ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fazenda Caju é referência no RN com primeira queijaria artesanal certificada da região

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 16/07/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Projeto Leite & Genética, desenvolvido pelo Sebrae/RN com execução do IBS, teve um papel importante no processo de certificação

Marinho de Souza mostra com orgulho a produção de queijos da Fazenda Caju

No final de 2017, o então comerciante Marinho de Souza decidiu resgatar as raízes da família, iniciou a criação do gado da raça Gir Leiteiro para produzir queijo artesanal na Fazenda Caju, localizada no município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Hoje, quatro anos depois, a queijeira é referência nacional, sendo a primeira do Norte e Nordeste com certificação.

Esse rápido avanço foi possível graças à visão empreendedora de Marinho que, ciente da importância da tecnologia e da inovação, se inscreveu no Leite & Genética, projeto do Sebrae no Rio Grande do Norte, executado pelo Instituto BioSistêmico (IBS), que oferece consultorias para aperfeiçoar a produção de corte e leiteira através do melhoramento genético e de boas práticas voltadas à sanidade do rebanho.

Marinho lembra que o maior desafio para legalizar a queijeira foi a certificação do rebanho. Para isso, contou com a assistência técnica do projeto Leite & Genética, que apresentou um protocolo para tornar o rebanho livre da tuberculose e da brucelose. “Anualmente, recebia a equipe do IBS para vacinar as bezerras contra a brucelose, com isso conseguimos o Certificado do Rebanho, que garantiu a certificação da queijaria”, recorda.

Além desse suporte para garantir a saúde dos animais, Marinho também recebeu a orientação do Leite & Genética para aperfeiçoamento reprodutivo do rebanho. “O projeto oferece uma rotina reprodutiva, com isso foi possível melhorar nossos índices, com mais bezerros nascidos e ganho na qualidade dos animais, que tem impacto direto na produção do leite”, pondera.

A fazenda recebeu suporte do projeto para a sanidade e aperfeiçoamento reprodutivo do rebanho

Essa parceria de êxito possibilitou que os queijos feitos na Fazenda Caju tenham o selo de “Queijo Vivo”, por serem produzidos com leite cru e conservar as bactérias láticas benéficas à saúde humana. Ao analisar os ganhos que teve ao participar do projeto, Marinho recomenda a assistência do Leite & Genética para outros produtores. “Não percam tempo, o projeto  é fundamental para o melhoramento genético, que deve ser para já, como forma de aperfeiçoar nossa produção”, considera.

Trabalho conjunto

O Leite & Genética teve início em 2011, tendo como principal objetivo promover o melhoramento genético dos rebanhos de corte e de leite do estado do Rio Grande do Norte. O Sebrae/RN é responsável pelo projeto e a execução e todo o aporte tecnológico é feito pelo IBS.

“Para viabilizar o Leite & Genética, o Sebrae/RN e o IBS estabeleceram uma metodologia de trabalho, traçando algumas metas e dando início ao trabalho. Somos parceiros nesse projeto desde o início”, relata Acácio Brito, gestor do projeto e analista técnico do Sebrae-RN.

O projeto torna acessível aos produtores, a um baixo custo, modernas biotecnologias de reprodução, como é o caso da inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e a avançada fertilização in vitro (FIV). O IBS atende as propriedades com o Rufião Móvel, para avaliação ginecológica das matrizes com ultrassom, coleta e análise de sêmen, e inseminação artificial; e com o Vaca Móvel, laboratório para avaliação da qualidade do leite nas propriedades.

Acácio destaca que o Leite & Genética tem uma grande relevância para a vida dos produtores. “Só para ter uma ideia desse impacto, 40% das matrizes de corte de todo o Rio Grande do Norte são inseminadas pelo programa. O Leite & Genética possibilitou a democratização do acesso a essa importante biotecnologia, em todas as regiões do estado”, salienta.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures