ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Boas perspectivas para o mercado leiteiro do mercosul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/12/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Diante do crescimento sustentado e da solidez da produção de leite, alguns países do mercosul, como Chile, Uruguai e Argentina teriam grandes possibilidades de êxito no setor leiteiro, de acordo com o engenheiro agrônomo e diretor da Infortambo Alejandro Sanmartino.

Sanmartino destacou que o "Chile tem um sistema produtivo ordenado e ideias claras sobre crescimento. Creio que Uruguai, Argentina e Chile têm perfis muito similares e grandes possibilidades de serem protagonistas do mercado leiteiro da região".

Com relação ao setor leiteiro do Uruguai, ele explicou que está se encaminhando à exportação e ao crescimento. Em 2011 o país aumentou sua produção em mais de 20% com relação ao ano anterior, quando apenas se esperava um aumento de 10% a 12%.

Sobre a Argentina, ele disse que embora o país esteja com um modelo cada vez mais intensivo, possui muitas incertezas no cenário político, o que torna ainda mais desafiadora sua produção leiteira.

O Brasil, por sua vez, estaria fazendo outro caminho, segundo Sanmartino. "O Brasil é hoje um mercado com custos muito desfavoráveis, não conseguindo ser competitivo para exportar seus excedentes. De fato, não tem excedentes".

Quanto ao mercado dos Estados Unidos, ele disse que "possui um modelo altamente competitivo e uma grande escala que assusta nossas realidades".

Para Sanmartino, o mercado leiteiro estaria exibindo uma mudança em seu modelo. "É um modelo que já está instalado, em maior escala, com maior produção e maior intensificação, porque tem que competir com outros usos intensivos da terra, como produção de soja ou cana de açúcar".

"Há uma clara tendência a um maior uso de recursos por unidade de superfície. Não vejo os produtores produzindo a mesma quantidade de leite por hectare nos próximos anos. Vejo-os produzindo mais por uma necessidade de progredir e de crescer. Não imagino que cheguem a ter um sistema com a mesma quantidade de vacas, devem se tornar mais eficientes, pela lógica do que está ocorrendo a nível mundial. As fazendas leiteiras, ou crescem ou vão para trás".

Sanmartino disse que o mercado mundial se torna cada dia mais complexo e desafiador devido às mudanças climáticas, à volatilidade dos mercados ou as eventuais complicações para inserir o recurso humano em modelos cada vez mais intensivos. Ele prevê que a atividade leiteira é "o ouro branco dessa época", considerando que o mundo demandará cada vez mais alimentos e leite, em particular.

"O setor leiteiro é uma atividade que combina recursos humanos, animais, vegetais, tecnologia, biotecnologia, especialistas e muito mais. Não há atividade no mundo que integre tantas áreas e disciplinas como o setor leiteiro".

A reportagem é do https://www.portalechero.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures