Giro de Notícias

24/10/2016

Processos de certificação no setor lácteo pautam encontro com produtores franceses

A experiência para alcançar certificações no setor lácteo foram debatidas na última quinta-feira (20), durante encontro de representantes do setor leiteiro e da missão governamental que está na Europa. O encontro ocorreu na Casa do Leite, em Paris. Conforme o coordenador técnico da Famurs (Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul), Mário Ribas do Nascimento, a ideia é promover a troca de experiências para que o estado avance neste setor. A proposta visa levar técnicos franceses ao estado e aperfeiçoar os processos para a obtenção de certificações como as de denominação de origem e indicação de procedência.

GO: produtores definem medidas para melhoria da cadeia do leite
21/10/2016

GO: produtores definem medidas para melhoria da cadeia do leite

Com o objetivo de buscar soluções para os problemas e os desafios enfrentados nos últimos meses pelos elos que compõem a cadeia produtiva do leite, principalmente os produtores rurais, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) realizou nesta quinta-feira (20/10), em Goiânia, uma Assembleia Geral dos Produtores de Leite, durante o 1º Encontro Estadual de Empreendedores de Leite. A intenção foi discutir e definir medidas, ações e estratégias para buscar a melhoria da cadeia produtiva, dos preços pagos pela produção e a harmonização entre produtores e indústria.

21/10/2016

IDF e FAO assinam "Declaração de Lácteos" em Roterdã, Holanda

A IDF (Federação Internacional de Lácteos) disse que o setor de lácteos apoia direta ou indiretamente o sustento de 150 milhões de produtores. A atividade também gera oportunidades de empregos em toda a cadeia de valor, que não somente representa uma via importante de saída da pobreza (um dos objetivos globais), mas também, contribui para empregos produtivos e trabalhos decentes para todos (outro objetivo global) - a fim de reduzir a desigualdade.

Por que a mussarela não "desfia" mais como antigamente?
21/10/2016

Por que a mussarela não "desfia" mais como antigamente?

Blog O quê do Queijo: Esse post é uma resposta para alguns leitores que têm saudades de desfiar a mussarela e comer as fitas formadas com café bem quentinho. Inconformados, eles questionam por que não conseguem mais encontrar queijos com essa característica. Para escrever sobre isso, consultei o Múcio Mansur Furtado, um dos maiores especialistas do Brasil, PhD e autor de vários livros sobre tecnologia de fabricação de queijos, entre eles, um específico sobre o tema: "Mussarela: fabricação e funcionalidade", por Renata Curzi e Carla Reis, Técnicas em Leite e Derivados pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

21/10/2016

Nestlé sobe preços e vendas são afetadas

A Nestlé aumentou preços no Brasil e sentiu o impacto no volume das vendas no terceiro trimestre. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, seu presidente, Paul Bulcke, mostra-se cauteloso sobre os negócios no país, estimando que a economia foi um pouco "sacrificada" pelas turbulências políticas nos últimos tempos. O Brasil foi, junto com a China, um dos países mais citados no anúncio dos resultados do terceiro trimestre, feito hoje pela maior fabricante de alimentos do mundo.

21/10/2016

MG: concurso cultural conscientiza alunos sobre a importância do leite no combate à osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa que atinge milhões de pessoas em todo o planeta. Há cerca de 20 anos, a Sociedade Britânica de Osteoporose instituiu o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e a importância da prevenção dessa enfermidade. A data foi adotada pelo International Osteoporosis Foundation e é replicada em diversas iniciativas pelo mundo. Uma delas, realizada em Minas Gerais, pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), mobilizou mais de mil alunos de escolas particulares, que participaram de um concurso cultural sobre o tema.

20/10/2016

Freddo e Nüremberg provam que é possível harmonizar sorvetes com cervejas

A sorveteria argentina Freddo e a cervejaria brasileira Nüremberg se uniram para propor uma forma criativa de consumir sorvete em casa: combinando os gelados com diferentes tipos de cervejas. As duas marcas oferecem produtos artesanais com as melhores matérias-primas, o que facilitou as harmonizações devido aos ricos sabores oferecidos por cada tipo de ingrediente natural: frutas, leite, chocolate, maltes e lúpulos nobres.

Qual a sua dúvida hoje?