Giro de Notícias

26/01/2017

Seca no Nordeste será mais grave no começo do ano

Diante das fracas projeções de chuvas, o presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC), Emanuel Rocha, disse estar preparando uma pauta para apresentar ao Governo do Estado com reivindicações para o setor lácteo, um dos mais sacrificados com a estiagem. Ele ressaltou que a produção atual de leite é de 1,5 milhão de litros/dia, sendo que apenas 500 mil litros são adquiridos dos produtores da Bacia Leiteira. "De onde vem o res­to? Há um excesso de leite em pó importado e de leite longa vida de outros estados. Por isso que o preço do produto despencou", lamentou.

26/01/2017

Fabricante de sorvetes Paviloche projeta um crescimento de 20% para este ano

O ano que passou foi um dos mais difíceis na história da economia brasileira. Muitas empresas fecharam as portas e outras reduziram o quadro de funcionários para conseguir continuar as atividades. Com tantas adversidades, como se manter no mercado? Na Paviloche, fabricante de sorvetes com mais de 25 anos de atuação em Santa Catarina e no Paraná, a sazonalidade do ramo já é um grande desafio durante os meses de baixa temporada, porém, em 2016, a empresa catarinense procurou inovar para se destacar e passar longe da crise.

26/01/2017

Uruguai: mega-fazenda já tem 1000 vacas compradas e começa a produzir em março

A mega-fazenda leiteira que está sendo instalada em Mendoza Chico (Flórida), no Uruguai, pertencente a capitais venezuelano-argentinos, já tem todo o gado comprado e avançam as obras nos campos adquiridos para instalar a infraestrutura (incluindo o equipamento de ordenha) e começar a produzir em março. Isso foi confirmado pelo gerente da companhia, Ruben Urchitano, que comprou com exclusividade as vacas que farão parte do empreendimento e vendeu o campo ao grupo de investidores.

Cloração da água na produção leiteira: sua propriedade é adepta?
25/01/2017

Cloração da água na produção leiteira: sua propriedade é adepta?

Recentemente, no Blog Gestão da Água, João Luis dos Santos, diretor e fundador da Especializo, publicou um material sobre o uso do cloro na água e desmitificou que essa ação influencie na morte de bactérias no rúmen da vaca. Na sequência, o produtor de leite de São João Batistas do Glória/MG, Marcelo Maldonado Cassoli, enviou um comentário se mostrando adepto à cloração na água e os seus respectivos benefícios. Você trabalha com a cloração da água na sua propriedade? Quais são as suas percepções com relação à qualidade do leite? Participe enviando o seu comentário!

25/01/2017

Governo muda fiscalização trabalhista para máquinas e equipamentos agrícolas

Os fiscais do trabalho não poderão mais emitir, automaticamente, autos de infração e multa ao proprietário rural nos casos relacionados ao operador de máquinas e equipamentos agrícolas. Com a mudança, formalizada na Instrução Normativa nº 129, do Ministério do Trabalho, o fiscal deverá adotar o critério da dupla visita, com prazo de até 12 meses para o proprietário se adequar aos termos identificados pela fiscalização.

25/01/2017

Embrapa apresenta sistema de monitoramento do leite a ministro interino da Agricultura

Em visita a Juiz de Fora/MG, nesta segunda-feira (23), onde participou do Encontro Regional da Agropecuária, o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, esteve na Embrapa Gado de Leite. Novacki falou do plano "Agro +", que tem entre os objetivos desburocratizar as ações do setor agrícola nacional e investir em cadeias produtivas com potencial de crescimento. Com isso, o MAPA pretende aumentar a participação da agricultura brasileira no mercado internacional de 7% para 10% em cinco anos.

24/01/2017

Economia circular: focada na sustentabilidade, Danone acelera transição global

Pascal De Petrini, vice-presidente executivo de Ciclos de Recursos Estratégicos da Danone, disse que a participação na iniciativa contribuirá para os esforços de co-construção da economia circular de embalagens, por meio do fornecimento de materiais sustentáveis e da criação de uma segunda vida para todos os plásticos, como descrito na Política de Embalagem da companhia divulgada em novembro do ano passado.

24/01/2017

EUA: produtos lácteos de vacas criadas a pasto podem ter maior valor agregado

O leite de vacas criadas a pasto pode criar um nicho de valor agregado no departamento de lácteos. Organic Valley e Maple Hill Creamery, duas marcas de lácteos que usam leite produzido a pasto nos Estados Unidos, estiveram nos noticiários no final de 2016. O leite produzido a pasto possui naturalmente cálcio, ácidos graxos ômega 3, que são benéficos à saúde, e ácido linoleico conjugado (CLA), de acordo com a Organic Valley.

24/01/2017

Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas recebe representante do MDSA nesta terça (24)

A Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) recebe nesta terça-feira, 24, às 12h, a visita do coordenador geral de Incentivo à Produção de Consumo de Leite, Paulo Sérgio Campos, da Secretária de Segurança Alimentar do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) para conhecer de perto a realidade do Programa do Leite em Alagoas. O encontro será realizado na Unidade de Beneficiamento de Leite da Cooperativa, no município Batalha, e contará com a presença de produtores beneficiados pelo programa na região.

24/01/2017

Apil/RS alerta que pequenos laticínios gaúchos podem estar sob ameaça

O ano de 2017 inicia com grande expectativa para as pequenas e médias agroindústrias do setor lácteo. A possibilidade de aprovação da PL 214, que permitirá ao governo cortar em até 30% os créditos presumidos concedidos ao setor vai gerar perda de competitividade, menos investimento, menor produção e consequentemente desemprego. A advertência é da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS).

24/01/2017

Maggi defende a abertura do comércio para produzir alimentos aproveitando os recursos naturais

O ministro Blairo Maggi conclamou lideranças na reunião de ministros da Agricultura do G-20, em Berlim, a investirem cada vez mais na difusão de tecnologias e em pesquisas para reduzir o consumo hídrico. Ressaltou que a segurança hídrica depende também da eliminação de barreiras ao comércio internacional. "Essas barreiras, não raramente, estimulam o uso ineficiente da água, sobrecarregando sistemas que poderiam ser poupados, caso a matéria-prima fosse produzida em regiões em que a água é mais abundante", ponderou.

Qual a sua dúvida hoje?