ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Comunidade MilkPoint: Quem é Marco Factori?

POR STEPHANIE ALVES GONSALES

ESPAÇO ABERTO

EM 28/03/2024

4 MIN DE LEITURA

0
3

O espaço de “Comunidade MilkPoint” é destinado a conhecer melhor a rede de pessoas ligadas ao MilkPoint, seja colunista, atuante do setor leiteiro ou usuário do site.

Se você quiser compartilhar sua trajetória no leite, já fica o convite para contar um pouco da sua história e aparecer por aqui!

Sem mais delongas, é com muita satisfação que contaremos um pouco do trajeto de Marco Factori, nosso colunista e parceiro do MilkPoint desde 2009.

Quem é Marco Factori? 

Marco factoriPossui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), é Mestre (2008), Doutor (2011) e Pós-Doutor (2014) em Zootecnia pela mesma Faculdade.  Atualmente é Professor Universitário na UNOESTE/Presidente Prudente/SP, dentre outras disciplinas, bovinocultura de leite. É colunista no radar técnico de pastagens na MilkPoint, além de instrutor na Educapoint. É Assessor Técnico de associações e empresas de Nutrição animal, além de prestar assessoria em propriedades rurais.  

Tem experiência na área de manejo e conservação de forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e adubação de pastagem, pecuária de leite e corte, nutrição animal, nutrição de ruminantes, formulação de dietas para animais, regulagem de máquinas agrícolas e processamento de volumosos destacando-se a silagem de milho. 

Marco factori dando aulaFoi professor na UNESP – Botucatu - SP e FATEC de Presidente Prudente - SP. Ministrou diversas palestras e cursos sobre manejo, produção e nutrição animal, destacando formulação de dietas, planejamento agropecuário, projetos e bem-estar animal, trabalhando também com a técnica de Isótopos Estáveis na Rastreabilidade Animal. 

Atualmente é proprietário da Treinamento e Assessoria Zootécnica que tem como meta a promoção de solução sobre questionamentos e problemas no sistema de produção animal com ênfase em Forragicultura e Pastagens, Produção e Nutrição de Ruminantes, bem como no desenvolvimento de Sistemas de Produção Agropecuários.

 

 

MilkPoint: Como começou sua história com a pecuária leiteira? Quem está com você nessa jornada?

Marco Factori: Tudo começou por causa de meus avós que produziam leite de forma simples. Depois meu pai que é pequeno produtor rural, me lapidou os gostos por plantas e animais, até eu ingressar na Zootecnia na UNESP de Botucatu, onde me formei, tornei-me mestre doutor e pós doutor em Zootecnia.

MilkPoint: Como enxerga a atividade leiteira no país hoje?

Marco Factori: Dificultada pelos preços dos insumos e governo que não oferece ajuda. No entanto, é, ainda, uma das atividades mais rentáveis dentro da pecuária. Mas necessita ser bem administrada e conduzida para reverter lucros.

MilkPoint: O que mais te motiva/atrai a estar na pecuária leiteira?

Marco Factori: Com certeza a paixão pelos animais. Vacas de leite são dóceis e nos transmitem tudo de paz, a meu ver.  No entanto o lucro da atividade também é muito atrativo. Outro fator é um campo magnifico para quem, igualmente a mim, gosta de nutrição de animais. O rúmen de um animal leiteiro é fantástico. Uma brilhante sala de aula.

MilkPoint: Quais os principais gaps no setor hoje e como podem ser resolvidos?

Marco Factori e bezerraMarco Factori: Nutrição e manejo são com certeza os mais profundos. São frágeis e falhos pois profissionais e produtores não se combinam a um denominador comum. Os profissionais procuram alternativas quase que impossíveis, perante a uma situação simples de resolver. Produtores acham que não tem saídas e só acreditam nestas saídas mirabolantes. Enfim, a coisa é fácil de resolver, pode ter certeza. Dedicação e olhar para a vaca para ver o que ela precisa é o melhor a fazer. Depois, utilize as técnicas e resolva.

MilkPoint: Quais são os pontos mais fortes do setor atualmente?

Marco Factori: O potencial produtivo em uma país tropical como o nosso com muito pasto e grãos.

MilkPoint: Como você acredita que o setor estará no curto (5 anos) prazo?

Marco Factori: Melhor. Tudo que acontece de ruim é para melhorar, pode ter certeza. Se estamos em uma crise com certeza é para nos tornarmos fortes e melhores no futuro.

MilkPoint: Para o médio (10 anos) e longo (30 anos) prazo você enxerga uma mudança muito grande? Quais são suas perspectivas?

Marco Factori: Tudo mudará ao eu ver em 3 anos. Embora o ciclo produtivo de gado de leite precise de pelo menos 3 anos, tudo irá se resolver em menos de 5 anos, com certeza. Já temos a vontade de produzir e a técnica. Precisamos somente uma leve melhora nos preços de insumos e do leite. Técnica e vontade já temos de sobra. Como eu falei, basta apenas nos entendermos.

MilkPoint: Quais foram ou são seus desafios pessoais mais intensos ao trabalhar com pecuária leiteira?

Marco Factori: Por incrível que pareça uma mentalidade do produtor rural em que acha duas coisas muito importantes. Primeiro: se ele precisa extrair um dente ele busca o dentista. Dores no corpo, um médico. Problemas judiciais o advogado. Problemas com seus animais, pergunta para um vizinho. Ele precisa procurar um profissional. Segundo ponto: Aplicar novas técnicas que darão resultados é muito difícil as vezes pelo fator cultural. Mas precisamos nos atualizar com certeza.

Marco factori tirando leite

MilkPoint: Qual sua dica de sucesso ou frase preferida?

Marco Factori: Lá fora o sol desfalece, amanhã vai renascer. Se teu destino escure, confie no amanhecer.... letra de uma música.

O produtor rural é o homem que mais tem fé. Levanta todo dia acreditando. Devemos continuar assim.

MilkPoint: Quais os serviços do MilkPoint você utiliza mais, e como o site lhe auxilia no dia-a-dia?

Marco Factori: Textos informativos e radares técnicos.

MilkPoint: Qual mensagem você gostaria de deixar para outros produtores?

Marco Factori: Confie no amanhã. Se tem dúvidas procure a informação. Se atualize. Siga em frente sempre.



Fotos e informações cedidas por Marco Factori à equipe MilkPoint.

STEPHANIE ALVES GONSALES

Zootecnista formada pela Universidade Estadual de Maringá e pós-graduada em Gestão do Agronegócio. Integrante da Equipe de Conteúdo do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures