ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Emater implanta tecnologia que recupera áreas de pastagens degradadas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/03/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Com o objetivo de favorecer o produtor rural, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) implantou, entre 2008 e 2010, 21 Unidades Demonstrativas (UDs) do sistema Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (Ilpf) na região Central do Estado. Ao todo, Minas Gerais tem cerca de 700 UDs ligadas ao sistema ILPF, que visa recuperar áreas de pastagens degradadas.

O sistema Ilpf passou a fazer parte do Plano e do Programa Agricultura Baixo Carbono, lançado em 2010 pelo Governo Federal, com o propósito de ampliar a eficiência do produtor rural e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Para a safra 2012/2013, foram disponibilizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Banco do Brasil cerca de R$ 3,4 bilhões, a juros de 5,0% ao ano e prazo de pagamento de até 15 anos, para o financiamento dos produtores rurais.

A proposta da ABC é promover a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias e contribuir para a redução dos desmatamentos. Neste propósito, a implantação do sistema Ilpf vai ao encontro dos objetivos da ABC, através da integração lavoura e pecuária, pecuária e floresta ou pecuária, lavoura e floresta.

“Diferentes sistemas produtivos de grãos, agroenergia e bovinos (corte e leite), são implantados na mesma área, juntos, em rotação ou em sucessão,” explica o coordenador de Bovinocultura da Emater-MG, José Alberto de Ávila Pires.

O coordenador da Emater-MG acredita que estas técnicas são eficazes para a redução do desmatamento, através de plantios intensivos em áreas já desmatadas e também do plantio de florestas comerciais de eucaliptos, que substituem as florestas nativas no fornecimento de madeira.

“A capacitação dos extensionistas tem favorecido a difusão da nova tecnologia Ilpf, através do acompanhamento técnico aos produtores”, comenta José Alberto. A Emater-MG capacitou cerca 700 técnicos no sistema Ilpf, que atendem 804 municípios mineiros. Além disso, os produtores rurais participaram de cursos de capacitação.

Ainda segundo o coordenador, as ações da Emater-MG em Ilpf concentram-se na instalação de UDs, realização de eventos, e elaboração de projetos técnicos e assistência técnica para produtores rurais.

A matéria é do Governo de Minas Gerais
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures