que é viver numa bolha artificial, alheio à realidade de custos e competitividade mundial.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures