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EUA: o mercado de lácteos orgânicos e a necessidade de um novo passo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/04/2018

3 MIN DE LEITURA

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Embora as vendas globais de leite dos EUA estejam em queda, a indústria orgânica conseguiu se manter um passo à frente até agora, mas está se aproximando da saturação com o leite fluido e precisa encontrar novas saídas para alcançar o “próximo nível de penetração no mercado”, disse uma executiva da Organic Valley. “Desde quando estou na Organic Valley, nos últimos 15 anos, nos concentramos em colocar meio galão de leite orgânico na prateleira e agora estamos vendo uma saturação nessa área”, disse Melissa Hughes, diretora geral da missão e consultora geral na Natural Products Expo West.

De fato, a empresa de pesquisa de mercado Mintel prevê que as vendas de lácteos dos Estados Unidos cairão 11%, para US$ 15,9 bilhões de 2015 até 2020, em parte devido aos consumidores que buscam outras bebidas, como as alternativas vegetais aos lácteos, cujas vendas crescerão de US$ 2 bilhões a US$ 3 bilhões até 2020.

Hughes sugeriu que o leite orgânico tem coberto parte do interesse do consumidor de bebida vegetal, mas eles estão experimentando alguns declínios relacionados. “Na minha cooperativa local, sempre verei alguém com meio galão de Organic Valley produzido a pasto ou leite comum no carrinho. Porém, eles também terão meio galão de bebida vegetal de arroz ou coco”, disse ela. Segundo Melissa, a indústria de lácteos orgânicos precisa passar para o próximo nível de penetração, o que pode incluir parte do mercado do leite convencional, promovendo, por exemplo, a distribuição de produtos lácteos orgânicos no foodservice.

“O consumidor encontrar facilmente um pacote de dois quilos de queijo orgânico no Costco, mas não pode comprar uma pizza com queijo orgânico com a mesma facilidade. Ou você pode ir para a Starbucks e verá que não há conversa sobre o leite orgânico naquele estabelecimento, embora a Starbucks seja a maior usuária de leite dos Estados Unidos”, disse ela, se questionando: “Como chegamos ao próxima nível?"

Melissa também sugere que a área de produtos lácteos orgânicos precisa se expandir para outros segmentos. “Onde mais podemos ir? Iogurte ou queijo? A indústria de lácteos orgânicos precisa intensificar seus esforços na educação do consumidor em torno dos benefícios para a saúde dos produtos lácteos. Nós deixamos isso para o mundo convencional e acho que é hora de dar uma repassada nisso. Tentamos educar os nossos consumidores da Organic Valley sobre orgânicos e os benefícios dos mesmos. Então, temos que ver como podemos conversar sobre os lácteos e seus benefícios com as crianças pequenas e outras classes de adultos”, completou.

Desnatado x integral

Outro desafio que a indústria de lácteos orgânicos enfrenta é a questão do leite desnatado, que ficou fora de moda com o aumento do interesse do consumidor por gordura saturada de “animais criados corretamente”, observou Tracy Miedema, vice-presidente de inovação e desenvolvimento da Presence Marketing. Hughes concordou que manteiga e creme estão crescendo a taxas surpreendentes, o que faz com que o leite desnatado seja um subproduto.

Ela explicou que isso é “exatamente o oposto do problema que tiveram há cinco anos, onde estávamos tentando descobrir o que fazer com a manteiga e a gordura. Eles eram um produto residual na indústria de lácteos. Agora, isso realmente mudou, e nós estamos vendo como podemos aproveitar este momento e sermos capazes de fornecer aos consumidores todas as gorduras que eles estão procurando e, ao mesmo tempo, encontrar algo realmente produtivo para fazer com o leite desnatado” que agora é um subproduto.

Uma solução possível é usar leite desnatado para fazer bebidas proteicas, proteína em pó ou fórmula infantil, observou ela. "É um desafio real em nossa cadeia de fornecimento", e mais soluções são necessárias. No geral, Hughes disse que, enquanto a área enfrenta alguns desafios, “vai avançar para o próximo nível de locais onde pode ver o crescimento dos lácteos orgânicos e assim ajudar os produtores a ter sucesso”.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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