ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A revolução do comércio eletrônico

POR MARCOS SAWAYA JANK

ESPAÇO ABERTO

EM 13/07/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Apesar de os brasileiros estarem entre os cinco maiores usuários de internet do mundo, o comércio eletrônico ainda é relativamente pequeno no país. As pessoas utilizam cada vez mais a internet, mas ainda compram pouco.

O mundo digital é a nova fronteira do comércio no mundo. Todos os canais de comercialização de produtos e serviços estão sendo impactados por essa revolução, cujo epicentro de expansão é a China.

Basta dizer que o valor de vendas on-line da China (US$ 620 bilhões) já supera a soma dos valores dos Estados Unidos (US$ 380 bilhões) e da Europa (US$ 228 bilhões). Quatro das dez maiores empresas de internet do mundo são chinesas: Alibaba, Tencent, Baidu e JD.com, que estão em uma disputa cerrada com as gigantes americanas (Google, Facebook, Amazon e Ebay).

Se mantiverem o crescimento dos últimos cinco anos, as empresas chinesas em breve vão se tornar as maiores do mundo, seja pelo potencial em termos de pessoas atingidas, seja pela oportunidade dos novos segmentos que estão surgindo.

O fenômeno chinês aconteceu graças ao fabuloso mercado: hoje são 525 milhões de usuários de internet via celular, principal veículo da compra on-line. Ele também decorre das especificidades culturais e linguísticas do País, além da reserva de mercado criada pela política pública, que privilegiou as empresas nacionais.

Mas o principal fator foram as ferramentas inteligentes e de fácil acesso que as empresas chinesas desenvolveram no comércio digital. A China digital é extremamente avançada e os consumidores têm sede de inovações e de novas experiências.

O setor da alimentação é um ótimo exemplo. Na China, mais de 50% dos compradores eletrônicos adquiriram alimentos on-line nos últimos três meses, contra menos de 10% nos EUA. A preferência dos chineses pela compra on-line de alimentos se explica pelas dificuldades de locomoção nas grandes cidades e pela desconfiança em relação à qualidade dos produtos oferecidos nos veículos tradicionais.

Os consumidores usam suas redes sociais para buscar ofertas on-line, comprar, ranquear produtos e serviços e, acima de tudo, dividir as suas ações e percepções com os amigos.

Comprar on-line virou uma forma de fazer novos amigos e ganhar status. Trata-se de uma compra hiper-socializada, muito mais abrangente que a tradicional visita ao shopping no final de semana. Gostemos ou não, é assim que o mundo está evoluindo, pelo menos na região que concentra a maior parte da população.

A grande disputa dos próximos anos não vai se dar entre as grandes do mundo físico, mas sim pelo domínio do mundo digital. E essa transformação vai atingir em cheio a área de propaganda e marketing. A China hoje compra cada vez mais pela internet e redes sociais, e não mais através de visitas a lojas, anúncios de televisão, mídia impressa ou telefone. A recomendação dos amigos já é o principal fator de decisão na compra on-line, que é amplamente difundida nas redes sociais. Em vez da artista da novela, quem vai aconselhar sobre o que e onde comprar são os nossos amigos, sejam eles reais ou virtuais.

O texto foi publicado no Jornal “Folha de São Paulo”, Caderno Mercado, edição do dia 11/07/2015. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures