Giro de Notícias

05/09/2016

Fonterra reduz tempo para vender produtos UHT para a China

O projeto da cooperativa neozelandesa Fonterra de alinhar e melhorar sua cadeia de fornecimento da Nova Zelândia para a China viu uma redução no tempo para colocar produtos UHT no mercado de mais de 100 dias para 34. A cooperativa disse que isso permite com que leite UHT mais fresco seja importado pela China. O diretor operacional de operações globais da Fonterra, Robert Spurway, disse que o tempo gasto no envio e transporte de produtos pode fazer diferença no sabor.

05/09/2016

Propostas para baixar ICMS do leite não avançam em Mato Grosso do Sul

Dois meses após a cadeia produtiva do leite ser anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) como a próxima a receber novo modelo de incentivo fiscal no Estado, a exemplo do que ocorreu com a avicultura e a agricultura irrigada, as propostas para o setor ainda permanecem no âmbito dos estudos e discussões entre representantes dos produtores rurais, Câmara Técnica do Leite e técnicos da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf).

05/09/2016

China: Blairo Maggi diz que o Brasil tem condições de atender demanda mundial de alimentos

Durante palestra no Seminário Empresarial de Alto Nível Brasil-China, em Xangai, o ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou que a agricultura brasileira tem capacidade de aumentar ainda mais a sua participação no mercado mundial do agronegócio. "O complexo do agro é bastante diversificado no Brasil. Temos condições de atender a toda população brasileira e as demandas mundiais", garantiu.

02/09/2016

Avaliação do teor de gordura de leite: método do butirômetro e método infravermelho

O método do butirômetro para análise de gordura é amplamente utilizado pelos laboratórios de controle de qualidade de laticínios e segue as orientações da Instrução Normativa nº 68 de 2006 (BRASIL, 2006). Entretanto, o método do butirômetro de Gerber é considerado demorado, trabalhoso, com custo elevado e perigoso, visto que são utilizados reagentes corrosivos. Portanto, o equipamento de infravermelho é uma possibilidade atrativa, pois além da análise de gordura, pode-se desenvolver curvas para outras análises, é ágil na determinação dos resultados e preciso.

02/09/2016

Mapa avança na discussão de plano nacional que trata da resistência aos antimicrobianos em animais

A criação de um plano nacional para discutir a resistência aos antimicrobianos em animais, até maio de 2017, é uma das questões relevantes que vem sendo tratada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na semana passada, técnicos da secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) debateram o tema com representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações); Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (SINDAN); Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Campanha do MilkPoint contempla o envio de fotos para homenagear a medicina veterinária
02/09/2016

Campanha do MilkPoint contempla o envio de fotos para homenagear a medicina veterinária

A cada dia, surgem novos caminhos para a atuação do médico veterinário e a produção animal no Brasil é sem dúvida um dos mais importantes segmentos econômicos - imprescindível para o crescimento do país e da profissão. Por meio de uma campanha de envio de fotos, a Equipe MilkPoint quer homenagear todos os profissionais e estudantes da medicina veterinária pelo empenho, esforço, dedicação e amor pelo seu trabalho.

02/09/2016

Caso Itambé: homem confessa ter envenenado achocolatado consumido por criança

Nesta quinta-feira, Adônis José Negri, de 61 anos, confessou ter envenenado o achocolatado que provocou a morte de um menino de dois anos em Cuiabá, Mato Grosso. O chefe de operações da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica) de Mato Grosso, Darimar Carneiro Aguiar, disse que Deuel de Rezende Soares, de 27 anos, furtou a bebida da casa dele e vendeu o produto ao pai da criança, que acabou dando para o filho sem saber do envenenamento.

01/09/2016

Lactalis acorda preços com os produtores franceses de leite

A companhia francesa de lácteos, Lactalis, chegou a um acordo na França na última terça-feira para aumentar os preços pagos aos fornecedores e os produtores cancelaram os protestos que vinham fazendo nos últimos dias. A Lactalis concordou em pagar uma média de 275 euros (US$ 307,01) por 1000 litros durante todo o ano de 2016, disse o secretário geral da maior união de produtores rurais da França (Fédération nationale des syndicats d'exploitants agricoles (FNSEA), Dominique Barrau).

Qual a sua dúvida hoje?