ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Importações em equivalente leite aumentaram 48% em novembro

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/12/2012

1 MIN DE LEITURA

3
0
A balança comercial de lácteos em novembro apresentou um déficit de 17,4 mil toneladas, aumento de 91,2% em relação ao déficit de outubro, que havia sido de 9,1 mil toneladas. Considerando-se os dados em valor, o déficit foi de US$62 milhões, 68% maior que em outubro. O leite em pó integral, teve seu volume importado aumentado em 62% na comparação mensal.

Tabela 1 - Balança Comercial de Lácteos - Novembro de 2012
Clique na imagem para ampliá-la.
Fonte: MDIC - Elaboração: MilkPoint

A análise do volume em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto) aponta que foram importados 154,06 milhões de litros de leite, aumento de 47,5% frente a outubro e de 63,5% na comparação com novembro de 2011, como pode ser visto no gráfico abaixo:

Até a presente data, foram internalizados 1.099 milhões de litros de leite, valor correspondente a, aproximadamente, 95,2% do total importado em 2011. Já o volume exportado até outubro foi de 103,23 milhões de litros, 84,6% do total de 2011.


Fonte: Milkpoint, a partir de dados do MDIC

As importações de leite em pó tiveram aumento de 51% na comparação com outubro. O volume importado foi de 14,4 mil toneladas, em outubro, havia sido de 9,5 mil toneladas. O principal fornecedor de leite em pó para o Brasil continuou sendo o Uruguai, responsável por 70% do total importado do produto, um aumento significativo em sua participação, que em outubro havia sido de 58%. As importações de leite em pó uruguaio cresceram de forma intensa, houve aumento de 81% na comparação com outubro. Os outros 30% foram originados da Argentina (29%) e do Chile (1%), país que acabou perdendo importância no comércio de lácteos com o Brasil ao longo do ano. Quanto às exportações, houve queda de 33%, tanto em volume quanto em valor. Na comparação anual, o crescimento é de 8% em volume, no entanto, em valor, as exportações caíram 5,5%.

Equipe MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MILSON APARECIDO POLIZEL

BURITAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/12/2012

Sinceramente, acho que não devemos tampar sol com peneira, aqui quando fala em assunto sério a maioria muda de assunto. A verdade é que nossos governantes não preocupam com a situação atual, esse volume de importação é uma vergonha, e depois usam aquele velho discurso decorado, é preciso aumentar a eficiência, qualidade, etc.


Não é só desabafo, é uma fala de quem sofre as dificuldades no dia a dia,


Sou produtor de leite e médico veterinário à 32 anos.
RAFAEL GONÇALVES VELOSO

UBERABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/12/2012

Sinceramente não sei aonde vamos parar! Por outro lado isto nos faz firmar cada vez mais nosso foco em ganho de escala! Não podemos perder ela de vista! Sempre sempre sempre! Eficiência e escala produtiva!
EDUARDO DE PAULA NASCIMENTO

FRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/12/2012

Embora com poucos comentários, essa notícia muito preocupa.


A safra brasileira, em virtude do atraso das chuvas, será mais curta este ano. Porém, a maioria das bacias leiteiras já atingiu aumento de 20% de produção nos últimos 2 meses (outubro e novembro) e deve chegar a 22/25% até o pico da safra, volume que já provoca certo desconforto no mercado spot, que já atesta baixas significativas de preços desde a segunda quinzena de outubro.


Aliemos, agora, a pressão natural de nossa safra a este anúncio de importação elevada no mês de novembro...


Chego à triste e preocupante conclusão que empresas captadoras que não estabeleceram parcerias fortes durante o ano, podem encontrar dificuldade de colocação, chegando ao extremo da possibilidade descarte de matéria prima, principalmente durante os próximos feriados prolongados. (Se chegarmos a este extremo, confesso que queria ver esse leite sendo aspergido defronte ao MARA, em protesto, como o fizeram, recentemente, os produtores europeus em Bruxelas).

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures