ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Kátia Abreu recebe reivindicações do setor leiteiro pela Comissão de Leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/03/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
Várias reivindicações do setor leiteiro foram apresentadas semana passada, em Brasília (DF), à ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu por uma Comissão de Leite formada pela OCB (Organização da Cooperativas Brasileiras), dirigentes de várias cooperativas e pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Os pleitos apresentados incluem questões ligadas a um maior rigor na fiscalização de produtos lácteos importados, compensação tarifária e incentivo à exportação.

No caso das importações feitas via Mercosul, a comissão pede uma fiscalização mais rigorosa de todos os produtos lácteos importados, especialmente o leite em pó. A comissão também reivindica a obrigatoriedade da indicação na embalagem da data de fabricação original do leite em pó fracionado importado no momento em for reembalado pela indústria brasileira.

Outros pontos destacados no documento entregue à ministra são: necessidade de licença de importação para evitar que haja triangulação de leite pelo Mercosul e que haja cumprimento de cotas; exigência de cumprimento das normas na compra de produtos lácteos importados em concorrências públicas; fiscalização de cumprimento da proibição de reidratação de leite em pó para produção de UHT, em qualquer Estado do território nacional e efetivação da tarifa de compensação nas importações de produtos lácteos vindos da Argentina, que está tendo subsídio na ordem de 2,96 centavos de dólar por litro.

Segundo a comissão, o governo precisa cumprir as normas de compensação tarifária quando houver confirmação dessas práticas desleais do comércio exterior que estejam afetando a competitividade do produtor brasileiro. A ministra Kátia Abreu afirmou que trabalhará para corrigir os problemas apresentados e solicitou aos representantes do setor leiteiro propostas para ampliação do mercado externo.

Além da ministra Kátia Abreu, participaram da reunião o secretário de Política Agrícola André Nassar, o secretário de Produção Rural e Cooperativismo Caio Rocha, o secretário de Defesa Agropecuária Luiz Rangel e a secretária de Relações Internacionais de Agronegócio Tatiana Palermo. Pela Comissão do Leite participaram o presidente da Girolando Jonadan Ma, o conselheiro estadual da Girolando Geraldo Borges, o presidente da OCB Márcio Freitas, o coordenador da Câmara do Leite da OCB/CBCL Vicente Nogueira, o presidente da Itambé Alimentos Alexandre Almeida, o presidente da Cemil João Bosco Ferreira e o assessor Técnico Comercial da Aurora Alimentos Selvino Giesel. A Comissão foi criada especificamente para reivindicar melhores políticas relativas ao preço do leite pago ao produtor brasileiro.

As informações são da Associação Brasileira de Girolando.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures