ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Maquinário agrícola é dispensado de emplacamento após adoção de Medida Provisória

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/04/2015

1 MIN DE LEITURA

2
0
As máquinas agrícolas estão dispensadas de licenciamento e emplacamento. A decisão consta na Medida Provisória (MP) nº 673, de 31 de março de 2015, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, alterando o Artigo 115 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT). A não obrigatoriedade do emplacamento das máquinas agrícolas era uma reivindicação do setor produtivo.

Conforme a Medida Provisória nº 673, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º), "Os tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas são sujeitos ao registro único em cadastro específico da repartição competente, dispensado o licenciamento e o emplacamento".

A Medida Provisória ressalta, ainda, que a decisão de dispensa de emplacamento e licenciamento é válida apenas para maquinário produzido a partir de 1º de janeiro de 2016.

Em nota a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, declarou que a redução de custos e de procedimentos burocráticos foram os principais motivos que levaram a presidente Dilma Rousseff a sancionar a Medida Provisória.

A regulamentação da dispensa de emplacamento e licenciamento para máquinas agrícolas é vista como uma grande importância para o setor produtivo, destaca o senador por Mato Grosso Blairo Maggi (PR-MT). “A chegada dessa Medida Provisória ao Congresso é de grande importância para o setor. Devo apresentar uma emenda ao texto, para sugerir que o registro seja feito pela fábrica aos Detrans, no momento da compra do equipamento. Assim, o maquinário já sai da loja com o registro efetuado, e o produtor não terá a necessidade de cumprir essa exigência”.

As informações são do Olhar Direto.
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JUAREZ RIBEIRO LEITE

PIRANHAS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/04/2015

Parabéns para Senadora Kátia Abreu.

E também parabenizo o Senador Blairo Maggi, pois será uma proposição que virá dinamizar a comercialização de máquinas, e principalmente agilizar para que os produtores não fiquem apenas com mais obrigações.  
NELSOMAR PEREIRA FONSECA

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/04/2015

Até que em fim alguma coisa boa para nós produtores rurais, espero que este problema seja enterrado para sempre. O Brasil precisa de fazer é desonerar o produtor na compra de máquinas, implementos, fertilizantes, sementes e medicamentos, para baixar os custos de produção dos alimentos. Outa medida que precisa ser revista é a taxa de redução da energia elétrica para a propriedade rural, pois precisamos de energia para produzir leite, carnes, (alimentos), e nossos custos não são reajustados conforme é reajustado a energia elétrica, o combustível, os fertilizantes e outros insumos. A energia também precisa ter uma tarifa diferenciada para o setor rural, pois na indústria reajustes são efetuado normalmente, mas no setor primário isto não acontece.

Nelsomar Pereira Fonseca

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures