ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: receita encontrada em cofre de antiga fábrica produz queijo 'lendário'

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/10/2015

3 MIN DE LEITURA

4
0
O mineiro gosta de queijo e muita gente gosta do queijo de Minas Gerais. A novidade é que o Sul de Minas tem se destacado nacionalmente pela produção de queijos finos. Recentemente, quatro tipos venceram um concurso nacional e uma das receitas, chamado de "A Lenda", foi premiado na categoria produto inovador e de alta qualidade. Além do sabor, o mais interessante é a história da receita do queijo, encontrada em um cofre deixado pelos antigos donos da fábrica em Cruzília (MG) onde ele é produzido.

Reza a lenda (e o marketing na embalagem), que o queijo é feito a quatro mãos: a dos funcionários que estão na fábrica hoje e a dos que já se foram e dão uma "ajudinha" na produção. A receita do queijo chamado de "A Lenda" existe há pelo menos 80 anos, mas ela só foi descoberta em 2009, quando funcionários do laticínio em Cruzília encontraram um cofre no prédio comprado pela empresa. Dentro dele foram encontrados alguns documentos antigos e a surpresa: uma receita e uma lata com fermento. Ao todo, foram três anos de estudos para recuperar a fórmula.

"A gente guardou esse frasco de fermento e começou a trabalhar a ativação dele ao longo do tempo. Este é um queijo feito a partir de cepas de fermento selecionadas, com um sabor marcante, adocicado, um sabor muito especial. Ele já foi campeão na categoria destaque especial", conta o gerente de produção Leandro Furtado.



Produção

O queijo Lenda começou a ser produzido no fim do ano passado. Na receita há leite, cloreto de cálcio, fermento, coagulante e sal. Todos os ingredientes passam por análise no laboratório. A produção é parecida com a de outros tipos de queijo. O leite chega pasteurizado às máquinas, depois vai para uma câmara, onde é aquecido numa temperatura de até 34º C. Todo o processo de produção dura em média seis horas. "Por ser bem artesanal, mais demorado, ele dá um pouquinho mais de trabalho. Mas vale a pena, é um queijo bem diferente", conta o controlador de produção Tarlei Arantes de Oliveira.

Depois de receber a tinta comestível, o queijo vai para o processo de maturação. Durante 120 dias ele fica em uma sala em uma temperatura de 10º C, até alcançar o ponto ideal para consumo. Júnior Heleno do Prado é um dos funcionários que toma conta do queijo Lenda, mas ele confessa que só fica perto do produto durante o dia.
"Quando a gente vai embora, chega no outro dia o queijo está limpinho, está virado. Os mais velhos contam que o pessoal que já morreu, que já se foi, para matar a saudade, volta aqui à noite para trabalhar mais um pouquinho, porque foi um queijo produzido por eles", conta Júnior Heleno do Prado, auxiliar de produção.

Depois de pronto, o queijo Lenda fica em uma loja em Cruzília que pertence à própria fábrica, e só é possível encontrar o produto nesta loja, por enquanto. A empresa vai fazer um registro no Ministério da Agricultura para que o queijo possa ser comercializado em todo país. O preço varia de R$ 40 a R$ 50 o quilo.



História

Assombrações à parte, a história da fábrica de queijos começa em 1948, quando o comerciante José Moreira de Almeida, com apenas 19 anos de idade, saiu de sua cidade natal, Conceição de Ibitipoca (MG) e foi para São Paulo. Na capital paulista, ele adquiriu uma pequena banca de 6 m² dentro do Mercado Municipal, onde ficou por mais de três décadas.

No final dos anos 1980, Almeida achou que era o momento da empresa fabricar seus próprios queijos e resolveu se mudar para o interior de Minas Gerais, em Cruzília, onde acreditava encontrar o melhor leite para a produção de queijos finos. A produção começou com queijos prato e meia cura. Hoje a empresa produz mais de 20 tipos de queijos e distribui o produto por todo o país. O atual proprietário herdou a empresa do pai.

Reconhecimento

O sabor foi considerado novo e conseguiu o primeiro lugar na categoria "produto inovador e de alta qualidade" do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, realizado em Juiz de Fora (MG) na última semana. O concurso é promovido há 40 anos pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A disputa envolveu 54 indústrias de oito estados (MG, SP, SC, BA, PR, GO, RS E RJ).

Outras duas fábricas de queijos do Sul de Minas venceram em outras categorias do concurso: o provolone, o queijo prato e o queijo gouda de um laticínio de Luminárias (MG) e o queijo gorgonzola de um laticínio de Lavras (MG).

As informações são do G1.
 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAINE PIMENTA JR.

NOVA FRIBURGO - RIO DE JANEIRO

EM 14/08/2019

Acabo de conhecer o queijo "A Lenda" de Cruzília. Não sou nenhum especialista, apenas gosto - e muito - de queijos. Fiquei impressionado, é tão bom quanto a "lenda" que o acompanha. Parabéns a todos os envolvidos!
JOSÉ MÁRCIO DE MORAES

RIBEIRÃO CLARO - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 21/10/2015

Esse queijo não foi ganhador do premio de inovação no congresso de 2013 eu acho!
JOSÉ ITAMAR DE ALMEIDA

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÃO PÚBLICA

EM 19/10/2015

Os queijos Cruzília  toda esta qualidade de seus produtos eles tem um diferencial que é um trabalho de campo onde seus produtores são treinados para melhoraria  da qualidade do leite. Inclusive tive oportunidade de realizar treinamento do Programa Leite Legal. Os produtores que estavam fora da IN 62, fizeram treinamento teórico e prático.
PEDRO DE OLIVEIRA PINTO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/10/2015

Gostaria de saber onde encontrar esse produto para comprar. Parabéns ao Laticínios Cruzília pela criatividade e lançamento deste queijo com formato de uma engrenagem. Imagino que seja muito bom, pois os produtos Cruzília estão sempre se destacando pela qualidade e características sensoriais (sabor, cor, odor e textura/consistência).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures