A Fonterra Co-operative Group Ltd aumentou sua previsão do preço do leite ao produtor e a orientação de lucros para o ano fiscal de 2024, após um forte início de ano.
A previsão do preço médio do leite no produtor para a temporada 2023/24 aumentou 25 centavos (15,4 centavos de dólar), para NZ$ 7,50 (US$ 4,62) por quilo de sólidos do leite [equivalente a NZ$ 0,62 (US$ 0,38) por quilo de leite], com a faixa de previsão passando de NZ$ 6,50 - NZ$ 8,00 (US$ 4,00 - US$ 4,93) por quilo de sólidos do leite [NZ$ 0,53 - NZ$ 0,66 (US$ 0,33 - US$ 41) por quilo de leite] para NZ$ 7,00 - NZ$ 8,00 (US$ 4,31 - US$ 4,93) por quilo de sólidos do leite [NZ$ 0,58 - NZ$ 0,66 (US$ 0,36 - US$ 41) por quilo de leite].
O CEO da Fonterra, Miles Hurrell, disse que a previsão revisada reflete o recente fortalecimento da demanda por produtos básicos de referência das principais regiões importadoras, incluindo a melhora na demanda da China durante o primeiro trimestre.
"Os preços do comércio global de lácteos subiram, e nossa carteira de vendas também está bem contratada para esta época do ano, o que nos dá confiança para aumentar nossa previsão do preço do leite ao produtor. Ainda estamos no início do ano, com potencial para maior volatilidade nos preços das commodities, portanto, continuaremos observando atentamente a dinâmica do mercado e forneceremos atualizações conforme necessário", disse Hurrell.
A cooperativa também relatou fortes ganhos no primeiro trimestre devido ao melhor desempenho em todos os seus três canais de vendas. "Como resultado, elevamos o ponto médio de nossa previsão de lucros para o ano em 5 centavos (3,08 centavos de dólar) por ação, com a faixa passando de 45-60 centavos (27,71-36,94 centavos de dólar) por ação para 50-65 centavos (30,79-40,02 centavos de dólar) por ação", disse Hurrell.
Desempenho dos negócios
O lucro da Fonterra após os impostos aumentou 85% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a NZ$ 392 milhões (US$ 241,36 milhões), o equivalente a 24 centavos (14,78 centavos de dólar) por ação. O EBIT aumentou 63%, chegando a NZ$ 575 milhões (US$ 354,04 milhões).
Esses ganhos são provenientes de operações contínuas e excluem o desempenho e o impacto da venda da DPA Brasil¹.
Hurrell disse que as margens mais altas nos canais de Ingredientes, Foodservice e Consumo da Fonterra impulsionaram o aumento dos lucros, com a margem bruta subindo de 15,5% no mesmo período do ano passado para 21,4%.
"Nosso desempenho nos canais Foodservice e Consumo se deve ao aumento das margens e ao fato de a Fonterra ter alocado mais leite para esses canais de maior retorno. Também observamos um desempenho forte e contínuo na New Zealand Ingredients, mas margens menores na Australia Ingredients. Olhando para o futuro, esperamos que essas margens mais altas continuem ao longo do primeiro semestre do ano, antes de se estreitarem em todos os três canais de vendas no segundo semestre, devido aos custos mais altos dos insumos e à redução da diferença entre os preços dos produtos de referência e os de não referência. Nossa previsão de aumento da orientação de ganhos de 50 a 65 centavos (30,79-40,02 centavos de dólar) por ação reflete isso e estamos no caminho certo para um forte dividendo intermediário", disse Hurrell.
Durante o primeiro trimestre do ano fiscal de 2014, a Fonterra também continuou progredindo em relação à sua estratégia. "Em agosto, retornamos 50 centavos (30,79 centavos de dólar) por ação e unidade após a conclusão da venda da Soprole. Também concluímos recentemente o desinvestimento da DPA Brasil, como parte de nosso plano de focar no leite de nossos produtores da Nova Zelândia. Nossas equipes no mercado estão trabalhando continuamente em novas maneiras de comercializar nossa experiência em inovação" , disse Hurrell.
"Isso inclui a parceria com um cliente no Japão para o lançamento de um leite em pó para adultos contendo nossa proteína e destinado à perda muscular, e a parceria com um cliente na Grande China para o desenvolvimento de um bolo contendo nossos probióticos em resposta ao crescente interesse dos consumidores pelos benefícios dos probióticos para a saúde. Como parte de nosso plano para sermos líderes em sustentabilidade, introduzimos uma meta de redução de 30% na intensidade de emissões nas fazendas até 2030 (a partir de uma linha de base de 2018) e, desde então, temos nos reunido com os produtores para discutir como a Fonterra pode alcançá-la coletivamente. Estamos satisfeitos com os resultados do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024 e vemos um impulso positivo em toda a nossa empresa à medida que trabalhamos em direção às nossas metas para 2030", disse Hurrell.
¹Incluindo operações descontinuadas, o lucro total do Grupo após os impostos no primeiro trimestre do exercício fiscal de 2024 foi de NZ$ 346 milhões (US$ 213,04 milhões).
As informações são da Fonterra, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.