ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtor compra insumos através da DPA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/09/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0
Dono de um sítio no município de Valentim Gentil, no noroeste de São Paulo, Valdeci das Neves é produtor de leite e possui um rebanho de 160 animais. Graças ao regime de confinamento, ele consegue produzir 3,8 mil litros por dia, o que significa 23,75 litros por vaca. Mas a alta produtividade tem um custo. Para compor a ração, Neves compra 20 toneladas de farelo de soja por mês. "É um dos insumos mais adequados", disse.

Desde meados do ano, esse farelo é vendido pela Cargill e financiado pela Dairy Partner Americas (DPA), joint venture entre a suíça Nestlé e a neozelandesa Fonterra. Fornecedor da Nestlé há sete anos, Neves faz parte do convênio "Clube de Compras" da empresa.
Funciona assim: Neves compra o farelo da Cargill, mas só paga 40 dias depois. Isso porque é a DPA quem acerta com a Cargill e desconta o valor na hora de pagar o leite ao produtor. Pelo convênio, o produtor tem mais prazo (a média de mercado é 30 dias), crédito pré-aprovado pela DPA e preços mais baixos. Segundo Neves, o desconto fica entre 3% e 5%. As empresas não confirmam o percentual.

"Queremos facilitar o acesso dos produtores ao maior número de fornecedores", afirmou o gerente de originação de leite da DPA, Marcel Barros. Até abril de 2004, a DPA pretende contar com fornecedores de farelo de soja, milho, sal mineral, medicamentos, equipamentos de limpeza para ordenhadeiras e inseminação artificial. Esse tipo de financiamento também é uma maneira de tornar os produtores mais fiéis à empresa. "Esperamos que o produtor veja isso como um diferencial", admitiu Barros. "No longo prazo, nossa cadeia de suprimentos será mais competitiva".

A Cargill é a primeira parceira da DPA. Iniciado no fim do primeiro semestre, o convênio atende a 100 dos mil produtores que fornecem leite para a fábrica da Nestlé em Araçatuba (SP). Eles compram o farelo produzido pela Cargill em Três Lagoas (MS), próxima à divisa com São Paulo. Até o final de 2004, as empresas esperam ampliar o projeto para todo o País e atender entre 60% e 70% dos seis mil fornecedores de leite da DPA. Nas contas da Cargill, isso pode significar duas mil toneladas de farelo por mês.

"Há uma vinculação geográfica entre as fábricas", explicou o assistente comercial do complexo soja da Cargill, Osvaldo Pimentel Filho. Em outubro, serão cadastrados os produtores que atendem às fábricas da DPA em Minas Gerais, situadas em Ituitaba e Ibiá. Ambas as unidades estão próximas da esmagadora da Cargill em Uberlândia. O projeto deve chegar a Goiás em 2004. Serão atendidos os produtores que fornecem para a unidade de Goiânia por meio da futura planta da Cargill em Rio Verde. A última etapa é a Bahia. A DPA tem uma fábrica em Itabuna e a Cargill, uma esmagadora em Barreiras.

Segundo o gerente comercial da Cargill no complexo soja, Ingo Kalder, "o convênio acaba com o risco de crédito da empresa, garante volume e pode significar oportunidades comerciais". A pecuária de leite tem pouca importância para o mercado de farelo de soja brasileiro e para os negócios da Cargill. A atividade representa entre 10% e 15% das 7,5 milhões de toneladas de farelo de soja que devem ser consumidas no Brasil na safra 2002/03. Segunda maior esmagadora do país, a Cargill responde por 14% das 25,8 milhões de toneladas de soja processadas na safra passada. A empresa destina 40% do farelo para o mercado interno.

Fonte: Valor On Line (por Raquel Landim), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures