ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Modelo para o mundo

AGROEFICIENTE NZ

EM 04/04/2024

2 MIN DE LEITURA

1
6

A Nova Zelândia detém um terço do comércio global de lácteos e praticamente metade do mercado mundial de manteiga. São mais de 3,8 mil produtos à base de laticínios exportados para mais de 100 países todos os meses. Essa informação, assim dessa forma, pura e simples, já coloca a pecuária leiteira neozelandesa em uma posição de destaque no cenário mundial. Mas o quadro fica ainda mais interessante quando se entra nos detalhes. 

O primeiro ponto é que esse resultado começa a ser construído a partir da profunda conexão dos produtores com a terra e os recursos naturais, e que foi ampliada para o ambiente técnico e científico. Há muito tempo o setor lácteo da Nova Zelândia é marcado pelo estímulo à pesquisa e à inovação, com investimentos robustos em educação, genética e saúde animal, produção de sementes, equipamentos agrícolas, sistemas de rastreabilidade e tecnologia de gerenciamento de pastagens. 

Foi assim que os neozelandeses construíram sistemas de produção altamente competitivos e eficientes, baseados principalmente no manejo a pasto. Os animais pastejam durante o ano todo, com um cuidadoso planejamento de intensidade de lotação e rotação e programas de renovação dos pastos, envolvendo a escolha minuciosa das cultivares mais adequadas e a aplicação correta de adubos. 

A Nova Zelândia está na vanguarda do manejo de sistemas de produção a pasto, e por isso se tornou líder mundial em eficiência e baixo custo na conversão de pastagem em proteína e em tudo o que envolve a atividade. Fator altamente favorável desse conceito é o amplo potencial de adaptação da tecnologia de sistemas de pastagem utilizada pelos neozelandeses a outros ambientes, em diferentes localizações geográficas e condições climáticas. Diversos exemplos dessa aplicação, com resultados positivos comprovados, podem ser vistos na América Latina, em países como Brasil, Chile, Argentina e Uruguai. 

Tudo isso é possível também pelos avanços alcançados com o melhoramento genético do rebanho leiteiro da Nova Zelândia, composto por 5 milhões de vacas e com predominância das raças Holandesa e Jersey. Por apresentarem algumas características específicas, o gado de leite neozelandês ficou conhecido como “gado kiwi”. Um desses diferenciais, por exemplo, é que nenhuma propriedade tem animais de estatura muito elevada, o que reduz o consumo de comida, mas sem perdas de produtividade. 

A soma desses e de outros fatores impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida do produtor. O desenvolvimento tecnológico contribui para que exista uma gestão mais inteligente da rotina de trabalho e do negócio em si. Os sistemas tecnológicos permitiram, por exemplo, que uma ordenha de 400 vacas por hora pudesse ser tocada por apenas uma pessoa. É bem verdade que a rotina da fazenda não espera, mas com um modelo de gerenciamento moderno e eficiente o pecuarista consegue atender as demandas da propriedade e do rebanho sem deixar de lado a sua rotina além do campo. 

Neste canal vamos apresentar empresas e tecnologias neozelandesas, além de estudos de caso de agricultores do Brasil e da América Latina, que adotaram o sistema de pastejo neozelandês de forma parcial ou completa e os resultados, desafios e sucessos alcançados. 

Também destacaremos as soluções de classe mundial das empresas neozelandesas que estão ajudando a agricultores em todo mundo serem mais eficientes, como: 

PECUÁRIA: Abaccus Bio, DatamarsGallagher Animal Management, QCONZ, Shoof

GENÉTICA: LIC  e CRV  

SEMENTES: PGG

TECNOLOGIAS: Nui Markets, Oritain, MilkTech

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MATEUS HENRIQUE SILVA LOBO

PRODUÇÃO DE LEITE

HÁ 4 HORAS E 2 MINUTOS

Muito importante essa inciativa, ainda é muito pouco conhecido o sistema de produção Neozelandesa, em um país (Brasil) que cada vez mais copia modelo Americano.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures