Um time de 22 atletas colocou a França em evidência nas últimas semanas no cenário esportivo internacional. Mas a terra dos campeões da Copa do Mundo de futebol de 2018 também é craque quando o assunto é produzir queijos cuja qualidade e diferencial são reconhecidos no mundo todo há séculos. No território que se aproxima das dimensões de um estado como o de Minas Gerais, são produzidos nada menos que 300 tipos de queijos. De lá, também saem mais de 1.000 receitas que levam o queijo como ingrediente principal – um verdadeiro festival de sabor e harmonia gastronômica.
Cada pedaço da França se destaca por um ícone da gastronomia que se diferencia pela origem do leite (vaca, cabra, ovelha) e pelo método de fabricação.
Da mesma região onde nasceu o meio-campista destaque do time, Paul Pogba, além de Raphael Varane (zagueiro), Samuel Umtiti (zagueiro) e N’Golo Kanté (meia), vem um dos líderes de preferência dos franceses, o queijo brie. Ile de France é o berço desse que é considerado o “rei do mofo branco” entre os consumidores. É fabricado com leite de vaca, tem sabor delicado e se apresenta em um formato de pasta mole e crosta branca.
Com uma fina casca branca e comestível, o camembert, com sabor que se compara ao brie, é um queijo cremoso suave que fica cada vez mais marcante à medida que envelhece. Outro patrimônio francês é o comté, com seu sabor único que remete à tradição iniciada ainda na Idade Média. O queijo originário da mesma região onde nasceu o atacante Antoine Griezmann apresenta notas delicadamente frutadas, com um sabor característico e florido de textura macia. Já o Bleu d'Auvergne, produzido na região da Auvérnia – cidade do atacante Olivier Giroud – é elaborado com leite de vaca, de textura cremosa e de gosto picante.
Experiência brasileira
O grupo francês Lactalis é responsável por reproduzir a qualidade dos queijos franceses em uma linha exclusiva produzida no Brasil com a marca Président, considerada a número 1 em queijos entre os franceses. O investimento da multinacional no país permitiu a colocação no mercado dos tipos mussarela, prato, parmesão, reino e minas frescal, todos sob a bandeira Président.
De acordo com o diretor de Comunicação da Lactalis, Guilherme Portella, produtos criados localmente permitem compartilhar experiências e tornam uma marca mundial mais acessível a todos os consumidores. “Estamos desenvolvendo aqui produtos com conceito gourmet com a mesma qualidade empregada na França, país onde temos a liderança na fabricação de queijos de origem protegida”, afirma o executivo.
Os queijos da marca Président é produzida em seis de suas 14 plantas locais. “Chegamos ao Brasil trazendo o mesmo cuidado e qualidade que a tornaram a número 1 da França e que permitem hoje a sua presença em outros 140 países”, pontua Portella.
Na França, a Lactalis compra 40% da produção total de leite que é utilizado também na elaboração de linhas especiais de queijos e derivados. No entanto, por terem denominação de origem controlada, a linha especial é trazida diretamente da França para as gôndolas do varejo brasileiro.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Lactalis.