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Índia: Exportações de lácteos podem dobrar em três anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/08/2005

2 MIN DE LEITURA

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O regime da Organização Mundial do Comércio (OMC) tem aberto as portas para oportunidades sem precedentes de exportações para o setor de lácteos da Índia, com as exportações de leite e produtos derivados devendo mais que dobrar nos próximos três anos para o valor de Rs 500 crore (US$ 115,15 milhões). Isso exclui os lucros pelas exportações de caseína, outro produto lácteo usado principalmente na indústria farmacêutica, que é de cerca de Rs 250 crore (US$ 57,57 milhões).

A Gujarat Cooperative Milk Marketing Federation (GCMMF), principal cooperativa da Índia, de Rs 2900 crore (US$ 667,89 milhões), deverá se beneficiar dessas oportunidades e tem o objetivo de aumentar sua participação nos mercados externos em três vezes. A federação, que comercializa produtos com a marca Amul, está esperando exportações de mais de Rs 150 crore (US$ 34,54 milhões) até o final deste ano fiscal, comparado com as exportações de Rs 115 crore (US$ 26,48 milhões) do ano fiscal anterior.

A GCMMF tem o objetivo de aumentar o valor de suas exportações para mais de Rs 300 crore (US$ 69,09 milhões) nos próximos três anos. A cooperativa pretende aumentar sua participação nos mercados do Oriente Distante, África e países do Golfo, além de fornecer produtos aos mercados dos Estados Unidos e Europa, entre outros.

"Nossas exportações têm sido muito boas durante o ano. Nós nos tornamos a primeira federação de lácteos da Índia a obter vendas de Rs 100 crore (US$ 23,03 milhões) com exportações. No ano passado, nós terminamos com vendas de Rs 115 crore (US$ 26,48 milhões) em exportações. Neste ano, estaremos exportando produtos por mais de Rs 150 crore (US$ 34,54 milhões) e nossas exportações deverão crescer a uma taxa anual de crescimento cumulativa de 25% para mais de Rs 300 crore (US$ 69,09 milhões) nos próximos três anos", disse o gerente geral da GCMMF, R S Sodhi.

"A redução nos subsídios na União Européia (UE) nos deu excelentes oportunidades para exportações de leite em pó desnatado e de leite em pó integral (full cream milk powder spray - FCMP). Nós temos mostrado que se existir um ambiente nivelado, os produtos lácteos indianos serão bem sucedidos nos mercados globais. Nós também tivemos um crescimento de 40% nas exportações de embalagens ao consumidor e consolidado nossas exportações de leite UHT, ghee e paneer".

Com a melhoria nas relações bilaterais com os países vizinhos, a federação também exportará leite e produtos lácteos para Paquistão, Afeganistão e Bangladesh e espera que mais de 20% da demanda venha desses países.

Em 18/08/05 - 1 Rúpia Indiana = US$ 0,02303
43,42 Rúpia Indiana = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
1 "crore" equivale a 10 milhões

Fonte: FinancialExpress.com (por Piyush Pandey), adaptado por Equipe MilkPoint

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