ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Programas de leite escolar direcionam crescimento da indústria de lácteos em países em desenvolvimento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/09/2012

2 MIN DE LEITURA

2
0
A introdução de programas de leite escolar em nações em desenvolvimento está direcionando o crescimento da indústria de lácteos, processamento e embalagem, disse a gigante do setor de embalagens, Tetra Pak.

De acordo com a companhia suíça, os programas de leite escolar encorajam investimentos e expansão nas capacidades de produção leiteira e direcionam o crescimento econômico em comunidades subdesenvolvidas garantindo a demanda por leite.

Através de seu Escritório Alimento para Desenvolvimento (Food for Development Office - FfDO), a Tetra Pak trabalha de perto com os governantes, as agências de desenvolvimento, as Organizações Não Governamentais (ONGs), os processadores locais de lácteos e os produtores para dar suporte aos programas de leite escolar e desenvolvimento da indústria.

Até agora, a empresa trabalhou com autoridades em uma série de mercados emergentes, como China, Quênia, Turquia e Índia. A introdução desses programas levaram ao aumento da participação nessas escolas beneficiadas.

A porta-voz da Tetra Pak, Linda Bernier, disse que os Governos nessas nações em desenvolvimento estão começando a ver benefícios da introdução de programas de leite escolar - nutricional, educacional e economicamente. "Mais governos com quem falamos estão reconhecendo os benefícios desses programas de leite escolar. Estamos descobrindo agora que o patrocínio para esses programas de leite escolar está vindo do Ministério da Agricultura desses países, bem como do Ministério da Educação. Ambos estão vendo os benefícios reais desses programas".

Um programa de leite escolar patrocinado pelo Governo da China - realizado com a ajuda da Tetra Pak - ajudou a impulsionar a capacidade doméstica de lácteos no país. Através das eficiências obtidas, a produção de produtos lácteos fluidos aumentou em quase 50% entre 2005 e 2009, para mais de 16 bilhões de toneladas.

A Tetra Pak também ajudou na criação de vários programas de leite escolar em 2012, incluindo o esquema nacional na Turquia, alcançando mais de 7 milhões de crianças.
Programas de leite escolar também foram lançados na Índia, na Ucrânia e no Uzbequistão. "Esses programas de leite escolar têm um efeito na demanda por produtos lácteos, porque esse é um hábito saudável que frequentemente continua".

A demanda por leite e outros produtos lácteos fluidos deverá aumentar globalmente, em cerca de 30%, entre 2010 e 2020.

De acordo com a empresa, 6,7 bilhões de embalagens de leite e bebidas nutricionais são distribuídas para 51 milhões de crianças nas escolas e mais de 50 países como resultado do trabalho feito pela FfDO.

"Estamos fazendo isso há cerca de 50 anos. Estamos obtendo o envolvimento de ONGs e falando às comunidades locais. Então, em termos de desenvolvimento da indústria de lácteos, estamos trabalhando para unir os agricultores, produtores e processadores", disse Bernier.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzido e adaptado pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLAUDIO NAPOLIS COSTA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 28/09/2012

O governo federal, por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social (MDS), tem ações articuladas para dar apoio ao Plano Nacional de Segurança Alimentar muito bem conduzido pelos CONSEAs, que envolvem o PPA e a Merenda Escolar (Ministério da Educação).

Traduzindo na prática, ou operacionalmente falando, por experiência própria: Quando então Secretário de Agropecuária e Abastecimento de Juiz de Fora, conseguimos aprovação de R$1.3 milhão do MDS e a estratégia era comprar leite local da produção familiar, processar e aumentar o leite diário na merenda escolar. Plenamente viável, favorecendo a todos os segmentos da cadeia. Com a minha saída da SAA/PJF o projeto sofreu solução de continuidade.

Também pude observar que muitas prefeituras desconhecem os Programas e outras não têm condições ou competência estruturada para dele participar e promover o desenvolvimento e abastecimento local!
JOSÉ DE RIBAMAR DA SILVA PIMENTEL

REDENÇÃO - PARÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/09/2012

O Governo Brasileiro, deveria estudar com mais seriedade o  Programa  de Leite para a merenda escolar, onde não só as crianças serão beneficiadas mas também, quem produz este alimento que é o produtor rural.


A fonte de recursos oriundas do Ministério da Agricultura, com certeza traria grandes benefícios para a Agricultura Familiar, mas tem que ser fiscalizado a sua correta aplicação, afim de que chegue esse pagamento até o produtor rural.  


Atenciosamente,


Ribamar

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures