ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Convênio definirá delimitação geográfica para queijo serrano no RS e SC

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/08/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Dirigentes das entidades responsáveis pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estiveram reunidos, na manhã de quarta-feira (19/08), em Florianópolis, para debater estratégias de atuação conjunta para beneficiar os agricultores familiares dos dois estados. O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, acompanhado do supervisor da regional de Caxias do Sul da Instituição, João Carlos Santos da Luz, foi recebido pelo presidente em exercício da Epagri, Jorge Malburg, e pelo gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometria (Ciram), a fim de tratarem da parceria para a delimitação geográfica do queijo serrano e a troca de experiências entre as organizações.

De acordo com João Carlos, supervisor da Emater/RS-Ascar, o queijo serrano é um derivado de leite produzido de forma artesanal em 11 cidades do RS e em 18 do estado vizinho. O produto possui peculiaridades que o diferencia dos demais tipos de queijo, devido a fatores como a vegetação típica, características do gado leiteiro das regiões e os traços culturais do grupo étnico que o produz. "O queijo serrano possui mais de 200 anos de história e nosso objetivo, com a delimitação geográfica, é proteger esse produto singular, garantindo que continuará sendo produzido pelas comunidades dessas áreas, mantendo sua originalidade", comenta.

De acordo com o presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, o convênio deverá ser assinado durante a próxima Expointer, que acontecerá entre os dias 29 de agosto e 06 de setembro, em Esteio. "A demarcação será executada pela Epagri, através do Ciram, e a Emater/RS-Ascar irá colaborar através do fornecimento de condições estruturais e de pessoal. Depois da demarcação, os produtores terão condições de mostrar que o queijo serrano é único no mundo, o que irá colaborar para agregar valor ao produto, aumentando a renda das famílias e gerando as condições para que os jovens permaneçam no campo, produzindo com qualidade de vida", enfatiza Kuhn.

Na oportunidade, ainda foi encaminhada a aproximação entre os gestores da Emater/RS-Ascar e da Epagri. Segundo o presidente Clair, já em setembro ele os demais membros da Diretoria da Emater/RS-Ascar, os diretores técnico e administrativa, Lino Moura e Silvana Dalmás, participarão de mais uma reunião com os dirigentes da Epagri, com a intenção de trocar experiências que possam melhorar a Extensão Rural. "Levaremos os cases de sucesso e as dificuldades para compartilhar com eles, assim como ouviremos as suas experiências, buscando alternativas para reduzir custos e continuar prestando um atendimento de qualidade aos agricultores", finaliza o presidente.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures