ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tirol se manifesta quanto a alegação sobre substâncias no leite cru

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/04/2015

2 MIN DE LEITURA

4
0
Nessa semana o portal Rádio Gaúcha divulgou a notícia: "Justiça defere liminar contra Tirol devido a formol e álcool no leite cru", referente a empresa de laticínios Tirol, que teria de seguir uma série de ações para garantir a qualidade dos produtos, ou seria multada em R$ 500 mil por descumprimento.

Na notícia era alegado que o Ministério Público obteve liminar na Justiça devido a falhas no controle de qualidade da empresa, ainda com relação a laudos de 2013 e 2014, quando foram encontrados produtos como formol e álcool no leite cru.

A Tirol entrou em contato com o MilkPoint para esclarecer que as informações divulgadas pela Rádio Gaúcha estão incorretas. A assessoria explica também que, diferente do que foi apresentado na notícia, não foi contatada para esclarecimento pelos autores da reportagem.

Abaixo a nota da Tirol sobre o caso:

"A empresa Lacticínios Tirol Ltda ao contrário da nota divulgada na imprensa, não teve nenhum problema com supostas fraudes ocorridas no ramo lácteo. De acordo com o despacho da MMa. Juíza Eliane Garcia Nogueira:

“NÃO HÁ PROVA EFETIVA / CONCRETA DOS ALEGADOS DANOS, A FIM DE RESGUARDAR POSSÍVEL INDENIZAÇÃO DOS CONSUMIDORES INDIVIDUALMENTE CONSIDERADOS”[...] “A DEMANDADA APRESENTOU RESULTADO SATISFATÓRIO EM RELATÓRIO EMITIDO PELO MAPA EM 03/12/2013, BEM COMO, NA ÚLTIMA COLETA REALIZADA, COM VALIDADE ATÉ 17/08/2014, FOI CONSIGNADO PELO MAPA, QUE A AMOSTRA ENCONTRA-SE DENTRO DOS PADRÕES LEGAIS”

Isso quer dizer que não há qualquer condenação ou indício de fraude nos produtos da empresa. Em continuidade, o despacho da MMa. Juíza assim consta:

“DIANTE DISSO, INDEFIRO OS PEDIDOS DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA CONSTANTE NAS LETRAS “H” E “I”, FL. 25V”.

Por fim, a empresa tomou ciência hoje que realmente foi concedida uma liminar, entretanto, ao contrário do sensacionalismo que pretende se criar com a respeitável Decisão, dentre os seus próprios termos determinou ainda que a LACTICÍNIOS TIROL LTDA:

“MANTENHA OS PADRÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIOS E DE ESTRUTURA DAS EDIFICAÇÕES EXIGIDOS PELA LEGISLAÇÃO PERTINENTE; CUMPRA COM O CONTROLE DE QUALIDADE DOS PRODUTOS LÁCTEOS RECEBIDOS EM SUAS UNIDADES PARA INDUSTRIALIZAÇÃO E FORNECIMENTO NO MERCADO DE CONSUMO, CONFORME REQUERIMENTO CONSTANTE NA LETRA C”, como efetivamente já vinha fazendo.

Temos orgulho em dizer que a Tirol é uma das raras empresas no país que mantêm um trabalho de acompanhamento técnico no campo, custeado pela própria empresa, com o principal objetivo, a melhoria contínua da qualidade do leite e ações de combate a fraudes.

Importante informar ao consumidor que investimos altas cifras em análises da matéria-prima, tanto em laboratórios internos, quanto envio de amostras para laboratórios terceirizados para temos a certeza da garantia da qualidade de nossos produtos.

A Tirol assume integralmente suas responsabilidades legais, mas mantém a obrigação de esclarecer a seus consumidores o que realmente ocorreu, e que não há, na ação proposta pelo Ministério Público, nenhuma prova de que o leite suspeito de adulteração tenha passado pelos seus controles de qualidade e chegado ao consumidor, e é por essa razão, que parte do pleito do Ministério Público foi indeferido. Sendo que na parte que foi deferido, estabelece apenas para que seja MANTIDO O CONTROLE DE QUALIDADE, QUE JÁ É FEITO PELA TIROL, e que garante a chegada ao consumidor de produtos com qualidade."

As informações são da Assessoria de Imprensa da Tirol.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA MARILEIDE AMBROSIO RODRIGUES

EM 02/04/2018

Boa noite pessoal da tirol.Estou consumindo o leite e gosto bastante do dsnatado e semidesnatado.Porém fiquei um pouco preocupada com comentários de misturas no Leite.Gostaria muito de continuar a consumi.los .Mas quero ter certeza que o consumo do produto não trará risco a mim e a família.
LAÉRCIO OZELAME

EM 13/05/2015

Pergunto; O q a empresa fez com as 3 carretas de leite com alizarol 68 enviadas de seu posto de resfriamento de São Domingos para a indústria em uma sexta feira a noite....... o consumidor esta cansado de ser enganado.......
HEINBERT SAND

CAMPO ERÊ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/05/2015

Produzo leite para a Tirol há muitos anos. Quero aqui reiterar a posição da Empresa nos comentários acima. Só eu sei o quanto a Tirol age com rigor, no tocante ao controle de qualidade, na hora da coleta do leite. Diariamente, antes do carregamento, é feita uma análise do leite do resfriador, e, a mesma amostra é levada pelo freteiro, em camara fria, para os laboratórios da empresa, para a confirmação da boa qualidade.
PIRATAN ARAUJO FILHO

ÁGUA DOCE - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/05/2015

Vale lembrar "quem mal usa mal acusa"!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures