ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EPAMIG coordena estruturação da Rede Mineira de Queijos Artesanais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/06/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) lidera, junto a diferentes instituições de pesquisa e de ensino do Estado, o projeto de formatação da Rede Mineira de Queijos Artesanais.
 
A proposta é racionalizar recursos e estrutura laboratorial para desenvolver soluções tecnológicas para a cadeia produtiva de queijos artesanais e deste modo atender produtores, associações, extensionistas e fiscais sanitários em demandas de agregação de valor e de garantia da segurança do alimento, e demais necessidades.
 
O modelo da rede de pesquisa é baseado na Rede de Morangos do Brasil, formalizada recentemente, com a participação de 11 instituições de pesquisa de quatro estados. “A secretária Ana Valentini vislumbrou a possibilidade de uma rede semelhante, que poderia ser estruturada pela EPAMIG que tem larga experiência em pesquisas com queijos artesanais”, afirma o pesquisador da EPAMIG Daniel Arantes, coordenador do processo de estruturação da rede.
 
O pesquisador enfatiza que nesta etapa as instituições têm apresentado as estruturas, linhas de pesquisas e ações voltadas para a cadeia de queijos artesanais e destaca que a formalização da Rede é importante para garantir recursos para a integração e a realização de pesquisas por meio de editais de fomento e parcerias.
 
Participam dessa fase, além da EPAMIG, a Embrapa Gado de Leite, as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Lavras (Ufla), Viçosa (UFV), São João del-Rei (UFSJ), Juiz de Fora (UFJF), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Uberlândia (UFU); os institutos federais, IF Sudeste Rio Pomba e IFMG Bambuí; a Unimontes e a PUC-Minas.
 
“Paralelamente, estamos em contato com a Emater-MG e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), que é o órgão responsável pela regulamentação dos queijos artesanais no Estado, para realização de prospecção de demandas e para potencializar a difusão das tecnologias já geradas. Também estão sendo estruturadas comissões para organização de eventos técnico-científicos e de planos de capacitação para pesquisadores”, adianta Daniel Arantes.
 
Os planos de trabalho serão definidos de forma participativa pelos membros da Rede e pelos integrantes da cadeia produtiva. “Os objetivos serão construídos em mediação com os produtores, associações, extensionistas da Emater-MG e fiscais do IMA. Os produtores serão os norteadores dessa estruturação. Nós estamos em processo de articulação com as associações para a proposição de uma reunião para o levantamento e priorização de demandas de pesquisa”, informa.
 
A presença em praticamente todas as tradicionais regiões produtoras vai possibilitar o desenvolvimento de planos de ações regionalizados. “A ideia é que a Rede possa atuar em todo o Estado, pois existe uma demanda crescente pelo reconhecimento e regulamentação da produção de queijos artesanais. Esse é um processo que se dará de forma regional, uma vez que enxergamos que em nível de produção, de organização dos produtores e de respostas de pesquisa, as regiões produtoras estão em diferentes estágios. Acredito que trabalhando assim, conseguiremos atender de forma mais direta as demandas mais imediatas”, conclui o pesquisador.
 
As informações são da EPAMIG, adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures