Giro de Notícias

29/01/2016

Confiança do agronegócio cresce no 4º trimestre de 2015

O Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro), calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), fechou o quarto trimestre de 2015 em 84,3 pontos. A melhora da confiança se deveu, principalmente, à percepção de otimismo do produtor agropecuário. O mesmo não ocorreu com a indústria de insumos que, no último trimestre do ano, se mostrou mais pessimista que no trimestre anterior.

29/01/2016

Alimentação fora do lar deve crescer 7,7% este ano, aponta Instituto Foodservice Brasil

O setor de alimentação fora do lar espera um crescimento de 7,7% neste ano, valor 1,5% maior do que em 2015, quando apresentou uma alta de 6,2%. Os dados são do Índice de Desempenho Foodservice, produzido mensalmente pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), que passou a ser comandado por Alexandre Guerra, CEO do Giraffas, que assumiu o posto deixado por Tupa Gomes, presidente da Martin Brower, e que ainda fará parte do conselho do Instituto.

29/01/2016

Ministério apresenta nova versão do AgroStat - sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro

A Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou nesta quinta-feira (28), em Brasília, a nova versão do sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro, o AgroStat Brasil. As mudanças incluem um visual mais moderno, maior agilidade nas consultas, pesquisa por portos de embarque e desembarque no Brasil e dispensa o cadastro de usuários. A apresentação teve a participação de jornalistas, representantes do setor privado e servidores do ministério.

Mercados emergentes são essenciais para crescimento global no setor de lácteos
28/01/2016

Mercados emergentes são essenciais para crescimento global no setor de lácteos

As companhias de lácteos que querem capitalizar sobre o crescente mercado global precisarão cobrir os mercados emergentes do mundo, de acordo com uma apresentação da McKinsey & Company no 2016 IDFA Dairy Forum. Paul Carbonneau, sócio da McKinsey & Company e Ludovic Meilhac, sócio associado da companhia, começaram pesquisando e falando com várias organizações de lácteos da Associação Internacional de Alimentos Lácteos (IDFA) há alguns meses para descobrir onde as companhias americanas podem crescer em uma indústria que está em constante mudança. Eles entrevistaram 33 executivos c-suite, 61 companhias de lácteos e 10 especialistas no setor de lácteos e varejo da McKinsey.

28/01/2016

O mercado de sorvetes pós-paleta

No Brasil, o segmento de sorvetes ainda é promissor para quem deseja empreender. De acordo com dados da empresa Mintel Group, especializada em pesquisas de mercado, até 2020 o mercado nacional deve atingir R$ 13,9 bilhões em valor e produzir 799 milhões de litros. O estudo aponta ainda que, apesar de o momento econômico não ser favorável ao setor de alimentação em geral, os produtos com alto valor agregado, os famosos gourmet, ainda têm demanda crescente.

28/01/2016

Freddo: rede cresce no Brasil e esfria rivalidade com Argentina

A Freddo chegou ao mercado nacional para congelar a rivalidade entre brasileiros e argentinos e mostrar que a competitividade não entrou no campo da gastronomia. Há cinco anos presente no Brasil, a companhia investe na consolidação da marca ao oferecer a chamada experiência Freddo. O trabalho tem como foco aumentar as vendas, market share e posicionar a marca portenha como principal player no segmento de sorvetes premium, com tíquete de entrada a partir de R$ 10,00.

28/01/2016

Mapa e Epamig qualificam técnicos para boas práticas agropecuárias na cadeia do leite

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou convênio com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) que contribuirá para estruturar a cadeia do leite no país. A instituição mineira formará técnicos para a implementação de projetos de boas práticas agropecuárias por empresas produtoras de lácteos, como contrapartida para a recuperação de créditos do PIS/Cofins.

28/01/2016

Tirolez lança nova identidade visual

A Tirolez lança nova identidade visual. Produzido pela agência A10, o logotipo busca rejuvenescer a marca sem deixar de lado a sua história. A nova identidade visual traz mais jovialidade e energia à marca. "Mais moderno, o novo logotipo representa a evolução da nossa empresa sem deixar de lado os nossos principais ingredientes: carinho, cuidado, sabor, qualidade e dedicação. As cores e a personagem foram preservadas para manter a identidade já conhecida por nossos consumidores", explica Gabriela Colombo, gerente de marketing da empresa.

28/01/2016

Kátia Abreu: países americanos têm potencial para aumentar comércio agrícola intrarregional

Os países americanos têm grande potencial para aumentar o comércio intrarregional de produtos agropecuários, disse nesta quarta-feira (27) a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) ao apresentar as projeções de crescimento e negócios do agronegócio brasileiro a embaixadores da América Latina e do Caribe. A reunião ocorreu a convite da embaixada da Colômbia em Brasília.

