ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Caso Garoto: Cade realiza audiência pública no ES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/09/2004

1 MIN DE LEITURA

0
0
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) viveu, ontem, mais um dia tumultuado em torno da compra da Garoto pela Nestlé. Os conselheiros demoraram mais de duas horas para decidir sobre a realização de uma audiência pública sobre o caso a partir das 13h30 de hoje, em Vitória, no Espírito Santo. Ao final da sessão, ficou acertado que a audiência poderá ser realizada, mas não será considerada para efeito de anulação do voto do conselheiro Thompson Andrade, contrário ao recurso da Nestlé.

O Cade vetou a compra da Garoto em 4 de fevereiro deste ano, alegando que o negócio concentraria o mercado e prejudicaria a concorrência. A Nestlé recorreu, oferecendo um pacote de produtos a concorrentes. O órgão antitruste ainda não decidiu sobre a proposta da multinacional suíça, que é mantida sob sigilo a pedido da própria Nestlé.

O único que votou foi Thompson Andrade. Ele concluiu que o pacote de produtos oferecido pela Nestlé não seria capaz de equilibrar a concorrência. No entendimento de Thompson, a compra da Garoto estabeleceria um duopólio no mercado de chocolates no Brasil. Duas empresas, segundo ele, dominariam o mercado: a Nestlé e a Kraft (dona da marca Lacta).

O conselheiro Luiz Alberto Scaloppe pediu vista do processo e defendeu a realização de uma audiência pública com sindicato de trabalhadores e representantes das empresas para discutir o recurso da Nestlé. O problema, segundo os outros conselheiros, é que a realização da audiência abriria a instrução do processo e o voto de Thompson seria anulado. Como o mandato de Thompson no Cade foi concluído em 16 de julho passado, ele não teria como participar da audiência para retificar seu entendimento.

Os conselheiros decidiram, ontem, que a audiência será realizada apenas para que Scaloppe chegue a um convencimento. Os demais conselheiros não deverão participar dos debates em Vitória. "É uma mera audiência para convencimento pessoal", afirmou o conselheiro Roberto Pfeiffer. Ele foi seguido pelos conselheiros Scaloppe e Luiz Carlos Delorme Prado.

Já os conselheiros Ricardo Cueva e Luiz Rigato Vasconcellos foram contrários à realização da audiência. Eles argumentaram que haverá o risco de o voto de Thompson ser anulado no futuro. O Cade não tem data para decidir sobre o recurso da Nestlé.

Fonte: Valor OnLine (por Juliano Basile), adaptado por Equipe MilKpoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures