ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Alagoas passará a produzir leite em pó em 2016

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/10/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Em 2016, o Estado de Alagoas passará a produzir leite em pó. Paulo Azevedo, diretor-presidente da Globo Lat, ressaltou o impacto econômico e social de um novo segmento chegando na região do Semiárido alagoano. A empresa vai fabricar os equipamentos da Unidade de Beneficiamento de Leite da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), localizada no município sertanejo de Batalha.

Ele explicou que a Globo Lat está fornecendo uma planta para concentração e secagem do leite com uma capacidade de 160 mil litros de leite por dia que, para a produção, equivale a 1.000 quilos por hora de leite em pó da melhor qualidade, isso diariamente. Paulo Azevedo falou dos benefícios para a região, visto que o Estado vai absorver a produção do leite. “Atualmente, Alagoas traz leite em pó de outros estados para comercialização e, produzindo na região vai estimular a venda e a produção da cadeia produtiva do leite. O produtor vai dobrar a produção, ajudando o pequeno, médio e grande produtor do estado”, disse.



Ele acrescentou que o consumidor também será beneficiado porque vai conseguir comprar o leite em pó mais barato. “O leite é essencial para todos. Com a produção sendo incentivada, consequentemente vai incentivar a produzir mais e o preço do produto vai baixar, agradando os consumidores”, frisou o diretor-presidente da Globo Lat. Sobre a crise, Paulo Azevedo explicou que na cadeira produtiva do leite, quando ele é retirado diariamente, no fim do mês existe um salário para o produtor, incentivando-o; diferente das outras cadeias produtivas, que dependem da venda.

“Em Santa Catarina e no Paraná, após a produção ser feita nas regiões e não importando leite em pó de outros estados, o valor do leite em pó diminuiu e aumentou a produção, ajudando os estados em períodos de crise. A produção de leite em pó acaba sendo uma estratégia para movimentar o mercado e aumentar a lista de produtos já fabricados no Estado no segmento de laticínios”, explicou.

Para ele, a lei governamental de isenção do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da cadeia produtiva do leite foi inteligente. “Vai incentivar o consumo, que gera a cadeia produtiva. Benefícios de todos os lados: Governo do Estado consumidores e produtores”, finalizou Azevedo.

Segundo dados da Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, apesar de Sul e Sudeste serem as regiões de maior volume produzido, os maiores crescimentos da produção (em %) ocorreram nas regiões Norte (5,4%) e Nordeste (8,1%). Entre os estados, Alagoas e Tocantins (com 20,8% de crescimento cada um) tiveram os maiores incrementos na produção.



As informações são da Agência Alagoas e do portal MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures