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Mercado de sorvetes deve crescer 3% neste ano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/10/2006

1 MIN DE LEITURA

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Com os investimentos e lançamentos previstos para este verão, o faturamento do mercado de sorvetes deve aumentar em 3%, passando dos US$ 860 milhões em 2005 para US$ 886 milhões até o final do ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis).

Segundo reportagem de Kelly Laenia do Diário do Comércio e Indústria/SP, a Kibon continua líder absoluta neste segmento, com 57% do mercado de picolés, e 80 mil pontos-de-venda, sendo que pretende aumentar em 10% esse número. Na linha premium, a Häagen-Dazs, fabricante de sorvetes da General Mills, cresceu de 7% para 13% no último ano. A marca ganhará mais três lojas até dezembro e está investindo cerca de R$ 3 milhões nas novas lojas.

Hoje, a produção brasileira gira em torno de 505 milhões de litros, mas segundo o presidente da Abis, Eduardo Weisberg, as empresas estão empenhadas em expandir o consumo com produtos light e de soja.

A Kibon é uma das que investiram no chamado consumo responsável, e destinou R$ 37 milhões para esta temporada. Os novos potes e picolés chegam ao mercado livres de gordura trans e o Kibon Carte d'Or Zero % foi formulado sem açúcar e gordura para atender aos consumidores preocupados com a forma física. Já a Nestlé espera elevar suas vendas em 25% sobre o verão passado com o lançamento de 25 sabores, e produtos que abrangem de picolés à divisão de food service.

Para ampliar para todo o país um programa que fornece sorvetes a escolas municipais de São Paulo, a Abis está estabelecendo convênios com institutos de pesquisa a fim de tornar o sorvete um alimento funcional rico em cálcio, ferro e vitaminas que, segundo o presidente da associação, é uma tendência do mercado. As empresas que adotam boas práticas de produção também vão receber um selo da Abis.

O trabalho é parte de um projeto que está sendo desenvolvido com o Centro para Inovação e Competitividade (CIC), no intuito de ajudar os pequenos e médios fabricantes a exportar. "A participação nas vendas externas hoje estão concentradas nas mãos das gigantes do setor e giram em torno de R$ 1 milhão", conta.

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