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Zoetis: uma companhia que já nasce líder global em Saúde Animal

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 29/05/2013

13 MIN DE LEITURA

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O Brasil é um mercado estratégico para a companhia. Alinhada às necessidades locais dos clientes e priorizando o bem-estar animal, equipe brasileira está comprometida em incrementar atuação no segmento veterinário

Após decisão da Pfizer Inc. de transformar sua unidade de Saúde Animal em uma empresa independente, nasceu a Zoetis, a mais nova companhia líder no mercado global de Saúde Animal. Detentora de números superlativos, Zoetis tem seus alicerces construídos ao longo de 60 anos, mantendo o mesmo foco em descobrir, desenvolver, fabricar e comercializar um portfólio diversificado de vacinas, medicamentos, biofarmacêuticos, testes diagnósticos e genéticos para prevenção e tratamento de doenças em animais de produção e de companhia.

Com mais de 9 mil funcionários, a Zoetis comercializa seus produtos em mais de 120 países, operando em mercados desenvolvidos e emergentes, nos quais oferece uma ampla gama de soluções em saúde animal para veterinários, pecuaristas e donos de animais de companhia. A atuação da Zoetis se estende a quatro regiões – Estados Unidos, Europa, África e Oriente Médio (EuAfME), Canadá e América Latina (CLAR) – da qual o Brasil faz parte -, e Ásia Pacífico (APAC), sempre buscando entender suas distintas e diversas necessidades.

Zoetis Brasil está inserida num contexto estratégico global da companhia em investir e crescer em mercados emergentes, cuja participação é de quase 30% da distribuição do faturamento total da empresa e ocupa o 2.° lugar no ranking interno de vendas em toda a operação mundial da Zoetis. À frente do Brasil nesse ranking estão somente os Estados Unidos. “Sabemos que o Brasil é importante para os objetivos de negócio da companhia. Por isso, nossa atuação junto aos clientes e ao mercado de saúde animal será ainda mais valorizada como empresa independente, afirma Jorge Espanha, diretor-presidente da Zoetis Brasil.

Zoetis no Brasil: gigante pela própria natureza

Há cerca de oito anos sob o comando de Espanha, a companhia também se destaca entre as dez principais empresas do mercado de medicamentos veterinários. “Nossas conquistas são resultado do trabalho permanente de nossa equipe, da execução de um planejamento estratégico eficiente e do excelente desempenho de colaboradores comerciais e técnicos”, comemora Espanha.

O Brasil pertence ao CLAR (Canadá e América Latina) e representa 41% do faturamento desta região. A região, por sua vez, representa 19% do faturamento global da companhia. “Acreditamos na capacidade produtiva do Brasil e em novas oportunidades de crescimento. Para atender essa demanda, iremos reforçar nosso programa de visitação, continuar capacitando nossa equipe e levando informação qualificada e ferramentas de suporte aos nossos clientes, por meio de um plano consistente e sustentável de negócio”, complementa Espanha.

Espanha está à frente de um time de 750 colaboradores nas áreas técnicas, de vendas, fábricas, regulatório, serviço ao cliente e marketing, entre outras. Com duas unidades industriais, em Campinas e Guarulhos, a companhia oferece 179 produtos veterinários, compondo 300 apresentações.

Em uma área construída de 36 mil metros quadrados, a manufatura de Guarulhos tem capacidade de produzir 325 milhões de formas farmacêuticas, sendo 278 milhões de comprimidos, 19,5 milhões de frascos e 7 milhões de ampolas por ano. Atualmente, da produção é dedicada a medicamentos para saúde humana (Pfizer) e para saúde animal. Em suas instalações, a manufatura cumpre com as exigências das agências regulatórias nacionais e internacionais que conferiram a ela as certificações mais importantes e renomadas do mundo, entre elas o FDA (Food and Drug Administration) e a EMEA (agência regulatória europeia) para a exportação de produtos para mais de 70 países dos cinco continentes.

Já a unidade fabril em Campinas concentra no Brasil as operações exclusivas da Zoetis. Ali é produzida a linha de biológicos para avicultura, como Poulvac e Poulvac Ovoline, assim como vacinas Leishmune, para prevenção de leishmaniose visceral canina e Aborvac, para prevenção de brucelose bovina. Também são produzidas linhas de produtos farmacêuticos tradicionais como Ripercol, Potenay e a exclusiva linha Cydectin, totalizando entre biológicos e farmacêuticos mais de 19 milhões de frascos ao ano. No total são cerca de 400 apresentações produzidas para diversos mercados além do Brasil. A fábrica possui uma área construída de cerca de 12 mill metros quadrados em uma propriedade de 40 mil metros quadrados e atende à legislação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim como aos requerimentos regulatórios dos países para os quais exporta na América Latina, Ásia e Pacífico, África, Oriente Médio e Leste Europeu, o que torna a unidade fabril de Campinas estratégica para as operações da Zoetis.

A Zoetis possui uma força de vendas com ampla atuação geográfica e profissionais especializados que levam assessoria técnica às propriedades rurais. No período de um ano, são assessoradas cerca de 8 mil fazendas e granjas no Brasil, somando aproximadamente 38 mil visitas técnicas. Esse serviço tem caráter personalizado, e orienta o cliente sobre o uso adequado de cada produto e estabelecendo um compromisso de resultados financeiros, sanidade animal e produtividade.

A empresa organiza regularmente treinamentos sobre melhorias no manejo e aumento da produtividade para veterinários, zootecnistas, revendas, produtores, técnicos e funcionários das fazendas e granjas. Há também um trabalho constante de orientação a veterinários das clínicas de pequenos animais e lojistas do segmento pet sobre bem-estar animal, melhor aplicação e conservação dos produtos, bem como da própria gestão do negócio.

Responsabilidade Social

Outro compromisso da Zoetis Brasil é o apoio à comunidade, com atividades de responsabilidade social. A empresa investe em projetos sociais voltados à educação em saúde animal e reinserção na comunidade. São eles o Cabra Escola e o Jovem Produtor.

O Jovem Produtor é um programa de incentivo à criação de suínos e aves, com o objetivo de gerar renda para as famílias de baixo poder aquisitivo, combater a pobreza e melhorar a qualidade da alimentação da população de três municípios do Piauí: Pedro II, São João do Arraial e Matias Olímpio. O projeto foi lançado em 2006, numa parceria da Pfizer com a ONG CARE Brasil, e tem como foco a profissionalização de jovens de 16 a 25 anos e o envolvimento de seus familiares.

Uma atividade de apoio para a região do semiárido da Bahia é o Projeto Cabra Escola, criado em 2002 numa parceria entre a Zoetis, antiga unidade de Saúde Animal da Pfizer, e o Movimento de Organização Comunitária - MOC. Por meio da caprinocultura, o projeto tem por objetivo erradicar o trabalho infantil e aumentar a renda das famílias carentes, localizadas na região do semiárido da Bahia. Como consequência, a atividade combate a desnutrição e promove a inserção das crianças na escola.

Zoetis no mundo

A Zoetis é um negócio dinâmico com princípios sólidos, uma base de clientes fieis e em expansão, com uma equipe gestora de qualidade comprovada e focada no bem-estar animal. O próprio nome da companhia – derivado de zoico, que significa “relativo à vida”, reflete a dedicação da empresa em melhorar a saúde dos animais de todas as espécies e em todo o mundo, com base no entendimento fundamental de que a saúde animal e a saúde humana estão intimamente ligadas.

Em 29 unidades fabris instaladas em 11 países, são fabricadas mais de 300 apresentações de produtos para saúde animal. A empresa possui uma extensa rede de pesquisa e desenvolvimento e ocupa posições de liderança de mercado nas principais regiões geográficas, incluindo a América do Norte, a Europa, África, Oriente Médio, América Latina e Ásia/Pacífico. O faturamento de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões, representando 23% de market share global.

Por trás destes números abrangentes, há uma empresa direcionada por um mercado cada vez mais promissor - o setor pecuário contribui com 40% do valor global da produção agrícola[1] e no caso de animais de estimação, existem mais de 440 milhões de cães e gatos habitando lares ao redor do mundo.[2] Os gastos com animais de estimação no Brasil, na Rússia, Índia e China vêm crescendo mais de 15% ao ano[3].

Com mais de 3,4 mil funcionários compondo sua força de vendas, a companhia trabalha diariamente para melhor compreender os verdadeiros desafios enfrentados por seus clientes e ser capaz de propor soluções relevantes aos seus negócios e bem-estar dos animais. Para isso, a Zoetis, intensifica constantemente sua presença no campo, oferecendo serviços como a assessoria técnica personalizada aos produtores, programas de melhoria da produtividade e educação continuada.

Zoetis manterá como tônica de negócios a inovação e a busca em atender as demandas do segmento com soluções integradas, tendo em vista o aumento da eficiência, produtividade e as especificidades de cada mercado. Para isso, há uma equipe de mil especialistas em P&D, investimento constante em pesquisa – em média, US$ 360 milhões ao ano -, desenvolvimento de produtos inovadores e na qualidade de seus serviços de atendimento técnico.



Zoetis

A Zoetis é uma companhia líder em saúde animal, focada em apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Ao longo de 60 anos, construindo sua história como uma unidade de negócios de Saúde Animal da Pfizer, a Zoetis descobre, desenvolve, produz e comercializa vacinas e medicamentos veterinários voltados aos animais de produção e de companhia. Mundialmente, a Zoetis emprega mais de 9,5 mil funcionários e está presente em, aproximadamente, 70 países; incluindo 29 fábricas em 11 países. Seus produtos atendem médicos veterinários, pecuaristas, proprietários de animais de produção e animais de companhia, em 120 países.

Jorge Espanha - Diretor-presidente

Jorge Espanha é Diretor-presidente da Zoetis Brasil, antiga unidade de Saúde Animal da Pfizer, desde o final 2004. Sua carreira na empresa teve início em 1991, com os laboratórios Smith Kline & Beecham como trainee de Gerência de Produto. O que seria um projeto de 24 meses na Espanha tornou-se uma carreira de 13 anos no exterior e sete no Brasil, onde ocupou diversos cargos de liderança nas áreas de marketing, novos produtos e vendas – incluindo responsabilidade pelo negócio de aditivos em Portugal e na Espanha.

Com a aquisição da Smith Kline Beecham pela Pfizer em 1995, Jorge Espanha foi convidado a liderar grupos multidisciplinares de produtos como gerente de Marketing/ Produto Europeu dentro do Processo de Regionalização Europeia. Transferido para o headquarters (HQ) da Bélgica, foi responsável pelo lançamento de produtos para bovinos, suínos e ovinos no continente europeu, estabelecendo marcas consagradas da Pfizer Saúde Animal como Dectomax, Respisure, entre outros. No ano de 1998, transferiu-se para Estados Unidos com a mudança do HQ para Nova Iorque.

Durante os seis anos nos quais trabalhou no headquarters da Pfizer em Nova Iorque (EUA), Jorge Espanha assumiu funções de marketing global e desenvolvimento de mercados alcançando a posição de Group Director Global Marketing para novos produtos – incluindo presença e liderança em grupos multidisciplinares na preparação e desenvolvimento de mercado para produtos inovadores como Draxxin, vacinas para todas as espécies, entre outras atividades estratégicas.

O executivo teve ainda papel importante no desenvolvimento de estratégias de crescimento para determinados negócios dentro da organização. Estando na liderança do Brasil desde o final 2004, foi responsável pela integração dos negócios da Embrex (2007), pela parceria comercial com a Dow AgroSciences (2008), pela integração da Fort Dodge Saúde Animal (2009/2010), pela parceria com a Christian Hansen (2009) e pela integração da Alpharma (2011).

Sua equipe alcançou sucesso em mais de 15 lançamentos de produtos nos últimos seis anos, em paralelo com o processo de aquisição de empresas. O Brasil é referência na companhia para muitos lançamentos, sendo eleito como finalista no prêmio da Pfizer mundial de excelência comercial com o lançamento de Bopriva em 2011, bem como tendo recebido reconhecimento corporativo na introdução de TackZuron em 2012. Estratégias de lançamento e penetração de produto como a que trouxe a vacina Vivax (Improvac) ao Brasil também são consideradas modelo para outros países.

O executivo é membro ativo do Conselho de Administração do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) e faz parte da Diretoria Executiva (Gestão 2011-2013) da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio) como diretor do setor veterinário. Espanha é formado em Zootecnia (Animal Science) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pós-graduado em Nutrição Animal pela mesma instituição. O executivo fez ainda diversos cursos de negócios na área de Marketing e Management, dentre eles alguns na Universidade de Columbia (Nova Iorque, EUA) e o Impact Planning Group no mesmo país. Nascido no Rio de Janeiro (RJ) e atualmente com 49 anos, é casado, tem três filhos e tem por hobby praticar mountain bike nas horas livres ou simplesmente dedicar o tempo aos seus filhos.

Portfólio e estrutura


Zoetis oferece uma gama de soluções diferenciadas para bovinos, equinos, caprinos, suínos, aves e animais de companhia. Sua linha de produtos é composta por antibióticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, intramamários, marcadores genéticos, antiparasitários e uma linha completa de vacinas. No Brasil, são 179 produtos, compondo 300 apresentações.