"Leite noturno", rico em melatonina, é citado em relatório de tendências para 2016
27/01/2016

"Leite noturno", rico em melatonina, é citado em relatório de tendências para 2016

O relatório de tendências de consumo para 2016 do Euromonitor, que acaba de ser divulgado, chamado "Top 10 Global Consumer Trends for 2016", inclui uma seção de vendas para o sono. A Milchkristalle, companhia mencionada no relatório, acredita que seu produto está perfeitamente posicionado para explorar novos mercados nesse ano. A companhia, de Munique, na Alemanha, produz um pó cristalino feito a partir de leite desnatado coletado de vacas ordenhadas à noite, que a empresa afirma ser, dessa forma, naturalmente rico em melatonina - frequentemente chamada de "hormônio do sono".

27/01/2016

Creme Mel Sorvetes marca presença no Campeonato Goiano

Pelo oitavo ano consecutivo, a Creme Mel Sorvetes é patrocinadora oficial do Campeonato Goiano. Além de realizar a disposição de placas ao redor dos campos dos estádios participantes, a empresa realizará sorteios de brindes nos últimos jogos do Goianão 2015. Esse ano, a 73ª edição do principal torneio entre clubes de futebol do estado de Goiás terá início no dia 30 de janeiro (sábado), e a final irá acontecer dia 8 de maio (domingo), com 76 partidas ao todo.

27/01/2016

SP: Vigor abre loja no Guarujá durante o verão

Até o fim do Carnaval, no dia 09 de fevereiro, a Vigor marca presença no litoral paulista com uma loja inaugurada no Casa Grande Boulevard Sport Center. No local, que funciona das 16h às 00h, além da disponibilidade de itens da marca, há também degustações de produtos Vigor. O Boulevard Sport Center conta ainda com um Food Park, onde os consumidores encontram o Vigor Grego Iogurte Truck, com um cardápio especial e opções leves para o verão.

27/01/2016

Brasil vai exportar material genético bovino para Moçambique

O ano de 2016 começou com mais um acordo de exportação de material genético bovino brasileiro. O Brasil firmou o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com a República de Moçambique, na África. O documento garante o cumprimento das condições sanitárias exigidas para o trânsito internacional de embrião vivo, in vitro, e sêmen até o país de destino. Em dezembro do ano passado, o MAPA assinou acordos com a Bolívia e Costa Rica.

27/01/2016

Leite vira artigo de luxo na Venezuela

A escassez de produtos básicos que assola a Venezuela continua a criar situações que demonstram a difícil situação econômica do país, onde a inflação calculada por analistas independentes chega a 270% ao ano. De acordo com uma matéria publicada pelo diário "Correo del Caroní", os pacotes de leite em pó chegaram às prateleiras, mas não são consumidos por seu alto valor. De acordo com o jornal, do município de Guayana, o preço de um quilo de leite em pó (2.125 bolívares), representaria o equivalente a 22% do salário mínimo, atualmente em 9.648 bolívares.

26/01/2016

Fonterra prevê problemas para produtores de leite antes da recuperação da demanda

A turbulência no mercado lácteo que tem direcionado os preços para seu menor valor em 12 anos ainda continuará e haverá mais problemas pela frente para os produtores, de acordo com o maior exportador do mundo. A demanda está fraca em meio ao turbulento mercado de capitais e de lento crescimento da China, disse o diretor executivo da Fonterra Cooperative Group Ltd., Theo Spierings. O consumo em países dependentes de petróleo também pode ser prejudicado após os preços do petróleo bruto terem caído para menos de US$ 30 o barril nesse mês, o menor desde 2003.

26/01/2016

FrieslandCampina renova parceria com NBA dos Estados Unidos

A Associação Nacional de Basquete (NBA) dos Estados Unidos e a FrieslandCampina anunciaram a extensão de sua parceria de marketing. Como parceiro oficial do leite da NBA na Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã, a FrieslandCampina utilizará sua campanha Drink.Move.BeStrong, a qual a companhia disse que visa cultivar um estilo de vida ativo e saudável entre as crianças por meio de brincadeiras, esportes e nutrição adequada.

Laticínios gaúchos reagem à lei que muda embalagens de produtos lácteos
26/01/2016

Laticínios gaúchos reagem à lei que muda embalagens de produtos lácteos

Lideranças de laticínios gaúchos associados ao Sindilat debateram, em reunião na tarde desta segunda-feira (25/01), o impacto do decreto 8.552, que regulamenta a lei 11.265 e impõe novas regras para as embalagens de produtos lácteos. Pelo texto, que já está em vigor desde 4 de novembro de 2015, fica proibido o uso de figuras humanizadas nos rótulos, a exemplos de vacas com rostos sorridentes e personagens. O entendimento da Anvisa é que tais figuras estimulariam o consumo de leite por crianças em detrimento da amamentação. Segundo o Sindilat, as restrições, que também incluem limites à publicidade, não se aplicam a outros setores.

Qual a sua dúvida hoje?