ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

UE: produtores estão insatisfeitos com medidas tomadas pelo governo para combater crise

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/04/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

O anúncio de quarta-feira de que medidas excepcionais seriam finalmente abertas pela Comissão da UE para apoiar o setor de laticínios na Europa, realizado pelo comissário da União Europeia (UE) Janusz Wojciechowski, foram recebidas com a aprovação da European Dairy Association (EDA).

Ao aplaudir as notícias, a EDA disse que é necessária uma ação rápida e as medidas são apenas o primeiro passo, pois a crise do coronavírus pode se tornar a maior crise láctea em décadas.

Já o Conselho Europeu do Leite (EMB) respondeu com descrença, insistindo que UE deve adotar seu Programa de Responsabilidade do Mercado. 

A designação de leite e laticínios como um setor essencial e as medidas associadas, incluindo diretrizes sobre travessias de fronteira e livre circulação de trabalhadores já ajudam substancialmente a manter as cadeias de suprimentos em funcionamento nas regiões e nas fronteiras.

A EDA disse que, embora a indústria de laticínios esteja operando — coletando o leite dos cerca de 700.000 produtores de leite na UE —, isto está sendo feito em grande parte com prejuízo. Por isso, a EDA pediu à Comissão da UE que implemente as propostas imediatamente. O anunciado regime de € 30 milhões (US$ 32,5 milhões) para armazenamento privado de leite em pó desnatado, manteiga e queijos pode ser apenas o primeiro passo.

"A agricultura e os produtos lácteos da UE, com seu reconhecido e essencial papel social hoje e no futuro, na fase de recuperação, especialmente na Europa rural, não podem ser o único setor da União em que o apoio é limitado a fundos orçamentários residuais e aos atuais Quadro Financeiro Plurianual COVID", a EDA, continuou.

EMB está descrente com medidas da UE

E a EMB disse que os produtores de leite estão reagindo com descrença às últimas medidas anunciadas pela Comissão da UE. Segundo eles, o plano da Comissão é combater a crescente crise no setor de laticínios com armazenamento privado, sem uma redução coordenada simultânea de volumes nas propriedades. “Assim como a proposta de permitir que organizações e associações planejem por si mesmas a produção, a medida de armazenamento já havia sido incapaz de deter crises no passado”, argumentou o EMB.

Erwin Schöpges, presidente da EMB, disse que a crise só pode ser gerenciada se o excesso de oferta de leite cru for diminuído por uma redução voluntária coordenada de oferta em toda a UE. “É por isso que o auxílio ao armazenamento privado agora anunciado deve ser combinado com um esquema voluntário de redução de volume (incluindo um limite para volumes)”, disse ele. Além disso, os volumes de armazenamento não devem exceder 45.000 toneladas de leite em pó e 60.000 toneladas de manteiga.

De acordo com a EMB, a ajuda ao armazenamento privado não é uma resposta adequada à crise, porque não pode evitar excedentes. Isso porque não atua a nível do produtor, onde há superprodução de leite. Os excessos já processados ??estão sendo armazenados — produtos como leite em pó, queijo e manteiga.

Acrescentou ainda que, mesmo quando armazenados, o excesso de produtos lácteos afeta o mercado, porque ainda faz parte do excesso de oferta e, logo, exercem pressão descendente sobre o preço de mercado. Portanto, antes de tudo, a crise não é resolvida e, segundo, até prolongada, pois quando os itens de estoque serem vendidos posteriormente, impedirão uma recuperação justa dos preços no mercado.

Sieta van Keimpema, vice-presidente da EMB, disse: “É inconcebível para nós produtores de leite que eles estejam recorrendo a essas medidas mais uma vez. Foi comprovado em crises anteriores que não têm o efeito desejado. É evidente que o regime voluntário de redução de volume coordenado pela Comissão a nível da UE já é um instrumento testado e comprovado. É por isso que também precisa ser aplicado agora, além do armazenamento privado com um teto mais rígido. 

"Mas para funcionar, esse regime deve ser ativado rapidamente”, afirmou van Keimpema, “caso contrário a crise avançará muito e será necessária uma redução obrigatória nos volumes de cada produtor. Não temos tempo a perder, temos que pegar o caminho certo para a estabilidade agora. O Brexit estará sobre nós em alguns meses e isso também prejudicará o setor. Se a situação atual nos enfraquecer demais, será um desastre.”

Com um regime voluntário de redução de volume a nível da UE, a pressão sobre os preços do leite poderia ser reduzida de forma eficaz. Schöpges disse: "Os produtores teriam que receber compensação suficiente por litro de leite não produzido para poder enfrentar as consequências econômicas".

Ele acrescentou que, sem essa compensação, os agricultores teriam que suportar a maior parte do impacto da crise do coronavírus no setor por conta própria, o que são simplesmente incapazes de fazer no mercado de leite em crise. “Os tomadores de decisões políticas agora assumem a responsabilidade pelo futuro desenvolvimento negativo dos preços do leite. Quais são os próximos passos que eles planejaram? Porque as medidas atuais não ajudarão", disse ele.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures