Giro de Notícias

04/10/2013

MG: Consumo alto faz preço do leite disparar

O litro do leite longa vida está 21,85% mais caro para o consumidor de Belo Horizonte neste ano. A bebida, que era vendida por R$ 2,06, em média, em janeiro, passou a custar R$ 2,51 em setembro, de acordo com a pesquisa da cesta básica da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional, vinculada à Smab (Secretaria Municipal de Abastecimento). O motivo do aumento foi o repasse da valorização do leite na fazenda, impulsionada pela demanda aquecida.

04/10/2013

LBR: demissões são por falta de compensação de créditos do governo

O diretor presidente estatutário da empresa Lácteos Brasil (LBR), Nelson Bastos, declarou em audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural que a empresa não fechou as operações das fábricas de Itapejara e Fazenda Vilanova, no Rio Grande do Sul, e que não há intenção de desativá-las. Em outras unidades como a de Muriaé, em Minas Gerais, porém, foi reduzida a capacidade de produção, mas não de trabalho.

DF: Secretaria da Agricultura discute em Brasília o "Mais Pecuária"
04/10/2013

DF: Secretaria da Agricultura discute em Brasília o "Mais Pecuária"

Na manhã desta quinta-feira (3) o coordenador geral das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Milton Bernardes, esteve reunido, em Brasília, com a Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante a reunião foi discutido o Plano Mais Pecuária que tem como objetivo estratégico aumentar de forma sustentável a produtividade e competitividade da pecuária bovina de leite e de corte.

Teste mais preciso de qualidade da proteína mostra superioridade dos lácteos com relação às proteínas vegetais
03/10/2013

Teste mais preciso de qualidade da proteína mostra superioridade dos lácteos com relação às proteínas vegetais

A indústria de lácteos vem há muito tempo alegando que as proteínas do leite são superiores às alternativas vegetais, como a soja. Agora, com a recente recomendação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) de que a indústria alimentícia use o Escore de Aminoácidos Indispensáveis Digestíveis (DIAAS) ao invés do Escore de Digestibilidade de Proteínas Corrigida para Aminoácidos (PDCAAS) para medir a qualidade proteica, os lácteos têm provas oficiais e indiscutíveis.

Qual o papel dos produtos lácteos na alimentação de um mundo cada vez mais populoso?
03/10/2013

Qual o papel dos produtos lácteos na alimentação de um mundo cada vez mais populoso?

De acordo com o Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC), um foco maior na nutrição e na expansão do comércio global é necessário para resolver as demandas de alimentos no futuro. Com a população global devendo alcançar 9,1 bilhões de pessoas até 2050, em breve, teremos 2,3 bilhões de bocas a mais para alimentar, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

01/10/2013

GO: Melhoramento genético aumenta produção leiteira no campo

O gerente de Agronegócio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro), Rogério de Carvalho Ramos, esteve e viagem na última semana para divulgar as técnicas desenvolvidas pela Seagro em convênio com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária do Estado de Goiás (Emater-Go) que visam a multiplicação e o melhoramento genético de bovinos por meio da transferência de embriões.

Qual a sua dúvida hoje?