Giro de Notícias

16/05/2016

Nestlé cresce em todo o mundo - inclusive no Brasil - e domina a linha "premium"

No ano passado, a operação da Nestlé em todo o mundo teve avanço de 4,2% nas vendas. A companhia, que não revela os números por país, afirmou que, apesar da crise, também cresceu no Brasil, em um movimento puxado pelos opostos: uma corrida para os produtos mais baratos e para as linhas premium. "Acredito que estejamos bem posicionados nas duas pontas", afirma Laurent Freixe, vice- presidente global da Nestlé.

Quando os preços globais dos lácteos se recuperarão?
16/05/2016

Quando os preços globais dos lácteos se recuperarão?

O mercado de lácteos foi afetado durante mais de 18 meses pelo excesso de oferta global, mas as condições de mercado sugerem que a recuperação ainda vai demorar um pouco. O mundo continua com excesso de estoque e uma combinação de maior produção (quase totalmente na Europa, mas com uma parte dos Estados Unidos também) e incertezas econômicas combinadas com menores preços do petróleo estão prejudicando a demanda de muitos dos melhores compradores.

Mintel: pesquisa aponta oportunidades para os lácteos mesmo com o aumento no consumo dos leites vegetais
13/05/2016

Mintel: pesquisa aponta oportunidades para os lácteos mesmo com o aumento no consumo dos leites vegetais

Embora as tendências de consumo não estejam favorecendo o leite, as marcas têm uma oportunidade de reengajar os consumidores desenvolvendo ofertas inovadoras que focam na melhora de aspectos já favoráveis, como sabor e valor nutricional. Isso também é importante para as marcas que destacam que o leite não é apenas benéfico para a saúde dos ossos, mas pode também fornecer outros benefícios ao bem-estar geral dos consumidores comparado com as alternativas ao leite.

Dia do Zootecnista: MilkPoint homenageia os engenheiros das máquinas vivas
13/05/2016

Dia do Zootecnista: MilkPoint homenageia os engenheiros das máquinas vivas

Além da importância no agronegócio brasileiro, a Zootecnia desperta paixões. A profissão possibilita o aumento da produtividade nas cadeias produtivas da mesma forma que, impulsiona a busca pela sustentabilidade e o bem-estar dos animais e dos consumidores. Além disso, a cada dia, surgem novas oportunidades para a atuação do profissional. Vale destacar que neste ano de 2016 a Zootecnia completa 50 anos! Foi em cima disso que, a Equipe MilkPoint, coletou depoimentos de zootecnistas que destacaram como a profissão agregou tanto pessoal como profissionalmente.

13/05/2016

Blairo Maggi começa a formar sua equipe ministerial para a pasta da agricultura e pecuária

Na tarde de quinta-feira, Maggi já começou a formar sua equipe para tomar posse no ministério da Agricultura (Mapa), com a saída de Kátia Abreu (PMDB-TO). A ex-ministra ocupava o cargo desde o dia 5 de janeiro do ano passado, quando foi convidada por Dilma Rousseff em seu segundo mandato, para substituir Neri Geller (PMDB-MT). A previsão é que hoje, ou no máximo na segunda, Maggi anuncie quais medidas serão tomadas.

Ranking Leite Brasil: indústrias trabalharam com maior ociosidade em 2015
13/05/2016

Ranking Leite Brasil: indústrias trabalharam com maior ociosidade em 2015

Foi divulgado nessa quinta-feira (12/05) pela Leite Brasil o resultado do Ranking dos maiores laticínios do Brasil. O Ranking dessa vez mostrou as 15 maiores empresas do setor (no levantamento anterior, figuraram 13 empresas), que tiveram um crescimento de 1,2% na captação de leite, somando um total de 9,86 bilhões de litros. Se considerarmos apenas as 13 maiores empresas, para utilizarmos como base de comparação o ranking do ano anterior, o crescimento foi de 1,5%.

Alexandre Guerra, do Sindilat: "o encaminhamento da Lei do Leite é uma vitória de todos"
12/05/2016

Alexandre Guerra, do Sindilat: "o encaminhamento da Lei do Leite é uma vitória de todos"

Resultado de trabalho realizado junto com as entidades do setor, entre elas o Sindilat, a matéria estabelece responsabilidade e critérios para a produção, transporte e processamento de produtos lácteos no Rio Grande do Sul. Segundo o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, o encaminhamento é uma vitória de todos, "uma vez que materializa diversos pedidos dos laticínios, entre eles a liberação para o transvase do leite".

12/05/2016

Blairo Maggi defende prorrogação do CAR para todos

Cotado para ocupar o Ministério da Agricultura em um eventual governo Michel Temer, o senador Blairo Maggi (PP-MT) defendeu nesta quarta-feira, 11, a prorrogação do prazo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para todos os produtores rurais. Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff autorizou a ampliação do prazo, por meio de medida provisória, apenas para pequenos produtores e agricultores, que poderão fazer a inscrição até 5 de maio de 2017. Para os demais, o prazo terminou em 5 de maio.

11/05/2016

Nomes de fazendas aumentam valor do produto no varejo mas devem ser usados com cautela

Os varejistas de alimentos sabem que a palavra "farm" (fazenda) invoca um senso de frescor, ausência de ingredientes artificiais e produtos alimentícios de fontes locais. Essa é a razão pela qual, no Reino Unido, alguns varejistas estão usando nomes de fazendas como uma marca. Com uma forte crença no valor dos nomes de fazendas, a Tesco, maior varejista do Reino Unido, lançou 76 novas linhas de alimentos com nomes de fazendas.

11/05/2016

Número de adidos agrícolas brasileiros pelo mundo passa de oito para 25

Um decreto publicado no Diário Oficial desta terça-feira (10) aumenta de oito para 25 o número de adidos agrícolas brasileiros pelo mundo. A medida vai reforçar o trabalho de abertura, manutenção e ampliação de mercados para os produtos agrícolas nacionais. "É um passo importante para o Ministério da Agricultura e para o agronegócio brasileiro", disse a ministra Kátia Abreu, durante entrevista coletiva, em Brasília.

11/05/2016

Viajantes e tripulantes são autorizados a entrar no Brasil com lácteos e outros produtos de origem animal

A partir de agora, viajantes e tripulantes estão autorizados a entrar no Brasil com produtos de origem animal que tragam na bagagem, como queijos, salames e doces de leite. A decisão foi instituída pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), nesta terça-feira (10), por meio de instrução normativa. A medida traz melhorias no processo de fiscalização do trânsito internacional, que terá foco em produtos de maior risco. O limite é de 5 kg por pessoa.

Qual a sua dúvida hoje?