Giro de Notícias

31/03/2016

Redução CBT e CCS: novas adequações para a IN 62 passam a valer este ano

Dentre as mudanças da nova fase está mais uma redução da Contagem Bacteriana Total (CBT) e a Contagem de Células Somáticas (CCS)."Essas reduções estão sendo feitas por etapa e a partir de primeiro de julho, os produtores devem reduzir a CBT para 100 mil unidades formadoras de colônia (UFC/ml) e baixar para 400 mil por mililitro (CS/ml) a CCS", explica o gestor do Núcleo Técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Guto Zanata.

31/03/2016

Rótulos de alimentos terão que informar lactose e caseína e medida valerá a partir de 2019

Fabricantes de alimentos precisam indicar a presença de lactose e caseína (açúcar e proteína presentes no leite) na embalagem de seus produtos. É o que decidiram nesta quarta-feira, 30, os parlamentares da Câmara dos Deputados, em plenário. Como o projeto original sofreu alterações, o texto será reencaminhado para análise no Senado. Caso seja validada, a medida começa a valer apenas a partir de 2019.

Argentina: a que ritmo vem caminhando a atividade leiteira no país?
30/03/2016

Argentina: a que ritmo vem caminhando a atividade leiteira no país?

O mercado do agronegócio leiteiro da Argentina é composto por produtos lácteos, não pelo leite cru. Na "mesa dos argentinos" são consumidos produtos lácteos no volume de 8,2 bilhões de litros anuais, convertidos em produtos processados, como queijos, manteiga, leite fluido e leite em pó. A Comissão do setor Leiteiro da Confederação de Associações Rurais de Santa Fé (CARSFE) divulgou um documento que reflete e detalha a situação do setor leiteiro argentino na atualidade.

29/03/2016

Pesquisa aponta que transparência e cuidados com os animais são cruciais para a confiança do consumidor

Somente 25% dos consumidores dos Estados Unidos acreditam firmemente que a carne, o leite e os ovos que compram são derivados de animais que foram tratados da maneira adequada, de acordo com nova pesquisa do Centro para Integridade de Alimentos (CFI, sigla em inglês), que mostrou uma crescente lacuna entre os consumidores e os produtores rurais e, a necessidade dos produtores de alimentos fornecerem mais informações sobre seus esforços para manter o bem-estar animal, visando estabelecer uma confiança no sistema de alimentos.

29/03/2016

Inseminação favorece pecuária em Minas Gerais

Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) divulgou os índices do uso de inseminação artificial (IA) nos estados brasileiros. Ao longo de 2015, em Minas Gerais, a utilização da IA na pecuária de leite abrangeu 14,6% das vacas e na de corte 7,1% das matrizes, alcançando o índice total de 11,5%, o que é considerado pequeno frente ao tamanho do rebanho estadual. O uso da IA no rebanho total do País abrange 10,3% das vacas e a tendência é de crescimento.

Fonterra: mesmo com baixos preços de lácteos, lucros dobram e empresa cita Brasil como mercado-chave
29/03/2016

Fonterra: mesmo com baixos preços de lácteos, lucros dobram e empresa cita Brasil como mercado-chave

O presidente da Fonterra, John Wilson, disse que os atuais baixos preços significaram pressão sobre os rendimentos, orçamentos das fazendas e sobre as famílias rurais. "Nossa gestão está ciente da necessidade de um forte desempenho para garantir que coloquemos todos os centavos possíveis nas mãos dos produtores durante um ano muito difícil". Ele disse também que, como resultado dos lucros, a Fonterra distribuiu um dividendo temporário de NZ$ 0,20 (US$ 0,13) por ação, mais que o dividendo temporário do ano passado, de NZ$ 0,10 (US$ 0,6) por ação.

29/03/2016

Câmara temática do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária é criada

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a criação da Câmara Temática Temporária do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O órgão foi instituído por meio da Portaria nº 65, publicada nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União, e será formado por representantes do governo e do setor produtivo.

Qual a sua dúvida hoje?