ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Confira o que já está sendo discutido no Curso Online "Princípios da nutrição em bovinos leiteiros"

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 02/10/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Curso Online "Princípios da Nutrição de Bovinos Leiteiros" já começou e ainda há vagas para quem quiser participar!

Este curso aborda assuntos essenciais da alimentação em bovinos leiteiros, como funciona o metabolismo dos principais nutrientes em ruminantes e os princípios necessários para avaliar programas de alimentação em fazendas leiteiras.

Durante todo o período do curso, os alunos terão oportunidade de tirar dúvidas diretamente com a tutora Marina Danés, PhD pela Universidade de Winsconsin com grande experiência no manejo nutricional de rebanhos leiteiros.

Confira abaixo algumas das perguntas que já foram respondidas no fórum do curso:

Aluno- A partir de qual idade o bezerro pode se beneficiar do uso da monensina?

Marina- "A monensina é um cocciodiostático e vai atuar de duas formas na bezerra. No início da vida, quando o rúmen ainda não é funcional, a monensina vai atuar no intestino e prevenir ou combater a diarreia causada por eimeria. Quando o rúmen se desenvolve, a monensina passa a atuar como ionóforo, alterando o padrão de fermentação e aumentando a eficiência alimentar. É por isso que a maioria das rações iniciais para bezerros inclui monensina, existe possibilidade de benefício desde o início da vida do animal."

Aluno- A fermentação dos carboidratos fibrosos gera somente acetato ou outros AGV concomitantemente?

Marina- "Cada bactéria no rúmen tem enzimas específicas que metabolizam a glicose proveniente dos carboidratos por diferentes rotas metabólicas, que geram diferentes AGV. A grande maioria das bactérias fermentadoras de carboidratos fibrosos apresentam a rota metabólica geradora de acetato. No entanto, existem bactérias que são capazes de degradar fibra que também apresentam outras rotas metabólicas, especialmente gerando butirato, mas algumas possivelmente que geram propionato também (espécies que degradem tanto carboidratos fibrosos quanto não fibrosos). Mas a predominância expressiva é da produção de acetato."

Aluno- A população de protozoários é considerada também como fonte de PDR?

Marina- "A população de protozoários não é considerada fonte de proteína degradada no rúmen. Os protozoários se alimentam de bactérias e quando morrem o nitrogênio volta a ficar disponível no rúmen, mas isso é apenas uma reciclagem. Os protozoários também contribuem pouco para a proteína microbiana que chega no intestino pois saem do rúmen em quantidade muito pequena. Como são capazes de se movimentar, os protozoários tendem a "fugir" do orifício retículo-omasal e se manter dentro do rúmen."

Aluno- Temos visto muitos produtores submetendo animais novos da raça holandesa à dieta alto grão. Esse animal deixa de ser ruminante definitivamente?

Marina-
"O animal não vai deixar de ser ruminante. O concentrado é o que vai de fato possibilitar o desenvolvimento do rúmen. Além do desenvolvimento funcional do rúmen (crescimento de papilas e capacidade absortiva), promovido pelos alimentos concentrados, o alimento volumoso irá promover o desenvolvimento físico do rúmen, ou seja, seu tamanho. Então se o objetivo da criação das bezerras é para animais em reposição, o fornecimento de volumoso deve ocorrer para que o tamanho do rúmen não seja prejudicado. Se o objetivo for abate, talvez não tenha tanto problema, mas tem que ficar de olho em acidose ruminal caso a quantidade de concentrado for muito elevada."

Ainda dá tempo de você participar e tirar suas dúvidas também!

Garanta sua vaga clicando aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Temos condições especiais para grupos!
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures