ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado de iogurtes: é melhor ser o primeiro do que ser o melhor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/08/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
Como já disserem Jack Trout e Al Ries “É melhor ser o primeiro do que ser o melhor”. Eleita como uma das “Leis Vencedoras do Marketing”, essa foi a fórmula de sucesso adotada pelo turco Ulukaya que fundou nos EUA, em 2005, o que viria a ser a maior fábrica de iogurte grego do mundo. Em 2012, a participação do seu iogurte grego Chobani detinha mais de 55% de market share, mas acabou cedendo espaço para a concorrência a partir de 2012 após um recall da marca exigido pela agência Food and Drug Administration (FDA), o que seria equivalente a Anvisa no Brasil.

Às vezes crescer muito rápido atrapalha o crescimento contínuo. Essa história de sucesso sem dúvida, incomodou a Danone, a maior fabricante de iogurtes do mundo, mas que nessa categoria, perdia em dez pontos percentuais de market share para sua concorrente.

A Danone elegeu algumas ações de marketing que pudessem dar ao seu produto Dannon Oikos maior destaque no mercado. O ator greco-americano John Stamos foi contratado para dar ao produto uma identidade “genuinamente Grega” e comerciais foram veiculados na TV durante o maior evento esportivo americano Super Bowl. Nos pontos de venda foram promovidas degustações, expondo o produto ao seu público alvo.

Num mercado de mais de US$ 7,6 bilhões, um ponto percentual de market share representa muito dinheiro. Para reforçar ainda mais o seu apetite pelo mercado, assim como a Chobani, a Danone também lançou novos sabores oferecendo ao consumidor um portfolio maior de produtos. Como o iogurte grego pode custar até duas vezes mais que o comum, foi importante associar maior valor ao produto. Para os consumidores masculinos, sua fórmula com menos gordura, foi associada à boa forma física. Para as mulheres a consistência da composição do produto era associada à rápida sensação de saciedade. Parcerias com outras empresas foram promovidas pela Danone, vendendo sobremesas de iogurte grego nos cafés da Starbucks.

Assim como Nadal que já foi o primeiro no mundo do tênis com 74 títulos conquistados no ranking mundial masculino da ATP e hoje ocupa o sétimo lugar no ranking, novos concorrentes também chegaram no mercado dispostos a suar a camisa e ganhar parcelas desse mercado de iogurte grego. Além da Danone, a Yoplait da General Mills foi conquistando fatias de mercado da Chobani que em 2015 ficou abaixo de 45%. O sucesso não é eterno.

O texto é do Mundo do Marketing.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures