ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Até julho, Brasil apresenta praticamente auto-suficiência no comércio de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/08/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
De acordo com os dados da Balança Comercial para o mês de julho, as exportações de lácteos apresentaram alta de 47,0% em relação a junho, fechando em 8,1 mil toneladas de produtos lácteos comercializados. As importações também apresentaram aumento de 25,3%, totalizando 11,8 mil toneladas.

Em termos financeiros, a balança comercial continuou em déficit, apresentando saldo negativo de 11,7 milhões de dólares no mês, valor um pouco menor do que o apresentado no último mês (-19,2 milhões).

Tabela 1: Balança Comercial de Lácteos – Julho de 2014
Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint

Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto), observa-se que foram internalizados 74,1 milhões de litros, ao passo que as exportações em equivalente-leite apresentaram aumento de 16%, com o valor de 51,9 milhões de litros.

No ano de 2014, o Brasil está praticamente autosuficiente (gráfico 1), importando e exportando quantidades de leite muito próximas. Estimando a produção total de leite e o consumo, até julho o Brasil exportou o equivalente a 1,73% do seu consumo, importando 1,96%. Em 2013, os valores foram 0,47% e 3,68%, respectivamente.

Isso ajudou a retirar leite do mercado nacional em um momento de oferta alta e consumo retraído. Resta saber o que ocorrerá nos próximos meses, diante da forte queda nos preços do leite no exterior – a tendência é de importações mais altas.

Gráfico 1: Importações e exportações como % do consumo
Fonte: MilkPoint (dados de 2014 até julho)

A Argentina continua com a maior representatividade em termos de exportação de leite em pó ao Brasil, tendo sido responsável por 56,3% do volume dos produtos. A outra metade da porcentagem está com Uruguai (30,4%) e, com menor representatividade, o Chile (13,4%). O total importado do produto foi de 5367,04 toneladas.

Outro ponto a ser destacado são os preços do leite em pó praticados nas importações e exportações brasileiras (gráfico 2). Fazendo a comparação julho vs. janeiro deste ano, os valores de exportação (US$/kg) subiram 25,1% e os de importação tiveram queda de 3,9%. Há contratos a preço fixo com países como a Venezuela, que estão segurando as exportações em valores atrativos, caso contrário esses valores não se sustentariam e as exportações voltariam a minguar.

Gráfico 2: Preços de leite em pó (US$/kg) - importações e exportações brasileiras

Fonte: MilkPoint

Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures