ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Euromonitor: China ultrapassará EUA como maior mercado de lácteos até 2017

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2014

2 MIN DE LEITURA

1
0


A China ultrapassará os Estados Unidos para se tornar o maior mercado de lácteos do mundo até 2017, previu o Euromonitor. Direcionado pelo crescente apetite por leite, queijos e iogurte do país, o mercado de lácteos chinês dobrará em tamanho, para US$ 70 bilhões em 2019, sugerem dados do Euromonitor. Com essa taxa, o Euromonitor espera que a China ultrapasse os Estados Unidos em 2017.

“O aumento das receitas médias anuais, a maior disponibilidade de supermercados e mais pessoas tendo refrigeradores nas áreas rurais, bem como nas áreas urbanas, têm um efeito positivo no desenvolvimento das vendas de lácteos”, disse a analista do mercado de alimentos do Euromonitor, Lianne van den Bos.

Nesse período, o Euromonitor espera que a Rússia e o Brasil fiquem em quarto e quinto lugares nos rankings globais de lácteos em 2014 – ultrapassando França e Alemanha, que deverão cair para quinto e sexto lugares, respectivamente.

O setor global de lácteos passou por “outro ano de forte crescimento” em 2014, aumentando em 7% com relação a 2013. “A uma grande extensão, o maior crescimento no valor ainda será gerado por mercados emergentes, apoiados por China e Brasil, enquanto os mercados desenvolvidos estão lutando contra a maturidade”.

O Brasil, disse van den Bos, adicionou US$ 13 bilhões às vendas globais de lácteos nos últimos cinco anos – mais que França, Alemanha e Japão. “Para colocar esses dados em perspectiva, isso é o dobro das vendas adicionais da região da Europa Ocidental combinada, uma região que tem o segundo maior gasto per capita com lácteos globalmente, apenas atrás da Australásia. Direcionando esse crescimento está a acessibilidade de certa forma recente dos produtos lácteos”.

O crescimento da classe social C do Brasil, formada por trabalhadores manuais e de escritório e proprietários de pequenos negócios, também contribuiu. “O rápido crescimento dessa classe está criando uma série de oportunidades para marcas, à medida que vários itens alimentícios, como queijos e iogurte, antes considerados caros e extravagantes, agora estão dentro do alcance dos consumidores anteriormente pobres”.

Comentando sobre o ranking negativo da Europa Ocidental, ela disse: “A maturidade da categoria de lácteos é um problema nesses mercados, onde uma maior penetração não é muito provável. Ao invés disso, o uso de proveniência e a introdução de novos padrões de consumo de produtos lácteos está ajudando a direcionar o crescimento de valor enquanto o consumo per capita na maioria dos mercados maduros, incluindo França e Alemanha, está declinando”.

Na França, por exemplo, os esforços dos processadores para comercializar queijos com o status de indicação geográfica (GI) da União Europeia (UE) tem “mostrado ser bem sucedido em impulsionar as vendas e estabelecer a presença da marca”. Da mesma forma na Escandinávia, onde produtos lácteos tradicionais como skyr e quark da Islândia “estão direcionando crescimentos de duplo dígito para toda a categoria”.


Para o futuro, o Euromonitor prevê que metade das novas vendas entre 2014 e 2019 virá de oito mercados, que são, em ordem de influência: China, Estados Unidos, Brasil, Rússia, França, Japão, Alemanha e Reino Unido, que direcionarão esse crescimento.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO MUNIZ FILHO

ROLIM DE MOURA - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/09/2014

MUITO BOM

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures