Giro de Notícias

Aprocan quer difundir marca "Região do Queijo da Canastra"
29/09/2015

Aprocan quer difundir marca "Região do Queijo da Canastra"

Lançada há menos de um ano, a marca "Região do Queijo da Canastra" vem trazendo bons resultados para os produtores. Com a maior capacitação e investimentos na produção, os queijos comercializados com a marca estão com maior valor agregado e podem chegar até R$ 120 a unidade dependendo do tipo e da maturação. O grande desafio, após a conquista do selo de Indicação de Procedência (IP) e do lançamento da marca, é combater a venda de queijos irregulares que utilizam o logotipo sem autorização.

29/09/2015

Controle de doenças deve abrir mercados para o leite

Em busca de novos mercados, a cadeia leiteira brasileira, especialmente a gaúcha, investirá no controle da tuberculose e brucelose. Esse é o foco dos projetos que devem ser protocolados junto ao Ministério da Agricultura (Mapa), até o dia 1 de outubro, para manutenção dos créditos presumidos do PIS/Cofins, conforme exigirá a Lei nº 13.137/2015, a ser regulamentada nesta terça-feira. Associados do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS) conheceram os detalhes da legislação em reunião realizada ontem (28), na sede da entidade, em Porto Alegre.

29/09/2015

Estados do Sul defendem adoção de modelo de inspeção agropecuária privada

Com 32 médicos veterinários atuando no serviço público estadual e 816 agroindústrias para serem inspecionadas e fiscalizadas, Santa Catarina apostou, há cinco anos, na inspeção privada para dar conta da demanda que o Estado não conseguia atender. O modelo foi o primeiro do tipo do Brasil e tem alimentado o debate sobre a adoção de medida semelhante por parte de outros estados, como o Rio Grande do Sul, que vem discutindo a experiência catarinense desde o início do segundo semestre.

Novas tecnologias contribuem no manejo de fazendas leiteiras
28/09/2015

Novas tecnologias contribuem no manejo de fazendas leiteiras

Seteffen Hake sabe as longas e trabalhosas horas envolvidas no manejo bem sucedido de uma fazenda leiteira, uma vida que pode significar levantar da cama antes do amanhecer e trabalhar até depois de o sol se por - mas ele tem uma ferramenta que as gerações de produtores anteriores nunca tiveram. "Quando levanto de manhã e calço minhas botas, não vou primeiro aos estábulos. Verifico no meu computador se há alertas sobre o adoecimento de alguma vaca e descubro imediatamente".

Preocupação dos consumidores pode estimular produção de lácteos sem açúcar
28/09/2015

Preocupação dos consumidores pode estimular produção de lácteos sem açúcar

Blog Novidades e lançamentos em lácteos: "Uma pesquisa internacional feita pela DSM com mais de 5.000 adultos em cinco países mostrou que eles - e, em particular, seus filhos - aumentaram o consumo de lácteos com açúcar (34% e 53%, respectivamente). A pesquisa também mostra que eles esperam continuar fazendo isso nos próximos três anos, apesar de terem mais preocupações com a adição de açúcar nos lácteos", por Juliana Santin, Médica veterinária formada pela FMVZ/USP em 1999.

28/09/2015

Laboratório é um ganho para a qualidade do leite do Estado do Espírito Santo

Laticínios, indústrias e produtores de leite de todo o Espírito Santo contam agora com uma estrutura no Estado para a análise de amostras de leite cru. Após realizar a manutenção dos equipamentos, adequar seus processos e implantar o sistema de qualidade, o Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) está apto, desde a última segunda-feira (21), para fazer as análises.

28/09/2015

Bahia se destaca na produção de leite nacional

Ocupando a sexta posição nacional, com cerca de um milhão de litros de leite inspecionado produzidos por dia, a Bahia vive um dos melhores momentos na indústria láctea, bem como de derivados do leite - queijos, iogurte, requeijão e outros itens. A afirmação foi feita pelo novo presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado da Bahia (SindiLeite), Lutz Viana. Ele tomou posse, para o triênio 2015-2018, junto com os demais membros da diretoria, durante o encerramento do 6° Encontro Baiano de Laticinistas.

25/09/2015

Nos últimos 13 anos, uma fazenda de leite fechou por dia na Argentina

A Argentina vem perdendo nos últimos 13 anos uma fazenda leiteira por dia. Exatamente, desde 2002, deixaram de funcionar 4.903 estabelecimentos. Em média por ano, nesse período foram fechadas 377 fazendas leiteiras. Além de ter menos fazendas leiteiras, o país está estacado em seus indicadores. Desde 1999, cresceu de forma dez vezes mais lenta do que tinha crescido nos 100 anos anteriores. Além disso, em um grupo de oito países, desde 1999 ficou como o que menos expandiu sua produção [...]

24/09/2015

Mapa garante que certificação do Brasil já vale para a China

O diretor do departamento de Negociação Não-Tarifária da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura (Mapa), Odilson Luiz Ribeiro e Silva, informou nesta quarta-feira (23/09), em Brasília, que o certificado sanitário internacional do Brasil foi validado pela China. A afirmação foi feita em reunião com o presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios (Sindilat), Alexandre Guerra, que demonstrou confiança de que haverá rapidez para o início das vendas de produtos lácteos brasileiros para o mercado chinês.

Qual a sua dúvida hoje?