Giro de Notícias

Preços dos lácteos - 2016 trará a recuperação tão esperada?
06/01/2016

Preços dos lácteos - 2016 trará a recuperação tão esperada?

Os preços dos lácteos, medidos pelos valores do GlobalDairyTrade, terminaram 2015 um pouco acima dos menores níveis dos últimos 13 anos, alcançados em agosto, em meio a alguns sinais de que os baixos valores estão afetando a produção mundial de leite. Em 2015 os preços no GDT caíram 3,5%, uma menor queda quando comparado a 2014, quando eles caíram 48%. Ainda assim, os preços do leite continuam abaixo do custo de produção para muitos produtores.

06/01/2016

Empresa quer transformar esterco em um centro lucrativo

"Seremos vítimas ou vamos construir o cenário da gestão de nutrientes?". Essa foi a pergunta retórica feita por Steve Rowe, presidente e diretor executivo da Newtrient. Ele levantou a questão aos presentes na reunião conjunta anual da Federação Nacional de Produtores de Leite e do Dairy Management Inc., no final de outubro. "Os lácteos têm três saídas: leite, bezerros e esterco. Queremos transformar o esterco de um centro de custos para um centro lucrativo", disse o presidente da Newtrient, Greg Wickham.

05/01/2016

Confinamento de gado leiteiro cresce no Rio Grande do Sul

Com mais de 60% das propriedades de leite gaúchas criando o gado solto a campo, à base de pastagem, o Rio Grande do Sul vem aumentando a produção ao apostar em um sistema pouco comum no Estado. O confinamento de animais ainda é realidade na minoria das fazendas gaúchas, mas vem se mostrando eficaz no aumento da produtividade e na redução da necessidade de mão de obra - uma dificuldade enfrentada por 46% dos produtores formais.

05/01/2016

Mapa repassará R$ 24 milhões a 15 estados para fortalecer defesa agropecuária

Uma das prioridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a defesa agropecuária receberá R$ 24 milhões este ano e em 2017. Os recursos serão destinados ao fortalecimento de 15 agências estaduais de defesa agropecuária, por meio de convênios estabelecidos via Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A verba federal permitirá às unidades da Federação conveniadas investir em serviços e programas voltados, por exemplo, à erradicação da febre aftosa em todo o território nacional e à intensificação do combate às moscas das frutas.

Impostos prometem encarecer leite longa vida em 2016 no Paraná
04/01/2016

Impostos prometem encarecer leite longa vida em 2016 no Paraná

Duas mudanças nas regras de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) prometem encarecer o leite longa vida (UHT) em 2016. Desde 1º de janeiro o alimento deixou de fazer parte do rol de itens da cesta básica isentos da cobrança do imposto. Além disso, o produto foi incluído no regime da substituição tributária, em um movimento que favorece os laticínios estaduais, mas promete encarecer o leite trazido de outros estados.

04/01/2016

RS: coordenadoria de saúde acompanha casos de raiva bovina em Miraguaí

Os casos de raiva bovina registrados no município de Miraguaí fizeram com que a Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, centralizasse atenções. Cerca de 30 bovinos já morreram em função da doença em Miraguaí. Os casos surgiram na localidade de Lajeado Moinho. A prefeitura adquiriu vacinas e está repassando de graça para os agricultores imunizarem todos os 8 mil e 500 bovinos do município.

04/01/2016

Pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste buscam carne e leite de qualidade em equilíbrio com meio ambiente

Pesquisas para redução de emissão de gases de efeito estufa na pecuária, manejo adequado da água na produção animal e sustentabilidade dos sistemas de produção estiveram em foco durante 2015 na Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP). De acordo com o chefe-geral, Rui Machado, o objetivo do trabalho desenvolvido pela Unidade é atender às diferentes necessidades da agropecuária e da sociedade com sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Pão de queijo vira alvo de exportações e ganha gosto dos estrangeiros
04/01/2016

Pão de queijo vira alvo de exportações e ganha gosto dos estrangeiros

A primeira fornada para o exterior saiu para os Estados Unidos há 17 anos, quando a Forno de Minas começou a exportar. Desde então, o tradicional pão de queijo mineiro vem caindo no gosto dos estrangeiros e finalmente está ganhando o mundo. Além dos Estados Unidos, países como Canadá, Uruguai, Peru, Chile, Portugal, Inglaterra e Emirados Árabes já consomem a marca que, em breve, não será a única a fazer o gostinho de Minas Gerais ultrapassar fronteiras. A Pif Paf também está negociando com distribuidores da Europa e da Ásia para exportar a iguaria.

04/01/2016

SC: laticínio da agroindústria familiar é o primeiro no segmento a embalar leite tipo A no sul do país

Um laticínio de Itapiranga (SC), o Milk Geller, é o pioneiro do segmento da agroindústria familiar a embalar leite tipo A no sul do País. A iniciativa foi possível após consultorias gerenciais, ambientais e de engenharia de alimentos, realizadas pela coordenadoria regional extremo oeste do Sebrae/SC, por meio do Projeto de Desenvolvimento Econômico e Territorial (DET), implementado no município com a parceria da Prefeitura Municipal.

04/01/2016

Programa Chamada Pública do Leite fecha o ano com 6,3 mil beneficiados em Minas Gerais

Criado em parceria com Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e governo federal, o programa Chamada Pública do Leite encerra 2015 com 6.300 famílias beneficiadas, 264 municípios participantes e 315 unidades demonstrativas implantadas. Além disso, foram realizados cursos de capacitação em diversas áreas ligadas à produção leiteira, dias de campo sobre bovinocultura de leite, visitas técnicas e planos produtivos com o objetivo de socializar novas tecnologias à realidade de cada região.

Qual a sua dúvida hoje?