Na companhia, Jorge Espanha comanda um time de 322 funcionários nas áreas técnicas, de vendas, regulatório, serviço ao cliente e marketing trabalhando continuamente com diferentes estratégias de aproximação de mercado (go to market strategies). “No modelo de gestão de clientes, temos desde B2B com grandes clientes do setor de produção de proteína animal como também modelo de distribuição pulverizado e complexo de produtos para bovinos e ovinos, além de um negócio muito parecido com o de consumo como o de animais de companhia”, ressalta o executivo.

Deste universo, a maioria dos funcionários está na rede de vendas e nas equipes técnicas, realizando visitas às fazendas, granjas e pet shops para levar tecnologia, educação continuada e informação aos pecuaristas, produtores e proprietários de animais de companhia. A companhia investe em programas de educação continuada que visam produtividade do agronegócio brasileiro, bem como sanidade e bem-estar dos animais.

Destaques e lançamentos

Desde que assumiu a posição de diretor geral da companhia no Brasil, Jorge Espanha participou de lançamentos e de conquistas importantes, como posicionar a companhia como líder do mercado de medicamentos veterinários no País desde 2007. Além disso, sob sua liderança, a empresa teve importantes lançamentos:

· Bovinos: Spectramast e Teat Seal (tratamento e prevenção para mastite de vacas em lactação e período seco, respectivamente), Treo ACE (endectocida bovino inovador em sua categoria e primeiro produto da Pfizer Saúde Animal feito especificamente para atender a demandas dos pecuaristas nacionais), Clarifide Nelore (amplo painel de marcadores de DNA desenvolvido pela companhia para o rebanho Nelore brasileiro), Clarifide para gado de leite (amplo painel de marcadores de DNA para fêmeas das raças leiteiras Holandês, Jersey e Pardo Suíço) e Bopriva (primeira e única vacina para castração imunológica de bovinos);

Espanha também esteve à frente da companhia no Brasil em momentos em que aconteceram importantes aquisições e parcerias para a Pfizer Saúde Animal:

· Aquisição da Embrex (2007): a compra da Embrex agregou à unidade de negócios de Aves da Pfizer Saúde Animal os segmentos de tecnologia e comercialização de máquinas de vacinação in-ovo. O setor avícola ocupa posição de destaque na estratégia da companhia e os investimentos em inovações para aves permitem que a Pfizer mantenha-se em constante evolução.

Parceria com a Christian Hansen (2009): em maio de 2009, a Pfizer assinou com a companhia de origem dinamarquesa um acordo de distribuição no Brasil da linha de probióticos GalliPro para o segmento avícola. Produzido pela Chr. Hansen, GalliPro é um aditivo probiótico (Bacillus subtilis) aprovado com registro permanente na Comunidade Europeia. No Brasil, a linha comercializada pela Pfizer abrange os produtos GalliPro e GalliPro Tect, além de suas versões concentradas. GalliPro aumenta o ganho de peso da ave e melhora a conversão alimentar, uma alternativa para o uso de antibióticos promotores de crescimento.

· Aquisição da Fort Dodge (2009): a incorporação da Fort Dodge – divisão veterinária da Wyeth – fez com a companhia ampliasse sua linha de produtos, contando com uma área que oferece soluções para equinos, integrada à unidade de negócios de Bovinos. Com a aquisição, foi possível ampliar ainda a linha de biológicos (vacinas) da companhia – principalmente para Aves e Animais de Companhia.

· Aquisição Alpharma (2010/2011): em uma operação estratégica global, a Pfizer Inc. anunciou, no final de 2010, a aquisição da King Pharmaceuticals. No Brasil, a operação foi aprovada sem restrições pelo Conselho de Defesa Econômico (CADE) em março de 2011. A negociação incluiu a Alpharma, divisão de saúde animal da empresa, cujo principal foco de atuação é trazer soluções em produtos e serviços para prevenção e cura de doenças do trato intestinal, doenças respiratórias e coccidianas. Com esta movimentação, a Pfizer ampliou o escopo de sua atuação no Brasil, especialmente na avicultura.

· Aquisição Synbiotics Corporation (2010/2011): com o objetivo de aumentar a oferta de soluções integradas em veterinária, a Pfizer Saúde Animal anunciou, no final 2010, sua entrada no segmento de medicina diagnóstica por meio da aquisição da Synbiotics Corporation. A operação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) no Brasil em outubro de 2011. A aquisição faz parte da estratégia mundial da Pfizer Saúde Animal para ampliar seu escopo de atuação, tornando-se um fornecedor global de soluções integradas em medicina veterinária.

As informações são da assessoria de imprensa.

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