ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministra da Agricultura quer antecipar anúncio do Plano Safra 2020/21

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que vai tentar antecipar o anúncio do Plano Safra 2020/21 para dar “um norte” aos agricultores frente a um cenário de possível retração dos agentes financiadores no fornecimento de crédito, por causa de incertezas e riscos da pandemia do novo coronavírus, inclusive o crescimento de pedidos de recuperação judicial no setor.

Ela demonstrou preocupação com a possibilidade de faltar recursos para a produção agropecuária brasileira mesmo com a sanção, prevista para essa semana, da MP do Agro, que busca atrair capitais estrangeiros.

“Estamos pensando em tentar antecipar o Plano Safra para dar um norte, um horizonte, para quem toma esse recurso, mas é só 40% do que precisa [de recurso] para tocar safra brasileira. É número um das minhas preocupações”, afirmou, durante transmissão ao vivo com diversas personalidades do agronegócio nacional organizada por Xico Graziano.

Segundo a ministra, as lideranças do agronegócio precisam estar atentas e enviar sugestões para "ter um encaminhamento das ações para que a falta de crédito e o temor que os bancos têm hoje, pela insegurança do momento que vivemos, possa ser superado e que possamos ter crédito para irrigar cadeia do agro como um todo".

A ministra disse que foi uma "decisão equivocada" não resolver a questão das recuperações judiciais durante a tramitação da MP do Agro. Na ocasião, uma emenda pretendia deixar de fora das RJs a produção financiada por Cédulas de Produto Rural (CPR), instrumento comum nas operações com tradings, mas foi retirada do texto.

Tereza Cristina disse que não sabe avaliar a intensidade dos efeitos dessa medida, mas que é preciso imaginar o pior cenário. “Foi uma decisão equivocada. À época, discutimos que seria um tiro no pé, houve pressão errada de setores nossos e bateram muito pensando de maneira pontual, olhando para o próprio umbigo e não pensando para frente”, afirmou.

A provocação sobre o tema partiu do ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi. Ele afirmou que enxerga “o fluxo de recursos minguando” e que bancos, tradings e fornecedores de insumos estão com receio de emprestar dinheiro aos produtores.

O ponto principal, segundo ele, é a facilitação gerada aos pedidos de recuperação judicial aos produtores. “Acho que teremos dificuldades de recursos necessários para ter uma supersafra de novo pela prática do mercado que estou vendo. Não é uma questão para daqui um ano, são 30 ou 60 dias. Não houve entendimento [sobre retirar as CPRs de RJ] e o preço está chegando. Acho que temos um problema conjuntural que pode ser sistêmico se a gente não atuar rapidamente”, disse Maggi.

Ainda sobre fontes de crédito para o setor, Tereza Cristina afirmou que o presidente Jair Bolsonaro deve sancionar nesta semana o texto da Medida Provisória 897/2019, a chamada MP do Agro. O prazo final é 7 de abril. Mesmo assim, o “momento ruim” pode comprometer a entrada de recursos estrangeiros, um dos principais pontos da proposta, para financiar a produção. “Todo o dinheiro que a gente pensava que pudesse vir lá de fora, o cenário não é o mesmo. O céu de brigadeiro que vivia lá atrás agora é cheio de nuvens e incertezas”, disse.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures