ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Marketing rural

POR XICO GRAZIANO

ESPAÇO ABERTO

EM 21/02/2013

2 MIN DE LEITURA

11
0
Duas fantásticas homenagens foram recentemente prestadas aos agricultores. A primeira foi em New Orleans, nos Estados Unidos, durante o intervalo do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano. A segunda desfilou na passarela do carnaval carioca. Ambas atingiram, em todo o mundo, milhões de pessoas.

O longo comercial veiculado nos EUA aproveitou a maior audiência da televisão para reproduzir imagens retratando a vida no campo, sob a narração, esplêndida, de um texto elaborado em 1978 pelo radialista Paul Harvey. O vídeo é emocionante. Oferecida ao agricultor existente "dentro de cada um de nós", quase uma oração, intitulada "E Deus fez o agricultor", prendeu a atenção dos ouvintes. (confira aqui o vídeo).

Os EUA jamais deixaram de prestigiar seus agricultores, os colonizadores. Ruralismo, por lá, soa positivo, mesmo que bucólico em certas situações. Sempre se cultivou nos EUA o hábito de venerar a origem da nação, os empreendedores de outrora. Não difere muito do que ocorre na Europa, onde os produtores rurais são protegidos, fartamente subsidiados, para que mantenham bela a paisagem, protejam o modo de vida, defendam a cultura originária e estimulem o turismo campestre. Nos países desenvolvidos a moderna sociedade curte o berço do passado.

Carnaval do Rio de Janeiro. Na madrugada da folia, em plena Marquês de Sapucaí, a escola de Vila Isabel desfila sob o inusitado enredo A Vila canta o Brasil celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um. O público se levanta, aplaude, dança, se entusiasma. Incrível. A agricultura brasileira, homenageada, indiretamente se sagrou campeã do carnaval carioca.

O lindo samba, de autoria de Arlindo Cruz, Martinho da Vila, André Diniz, Tunico da Vila e Leonel, ganhou os corações citadinos enaltecendo a lide rural (confira aqui mais a respeito).

Aqui, no Brasil, ao contrário dos EUA, os agricultores costumam ser tratados com certo desdém pela sociedade urbana, que enxerga os homens do campo, depreciativamente, como "caipiras". Vem de longe tal desprestígio, cujas razões nunca foram devidamente explicadas. Certamente o rápido e maciço êxodo rural contribuiu para gerar essa imagem negativa. O moderno erguia-se na cidade e agricultura virou sinônimo de atraso.

O ambientalismo recente tem dado lenha para essa visão distorcida sobre o campo. Começa pelo desmatamento. Antes, desmatar era sinônimo de progresso e todas as nações ricas ocuparam a totalidade das suas áreas agriculturáveis. Agora, porém, a preocupação com a biodiversidade rema contra a expansão agrícola. O Brasil, que ainda dispõe de muita terra boa para explorar, ficou na contramão do relógio da História. Derrubou, leva bordoada.

Futebol americano, carnaval, agricultura, a criação divina. Misturados com boas doses emoção e alegria, esses díspares elementos resultaram em espetaculares lances de marketing rural, valorizando os agricultores, seu labor, sua cultura. Oxalá a comunicação entre os mundos urbano e rural flua mais fácil a partir de agora.

Caipira, sim, com muito orgulho. E respeitado.

As informações são de O Estado de São Paulo, adaptadas pelo MilkPoint.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADALBERTO SANCHES RODRIGUES

SANTO ANTÔNIO DO CAIUÁ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2013

Parabens Xico por abordar esse assunto. Infelizmente , só sensibiliza os atuantes no meio rural. O Ministério da Agricultura teria a obrigação de implantar um marketing, como fazem os paises desenvolvidos, mostrando a tôda sociedade nossos valores e como somos importantes para a sobrevivencia humana. Ao contrário de heróis nesses paises, aquí, somos bandidos devastadores do meio ambiente. Como exemplo, cito um amigo meu, que é " juiz  de direito", ele ficou deslumbrado ao ver um pé de abacaxi!. Ele pensava que o abacaxi era uma raiz igual a mandioca!
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2013

Precisamos, através de políticos com boas intenções e consciência  do valor do homem rural  , visando não só a saúde de todos nós através dos alimentos, mas o mais importante, que é a saúde da natureza, principalmente a água , o maior bem da vida. O produtor rural brasileiro em sua grande maioria, está descapitalizado e sem apoio do governo , estadual, municipal, e federal . Aproveitando ao belo artigo acima , faço um apelo ás autoridades para que ajude ao produtor  rural ,aos pequenos principalmente , antes que  seja tarde.
ROSANGELA ZOCCAL

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 25/02/2013

Bom dia

Oportuno e muito bom o artigo

Sempre fico me perguntando qual a melhor forma de começar a reverter essa situação.

Quanto dessa depreciação interfere no grande problema que temos hoje da falta de mão de obra em vários setores, mas principalmente na produção de leite.

Será que a educação formal, que temos hoje para as crianças, vai conseguir amenizar?

Acredito que o marketing rural deve ser considerado. A Vila não tem ideia da dimensão do bem que prestou ao "celeiro do mundo"   
RAONI BENI CRISTOVAM

DRACENA - SÃO PAULO - ZOOTECNISTA

EM 25/02/2013

Bom dia Xico! Parabéns pelo seu artigo.



Gostaria só de dizer algumas palavras, talvez um pouco duras pra um artigo tão bonito como o seu, porém visa explicar um pouco, pelo menos na minha concepção, a má visão e desprestígio do homem do campo brasileiro.



Imagina só, se hoje a infra-estrutura na área rural já é péssima, imagine naquela época em que havia o êxodo rural, onde todas as atenções estavam voltada para o crescimento urbano.

Sou filho de pais que tiveram sua criação em boa parte de suas vidas no meio rural, e aliando-se as suas histórias com dias atuais nas fazendas que presto assistência, consigo imaginar o porquê do desprestígio rural tão bem citado por você.



Sem contarmos também as péssimas condições trabalhistas que ainda existe hoje, também imagine a tempos atrás, onde os trabalhadores rurais eram e são amplamente explorados e com mínimas condições de trabalho, além da já falada infra-estrutura pouquíssimo apoio do governo para a produção.



Acredito esses serem os principais fatores para esse desprezo, fora outros menores que não foram citados.



Mais uma vez, parabéns pelo seu artigo, foram muito belas suas palavras e muito bem lembrado.



Saudações.



Raoni.
MARCELO GODINHO MIAZATO

ITAJUÍPE - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2013

Educação/cultura/lazer, trabalho e renda são as bases para a auto-estima saudável. Infelizmente por ora a maioria da população rural só dispõe da 2ª opção. Parabéns Xico, vanguarda do ruralismo do século XXI...!
GILSON GONÇALVES COSTA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/02/2013

Parabéns Xico,

Bem lembrado que o agropecuarísta imortalizado por Monteiro Lobato na figura do Jeca Tatu ja acabou. A tecnologia e os meios de comunicação chegam ao campo quase tão rápido quanto na cidade.

É bom lembrar também aos 85% de cidadãos urbanos que nós 15% estamos no campo garantindo a sua alimentação.

Mais uma vez parabéns pelos seus comentários sempre muito apropriados.

Gilson G Costa
CORBULON SOARES DE MACEDO

EUNÁPOLIS - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/02/2013

Parabéns por mais um artigo valorizando o produtor rural.

mas o que devemos fazer para melhorar a imagem e mostrar a importância daqueles que mantém o Brasil em pé?

Como diz o ditado "... saco vazio não para em pé.."
CASSIMIRO JOSÉ DANTAS

PEDRO AVELINO - RIO GRANDE DO NORTE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/02/2013

Muito boa a cronica, parabéns!
GEOVANE TEIXEIRA XAVIER

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/02/2013

Prezado Chico,



Que mais pessoas tomem conhecimento dessa grande verdade.



Parabéns por estar enaltecendo o homem do campo.



Sucesso!



GEOVANE TEIXEIRA XAVIER
LUIZ LINARDI

TREZE TÍLIAS - SANTA CATARINA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/02/2013

Parabéns pelo artigo...
DARTAGNAN DAVILA RAMOS

SÃO PAULO - SÃO PAULO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 21/02/2013

Mais  um artigo espetacular! parabéns Xico!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures