ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Danone aumenta presença na China investindo US$ 550 milhões em Yashili

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2014

3 MIN DE LEITURA

0
0
A multinacional francesa Danone, lutando com suas rivais locais por uma maior participação no mercado de leite para bebês da China, que está crescendo, investiu US$ 550 milhões na fabricante chinesa de fórmulas infantis, Yashili International Holdings, para reduzir mais sua dependência do mercado da Europa, que está com um crescimento lento.

O acordo fortalece os laços da Danone com a principal companhia de lácteos da China – maior investidor da Yashili – e veio em um momento que a principal marca de nutrição para bebês da companhia francesa, Dumex, busca recuperar os consumidores após as acusações de preços altos, suborno e medos de leite contaminado no ano passado.

A compra de 25% de participação também é o primeiro investimento importante desde que a Danone dividiu os papéis duplos de seu presidente em setembro, dando o posto de diretor executivo para Emmanuel Faber.

O analista da Kepler Cheuvreux, Jon Cox, disse que o acordo “faz sentido” e limita as chances de um grande acordo destruidor de valor em curto prazo. “Isso reduz a chance de fusões e aquisições bombásticas, envolvendo a companhia americana Mead Johnson, com o que o mercado estava preocupado”.

Fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters no começo desse mês que a Danone queria buscar comprar a fabricante de fórmulas dos Estados Unidos, Mead Johnson Nutrition Group. Os analistas também especularam que a Danone poderia vender sua divisão, Medical Nutrition, e investir mais profundamente nos mercados como China e África com as aquisições.

A China é o quarto maior mercado da Danone, sendo responsável por cerca de 7% das vendas do grupo. Porém, companhias de lácteos globais como a Danone, tradicionalmente dominantes nos setores premium e de leite em pó, que são lucrativos, estão tendo que se defender cada vez mais de marcas locais. Pequim também está pressionando pela consolidação para fortalecer as companhias domésticas.

A aquisição de participação na Yashili fortalece a relação da Danone com a maior acionista da firma chinesa e maior companhia de lácteos do país, a China Mengniu Dairy Co Ltd., cuja participação será diluída como resultado do acordo. A Daone possui participação de cerca de 10% na Mengniu.

A corretora CM-CIC disse que o acordo é “uma oportunidade estratégica excelente” para a Danone. “Ao garantir sua oferta de leite na China com a Mengniu, a Danone está reforçando sua divisão de fórmulas infantis, o que ajudará a conter as ambições da Nestlé”.

A Danone, que é número dois no mercado de alimentos para bebês, perdeu participação de mercado para a líder, Nestlé, em uma batalha pelas marcas de alimentos para bebês da companhia farmacêutica dos Estados Unidos, Pfizer em 2012, o que deu à Nestlé dominância nos mercados emergentes, incluindo China.

A Yashili é especializada em fórmulas lácteas infantis, o que a torna uma das marcas mais conhecidas em um mercado que o Euromonitor estimou que dobrará em tamanho com relação ao ano anterior, alcançando US$ 31 bilhões em 2017.

A companhia francesa disse que pagaria HK$ 3,7 (US$ 0,47) por ação em um acordo de colocação privada. A Mengniu verá sua participação diluída ara 51,04%, de 68,05%. A Mengniu comprou a Yashili em um acordo de cerca de HK$ 12,5 bilhões (US$ 1,61 bilhão) no ano passado para expandir sua divisão de leite em pó.

Cox disse que o acordo com a Yashili poderia também preparar o terreno para a Mengniu obter uma participação no negócio da Dumex, da Danone.

A Danone tem cerca de 6% do mercado de leite em pó da China, de acordo com o Euromonitor, menos que os 10,2% em 2009. A companhia fica atrás de rivais como Nestlé SA, Mead Johnson e companhias locais, como Beingmate Baby & Child Food Co Ltd e Biostime International Holdings Ltd.

A reportagem é da Reuters, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures