Um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), indica que os clubes de assinatura estão em ritmo de crescimento no Brasil. Existem clubes de assinatura dos mais variados assuntos, como gastronomia, cosméticos, livros e até vinhos. O número de empresas nesse setor está aumentando consideravelmente. Os dados indicam que, em 2014, existiam cerca de 300 empresas voltadas para assinaturas de produtos. Para 2023, o número estimado está em quase 4 mil clubes de assinaturas e a estimativa é de uma movimentação de mais de US$ 10 bilhões por ano.
A praticidade da modalidade se resume basicamente em possibilitar que o consumidor receba, em casa, periodicamente, determinados produtos pré-selecionados por especialistas pagando um valor fixo por mês ou ano.
E foi sendo adepta a essa modalidade, que Maria Clara de Oliveira Costa, Laticinista, Empresária e apaixonada pelo setor lácteo, pensou “Porque não ter um clube de assinatura de produtos lácteos?”. Assim nasceu o MilkBox, um clube de assinatura com um toque de amor aos laticínios.
Como surgiu o Milkbox?
Maria Clara conta que é assinante e recebe em sua casa produtos de beleza e vinho, e, ao se questionar sobre produtos lácteos, descobriu o gap e surgiu a ideia. “Eu comecei a pensar: Será que existe alguma de queijo? Será que tem alguma do meu segmento? E aí eu pesquisei, entrei em contato com as empresas de marcas e de patentes, falei com empresas do segmento, e não tinha nada parecido com a pegada que eu imaginava: uma coisa leve, mais atual, voltada a qualquer público que amante de laticínios”, conta a fundadora da marca.
Como é feita a escolha dos produtos?
A escolha dos produtos e as parcerias são feitas com muita cautela e conhecimento técnico. “Todos os produtos eu conheço pessoalmente. Eu mesmo, Maria Clara. Eu não gosto de falar nada que não tenho propriedade. Meu foco é transmitir verdade, e é muito mais verdade se eu realmente provar. Afinal, como que eu vou vender algo se eu não conheço, se eu não sei a procedência da empresa? Então tenho essa premissa muito forte. Temos a questão documental também, que a empresa precisa ter embalagem a vácuo, registros, precisa ter o mínimo de documentação etc.”.
O Milkbox ainda é um negócio novo. “Fechei a primeira venda do Milkbox no dia 12 de junho de 2023. Hoje nós já passamos dos 200 assinantes. Para mim, que estou ali nos bastidores e participei do processo de idealizar, é muito gratificante ver as coisas tomando forma, acontecendo”, conta.
Maria Clara fala sobre os próximos desafios o projeto. “Quem recebe o Milkbox, recebe uma experiência, gosta e indica. O maior desafio é manter nesse processo de expansão a excelência com que buscamos conectar, expandir e modernizar o segmento lácteo brasileiro. Os próximos passos estão em conectar consumidores com o segmento lácteo, consumidores que por muitas vezes, devido às restrições, optam em não consumir. Que satisfação será alguém dizer, eu sou intolerante, alérgico, sentia desconforto, mas soube de produtos lácteos incríveis e que me fazem bem através do Milkbox, esse é o maior dos propósitos”, conclui.
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