O mercado de queijos no Brasil passará por transformações importantes ao longo dos próximos anos, o que demandará da indústria investimentos em serviços e soluções de automação que respondam às mudanças no mercado consumidor, indica projeção da Tetra Pak. Em resposta às mudanças, a companhia tem investido em aquisições e na ampliação de seu portfólio de produtos e serviços para a categoria, com soluções que abrangem diferentes tipos de queijo (duros, semiduros, frescos e muçarela).
Diante da evolução do mercado, uma das principais novidades introduzidas ao portfólio da Tetra Pak foi a oferta de serviços de automação que elevem o controle dos equipamentos em operação no cliente. O maior controle é fundamental para o desenvolvimento de formulações com alto valor agregado e para a padronização de alguns tipos de queijo (processo que garante o mesmo sabor e consistência ao produto, independentemente de lotes, variações climáticas ou outros fatores externos).
Em paralelo, a empresa também tem investido no desenvolvimento de variações ou novas opções de receita junto aos seus clientes. Em Monte Mor, no interior de São Paulo, a Tetra Pak mantém em operação uma planta piloto para a realização de testes e avaliações de formulações. A estrutura opera dentro do Centro de Inovação ao Cliente (CIC), desenvolvido para suportar clientes de ponta a ponta na criação e aprimoramento de produtos e serviços. "O consumidor tem diversificado a sua dieta e buscado produtos com alto valor agregado – por exemplo, com menor quantidade de sal e gordura ou mesmo com a ausência de lactose. Essa é uma realidade que também será refletida na indústria queijeira e que será melhor endereçada com maior controle e automação das linhas de produção", explica Rodrigo Godoi, diretor de Processamento da Tetra Pak.
Em outra frente, a empresa tem direcionado esforços em aquisições que complementem o seu portfólio de soluções em processamento. Em 2017, a Tetra Pak adquiriu, globalmente, a companhia norte-americana Johnson Industries International, especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos para produção de queijos de massa filada, como a muçarela. Atualmente, o produto é mais vendido no Brasil, com penetração em mais de 70% dos lares brasileiros.
Em movimento similar, em 2015 a Tetra Pak realizou a aquisição da fabricante polonesa OBRAM. Fundada em 1976, a marca do leste europeu se especializou no fornecimento de soluções para a produção de queijo fresco, queijo cottage e aplicações de queijos semiduros. A marca também foi a primeira a desenvolver solução inovadora que dispensa o uso de moldes para a produção de queijo fresco: o Tetra Pak Cheeseformer.
Indústria queijeira em números
Em 2016, a produção brasileira de queijo alcançou 1.133 mil toneladas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Queijos (ABIQ), sendo que em 2021 o ritmo de produção deverá subir para 1.326 mil toneladas, representando crescimento de 17% em cinco anos. Somente em 2017, a produção brasileira de queijo contabilizou 1.274 toneladas, sendo que o consumo per capita no mesmo ano registrou 5,5 quilos (evolução de quase 10% em 5 anos).
"O consumo per capita tem crescido, o que elevará o nível de produção da indústria brasileira. Junto a isto, notamos a mudança no perfil do consumidor e em seus hábitos de consumo, o que tem aberto oportunidades interessantes para os fabricantes brasileiros", revela Godoi. As oportunidades, segundo o executivo, se dão em todas as categorias, mas em especial para queijos duros e semiduros, que mais têm registrado inovações nos últimos anos. Segundo estudo encomendado pela Tetra Pak à agência de Inteligência de mercado Mintel, a categoria foi a que mais apresentou lançamentos nos últimos cinco anos: salto de 14,2% em 2013 para 27,7% em 2017.
Adicionalmente, a oferta de queijos com sabor (adição de temperos e ingredientes que acentuem o gosto do produto) e de snacks em sabor queijo (de diferentes tipos) também deverá crescer nos próximos anos. Dentre os consumidores entrevistados pela pesquisa conduzida pela Mintel, 79% e 72%, respectivamente, declararam estar abertos a experimentar as inovações.
Em complemento, nos próximos anos também deverá aumentar a oferta de porções sortidas de queijos, um formato mais atraente, principalmente, para consumidores interessados em experimentar variações pagando valores acessíveis.
As informações são da Tetra Pak.