ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tetra Pak investe em novas soluções para a indústria de queijos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/09/2018

3 MIN DE LEITURA

0
0
O mercado de queijos no Brasil passará por transformações importantes ao longo dos próximos anos, o que demandará da indústria investimentos em serviços e soluções de automação que respondam às mudanças no mercado consumidor, indica projeção da Tetra Pak. Em resposta às mudanças, a companhia tem investido em aquisições e na ampliação de seu portfólio de produtos e serviços para a categoria, com soluções que abrangem diferentes tipos de queijo (duros, semiduros, frescos e muçarela).
 
Diante da evolução do mercado, uma das principais novidades introduzidas ao portfólio da Tetra Pak foi a oferta de serviços de automação que elevem o controle dos equipamentos em operação no cliente. O maior controle é fundamental para o desenvolvimento de formulações com alto valor agregado e para a padronização de alguns tipos de queijo (processo que garante o mesmo sabor e consistência ao produto, independentemente de lotes, variações climáticas ou outros fatores externos).
 
Em paralelo, a empresa também tem investido no desenvolvimento de variações ou novas opções de receita junto aos seus clientes. Em Monte Mor, no interior de São Paulo, a Tetra Pak mantém em operação uma planta piloto para a realização de testes e avaliações de formulações. A estrutura opera dentro do Centro de Inovação ao Cliente (CIC), desenvolvido para suportar clientes de ponta a ponta na criação e aprimoramento de produtos e serviços. "O consumidor tem diversificado a sua dieta e buscado produtos com alto valor agregado – por exemplo, com menor quantidade de sal e gordura ou mesmo com a ausência de lactose. Essa é uma realidade que também será refletida na indústria queijeira e que será melhor endereçada com maior controle e automação das linhas de produção", explica Rodrigo Godoi, diretor de Processamento da Tetra Pak.
 
Em outra frente, a empresa tem direcionado esforços em aquisições que complementem o seu portfólio de soluções em processamento. Em 2017, a Tetra Pak adquiriu, globalmente, a companhia norte-americana Johnson Industries International, especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para produção de queijos de massa filada, como a muçarela. Atualmente, o produto é mais vendido no Brasil, com penetração em mais de 70% dos lares brasileiros.
 
Em movimento similar, em 2015 a Tetra Pak realizou a aquisição da fabricante polonesa OBRAM. Fundada em 1976, a marca do leste europeu se especializou no fornecimento de soluções para a produção de queijo fresco, queijo cottage e aplicações de queijos semiduros. A marca também foi a primeira a desenvolver solução inovadora que dispensa o uso de moldes para a produção de queijo fresco: o Tetra Pak Cheeseformer.
 
Indústria queijeira em números
 
Em 2016, a produção brasileira de queijo alcançou 1.133 mil toneladas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Queijos (ABIQ), sendo que em 2021 o ritmo de produção deverá subir para 1.326 mil toneladas, representando crescimento de 17% em cinco anos. Somente em 2017, a produção brasileira de queijo contabilizou 1.274 toneladas, sendo que o consumo per capita no mesmo ano registrou 5,5 quilos (evolução de quase 10% em 5 anos).
 
"O consumo per capita tem crescido, o que elevará o nível de produção da indústria brasileira. Junto a isto, notamos a mudança no perfil do consumidor e em seus hábitos de consumo, o que tem aberto oportunidades interessantes para os fabricantes brasileiros", revela Godoi. As oportunidades, segundo o executivo, se dão em todas as categorias, mas em especial para queijos duros e semiduros, que mais têm registrado inovações nos últimos anos. Segundo estudo encomendado pela Tetra Pak à agência de Inteligência de mercado Mintel, a categoria foi a que mais apresentou lançamentos nos últimos cinco anos: salto de 14,2% em 2013 para 27,7% em 2017.
 
Adicionalmente, a oferta de queijos com sabor (adição de temperos e ingredientes que acentuem o gosto do produto) e de snacks em sabor queijo (de diferentes tipos) também deverá crescer nos próximos anos. Dentre os consumidores entrevistados pela pesquisa conduzida pela Mintel, 79% e 72%, respectivamente, declararam estar abertos a experimentar as inovações.
 
Em complemento, nos próximos anos também deverá aumentar a oferta de porções sortidas de queijos, um formato mais atraente, principalmente, para consumidores interessados em experimentar variações pagando valores acessíveis.
 
As informações são da Tetra Pak.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures