ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gigantes do setor de lácteos se unem em empreendimento de iogurte na China

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/05/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Danone está entrando em um acordo com a maior produtora de leite da China que pretende saciar a crescente demanda do país por lácteos e silenciar os medos sobre a segurança dos produtos nacionais.

A transação, que dará à companhia francesa uma participação indireta de 4%, no valor de cerca de US$ 230 milhões, na China Mengniu Dairy Co., uma das maiores empresas estatais do país, deverá ajudar as duas a expandirem a produção de iogurte na China. Danone será dona de 20% da joint venture e a Mengniu, maior produtora de leite em volumes de vendas, ficará com o resto.

A demanda por lácteos na China está aumentando. As vendas de iogurte aumentaram em 17%, para 45,6 bilhões de yuan (US$ 7,35 bilhões) no ano passado, de acordo com a firma de pesquisas, Euromonitor International. A Mengniu tem a maior participação no mercado, com 17%, enquanto a Danone tinha 1,6%, de acordo com o Euromonitor.



Embora a Danone vá ganhar maior acesso às vendas de iogurte na China através desse acordo, a Mengniu ganhará um parceiro estrangeiro em um mercado onde marcas estrangeiras estão sendo vistas com maiores padrões de segurança e qualidade. Os produtores de lácteos chineses têm sido fontes de frequentes problemas de segurança dos produtos.

A Mengniu esteve envolvida em um dos mais famosos escândalos alimentares da China, quando seis bebês morreram e 300.000 outros ficaram doentes em 2008 após o consumo de fórmulas infantis com adição da substância química melamina. Inspetores de alimentos do Governo encontraram desta substância em quase 10% das amostras da Mengniu e de outras empresas na época.

Desde então, a empresa, que possui produtos que vão de sorvete até fórmulas infantis e iogurtes, reviu seus negócios para garantir a segurança dos seus produtos, substituindo seu diretor executivo, após ter destruído os produtos em 2011 considerados por regulamentadores como carcinogênicos.

No começo desse mês, a Mengniu aumentou sua participação na China Modern Dairy Holdings Ltd. para construir uma oferta segura de leite e aumentar a confiança dos consumidores.

Executivos da Danone disseram, em abril, que o direcionamento dos países chineses em busca de alimentos mais seguros para seus bebês ajudou a impulsionar as receitas da empresa no primeiro trimestre, para os produtos de nutrição infantil da companhia, em 17% com relação ao ano anterior.

Por anos, a Danone vem tentando ter um papel maior no setor de alimentos e bebidas na China. Em 1996, a companhia estabeleceu joint venture com a maior companhia de bebidas do país, a Hangzhou Wahaha Group Co., mas em 2009, as companhias cortaram os laços após as batalhas legais nas quais a Danone acusou o presidente da companhia chinesa de vender a marca Wahaha fora da rede de operações combinadas.

Como parte do acordo com a Mengniu, a Danone formará uma joint venture separada com a gigante do setor agrícola estatal, Cofco, que é dona de mais de um terço da Mengiu. A Cofco, que será dona de 51% da joint venture, injetará capital na Mengniu, representando 8,3% de participação na entidade. Isso dará à Danone, que ficará com o resto da joint venture, uma participação indireta de 4% na Mengniu. A Cofco continuará sendo dona de quase 28% da Mengniu após a transação.

A reportagem é do The Wall Street Journal, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures