ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mega-fazenda leiteira do Uruguai começa a funcionar esse ano com projeto para 8.800 vacas em lactação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/08/2013

3 MIN DE LEITURA

9
0
O setor leiteiro do Uruguai continua se diferenciando de outros países da região por sua alta tecnificação e pelo fenômeno das mega-fazendas leiteiras, que parecem que chegaram para ficar.

A firma Estancias del Lago, pertencente ao empresário argentino, Alejandro Bulgheroni, avança na construção de seu empreendimento leiteiro que começou do zero nas imediações de Santa Bernardina, em Durazno, gerando centenas de postos de trabalho e produção abundante.

Seus números globais são impactantes. Começará com 3.500 vacas em ordenha, que serão 8.800 em seu pico máximo de produção, extrairá 380.000 litros diários de leite fluido a ser processado e produzirá 17.000 toneladas anuais de leite em pó.

O lugar ocupa uma extensão total de 3.000 hectares, prevendo desenvolver um projeto agroindustrial sustentável para a produção de alimentos, biofertilizantes e energia de forma integrada, utilizando tecnologia de última geração.

Também contará com uma planta para armazenamento de grãos, de 17.000 toneladas, uma para obtenção de 2.300 toneladas anuais de biocombustíveis e produzirá 14.500 toneladas anuais de soja para alimentação do gado. Entre outras novidades, está uma planta de biogás para obter 30.000 metros cúbicos diários a partir dos efluentes que são gerados na fazenda leiteira e uma planta de geração elétrica de 3 megawatts para funcionar com biogás e biocombustível. Por sua vez, serão produzidas 230 toneladas diárias de biofertilizantes sólidos e 1.300 metros cúbicos diários para ferti-irrigação.

“É um projeto agroindustrial sem precedentes no país e na região”, disse o prefeito Benfamín Irazabal. Toda a obra terminará no ano de 2017, ainda que já operará progressivamente a partir desse ano.

“Aspira-se ser o mais sustentável possível. Pensamos que estamos cobertos em 70%. Os demais, dependerá do clima, das condições dos cultivos. A produção de soja, trigo, cevada, sorgo, pode ser muito boa em outros locais e pode ser economicamente favorável e ter 100% plantado não é um bom negócio às vezes”, disse um porta-voz da empresa.

Desde que começou a construção, a empresa usa mão de obra local e empresas contratadas provenientes de todo o Uruguai. A empresa Estancias del Lago conta atualmente com 200 trabalhadores e chegará a 350 no momento do auge da ordenha e atividades conexas, ao que se deve somar o trabalho de uma dezena de empresas.

A obra avança em ritmo intenso, tendo finalizado a construção da represa e da praça de alimentação, e avança-se na planta de leite em pó.

O encarregado pela Área de Qualidade, Meio-Ambiente e Segurança da planta, Marcelo Mautone, destacou em uma recente visita efetuada por autoridades locais e meios de imprensa que se espera que em 2014 “já esteja tudo pronto para começar a funcionar”. Ele disse que não estarão todos os animais ainda, com um crescimento previsto com a entrada de mais vacas mês a mês. Agora, seguem enviando o leite produzido à Conaprole, começando a processar no ano que vem.

O volume final estimado é de 360.000 litros de leite diários, 17.000 toneladas de leite em pó anuais, representando um terço da produção do Uruguai. Para cumprir essa meta a empresa quer ter 8.800 vacas em lactação e 11.000 estabuladas. “Vamos chegar ao final do ano com um número de animais e se verá quantos podem ser alojados no primeiro ano. Depois, todo o ano seguinte novos animais serão incorporados, assim até 2017”.

Mautone disse que foi feita capacitação das pessoas que trabalharão na empresa. “Da equipe própria, enviamos quem maneja os biodigestores para um treinamento na Alemanha. Além disso, todas as instalações e a planta terá uma capacitação externa”. Parte da equipe já foi capacitada e criou-se uma comissão de acompanhamento para ir vendo as diferentes necessidades de se implementar diferentes programas.

A Estancias del Lago escolheu Durazno pelas melhores condições de logística, proximidade a Montevidéu e as possibilidades de desenvolvimento.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

 

9

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NEI ANTONIO KUKLA

UNIÃO DA VITÓRIA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/06/2014

Parabéns ao empreendedor.

No Brasil, temos inúmeros produtores familiares eficientes que dependem da atividade para o seu sustento. Ha de se cuidar para que a verticalização não mine esses agricultores para os centros urbanos, gerando um enorme problema social. Uruguai e lá, aqui e Brasil, não nos esquecamos disso.
IVONALDO JOSE COSTA E SILVA

LAGOA DE DENTRO - PARAIBA - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 06/09/2013

Muito bonito,mas na pratica a realidade é outra como è que Urugai importa leite da Australia
NETAO

BEBEDOURO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/08/2013

AE AMIGOS VDD
DAIAN RODRIGO HEYDT

CUNHA PORÃ - SANTA CATARINA - ESTUDANTE

EM 20/08/2013

Desculpe Gilson, mas esta se referindo a 11000 estabuladas, não que disser que não tenha mais animais na propriedade. Muito Legal ver esta atividade crescendo desta forma.
JOSE ESAU DOS SANTOS JUNIOR

MACHADO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 18/08/2013

Mais uma vez o Uruguai se destacando na pecuária leiteira,servindo de exemplo para outras propriedades se desenvolverem aqui no brasil,um País tão grande.
DANIELLEN NUNES

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 18/08/2013

Muito bom, o setor leiteiro vem crescendo cada vez mais e em vários países!  É bom ver que a área que sempre gostei e escolhi como profissional está se valorizando e se desenvolvendo mais e mais.
CHARLES LOPES DE ARAUJO

ALEGRETE - RIO GRANDE DO SUL - ESTUDANTE

EM 18/08/2013

Parabéns aos amigos Uruguaios, muito bom projeto!!!

Pessoal da milk point, se vcs tiverem alguma informação sobre como contactar este pessoal, com a intensão de fazer estágio na área de zootecnia poderiam me mandar um e-mail. obrigado!!!

charles_zootecnia@yahoo.com.br

Agradeço, Charles Lopes de Araujo.

Alegrete - RS
GILSON SANTANA FILHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/08/2013

  Projetos ambiciosos e se bem planejados certamente  correspondera as expectativas do empreendedor, Esta conta é muito bonita no papel 11000 vacas e 80% em lacataçao 8800, mas na pratica é outra historia. Desejo sucesso .   
EDILSON RODRIGUES MANIESO

EM 15/08/2013

Parabens ao uruguai, são coisas maravilhosas de se ver, para quem é apaixonado pelo setor leiteiro como eu. Apesar de não estar mais no meio, infelizmente.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures