ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MS: metodologia aprimora sistema de levantamento de custo de produção leiteira

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2012

1 MIN DE LEITURA

0
0
Os principais itens que compõem o custo de produção da cadeia do leite de Mato Grosso do Sul foram pauta nessa quinta (13) da reunião da Câmara Técnica do Conselho Paritário Produtores/Indústrias do Leite (Conseleite) do Estado, na sede da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). O encontro teve como objetivo aprimorar o sistema utilizado por produtores e indústrias para o levantamento de custos da atividade leiteira.

"O que buscamos é oferecer uma ferramenta que possa auxiliar o Conseleite na construção de valores de referência do leite de forma ainda mais fiel a realidade", explica a professora de Economia Rural da Universidade Federal do Paraná, Vânia Guimarães. Além dos insumos que compõe os custos, como ração, energia elétrica, Imposto Territorial Rural (ITR), mão de obra, o sistema adota dados relativos à produção pecuária. "São itens que vão desde o número de vacas lactantes na propriedade, o período de lactação, a produtividade média nessa época, até o intervalo médio entre os partos. Dessa forma, temos uma situação global que dá um valor real do setor", complementa.

A metodologia de levantamento e avaliação de custo foi desenvolvida em 2002, no Paraná, e foi adotado por estados como Santa Catarina, em 2007, e em Mato Grosso do Sul vem sendo utilizada desde 2011. "Com isso, o produtor, além de analisar a sua atividade, ainda pode comparar seus custos com os de outros Estados e analisar o mercado e as tendências a cada nova revisão que é possibilitada pelo levantamento", finaliza Vânia.

A reunião contou com a presença de técnicos da iniciativa privada e pública convidados pela Famasul e pelo Sindicato das Indústrias do setor Lácteo de MS (Silems). Nessa sexta (14), o Conseleite irá levar a discussão sobre custo de produção do setor durante a Hora do Leite, que acontece na sede do Sindicato Rural de Campo Grande e que marca a entrega de um abaixo-assinado com as principais reivindicações do de produtores e indústrias do Estado. O evento acontece a partir das 9 horas.

As informações são da Famasul, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures