Giro de Notícias

Teste indica os alimentos que melhoram a flora intestinal; kefir é destaque
01/02/2017

Teste indica os alimentos que melhoram a flora intestinal; kefir é destaque

A sua dieta pode melhorar a sua flora intestinal? O médico e apresentador Michael Mosley, pesquisou quais alimentos e bebidas podem fazer mais diferença para o seu intestino. O microbioma intestinal - a variada comunidade de bactérias que vive em nossos intestinos - é um assunto popular no momento. E, devido à explosão no interesse pelo nosso ecossistema interno, as prateleiras de supermercados e farmácias agora contam com uma variedade de produtos probióticos - contendo bactérias vivas e leveduras - que alegam conseguir melhorar o microbioma intestinal. Mas isso é realmente possível?

01/02/2017

Mapa: secretário viaja à Rússia para intensificar negociações e participar de feira agropecuária

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, embarca nesta quarta-feira (1°) para a Rússia, onde participa de mais uma rodada de negociação para ampliar o comércio entre os dois países. O primeiro compromisso será na sexta-feira (3), quando Novacki se reunirá com o vice-ministro de Agricultura da Rússia, Evgeny Gromyko.

01/02/2017

Embrapa: pesquisa aponta que vacas Jersolanda emitem menos GEE comparadas à Holandesa

Segundo o pesquisador Alexandre Berndt, a menor emissão pode estar relacionada a algumas características da vaca jersolanda. Uma delas é o tamanho do animal: os mestiços jersolando são menores que os holandeses. Conforme Berndt, animais de menor porte, geralmente, comem menos e, por consequência, emitem menos gases de efeito estufa. Como as vacas jersolandas produziram a mesma quantidade de leite que as holandesas em uma das lactações, a emissão por litro de leite ficou menor para os animais do primeiro grupo.

LEITE/CEPEA: estabilidade nos preços marca o início do ano; média de 2016 é recorde
31/01/2017

LEITE/CEPEA: estabilidade nos preços marca o início do ano; média de 2016 é recorde

De acordo com o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, os preços do leite recebido por produtores em janeiro seguiram estáveis (ligeiro recuo de 0,15%) frente aos de dezembro, fechando a R$ 1,1885/litro na "média Brasil" (MG, RS, SP, PR, GO, BA e SC). Segundo colaboradores do Cepea, o excesso de chuva na região Sul do Brasil e o baixo volume de precipitação em Goiás e em Minas Gerais limitaram o ritmo de crescimento na oferta nas principais bacias produtoras.

Observatório do Mercado de Lácteos traça panorama mundial
31/01/2017

Observatório do Mercado de Lácteos traça panorama mundial

As exportações de queijo da UE em 2016 alcançaram níveis de antes do embargo russo. A China mantém-se como o principal importador mundial de produtos lácteos e o principal destino das exportações da UE (principalmente para produtos de valor agregado e de consumo). Um declínio da produção de leite em 2016 e 2017 e o estímulo público para aumentar o consumo doméstico podem sustentar as importações chinesas. As importações do Brasil aumentaram em 2016, originadas principalmente de outros membros do Mercosul.

31/01/2017

PR: Unopar abre processo seletivo para o Mestrado em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados

A cadeia produtiva do leite cresce anualmente e há urgência na formação de recursos humanos qualificados, seja para atuação no ensino e na pesquisa, ou diretamente com os produtores e unidades industriais de leite e derivados. Para isto, é essencial a formação de pesquisadores aptos ao desenvolvimento de novos produtos e/ou processos, para o atendimento das demandas deste importante segmento do agronegócio.

31/01/2017

Rotulagem do país de origem de lácteos entra em vigor na Itália

A Itália introduziu uma rotulagem obrigatória do país de origem para os produtos lácteos. A nova lei experimental significa que os produtos lácteos italianos, que incluem ingredientes lácteos, devem listar o país de origem. O governo italiano disse que sem uma resposta negativa da Comissão Europeia, e depois de ouvir a maioria das organizações nacionais de agronegócios, criou a nova lei, que permanecerá operacional até 31 de março de 2019. As novas regras aplicam-se a todos os tipos de leite (incluindo de ovelha, jumenta, búfala e cabra) e produtos lácteos.

31/01/2017

PR: Secretaria da Agricultura anuncia renovação de contrato do Programa Leite das Crianças

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, anunciou na última sexta-feira (27) a renovação de contrato do programa Leite das Crianças para 2017, que começa a ser distribuído na quarta-feira (1º). O contrato já foi assinado com 41 usinas fornecedoras, após a liberação de R$ 91 milhões do orçamento do Estado. Os recursos vão financiar a compra de 44 milhões de litros de leite, que vão atender 129 mil crianças, por meio de 1.314 escolas estaduais, que serão os pontos de entrega.

Leite funcional beneficia crianças, idosos e pecuária leiteira
30/01/2017

Leite funcional beneficia crianças, idosos e pecuária leiteira

As pesquisas para o desenvolvimento do leite funcional ? enriquecido com selênio, óleo de girassol e vitamina E ? têm seus primeiros resultados divulgados. Pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Universidade de São Paulo (USP), responsáveis pelos estudos, afirmam que as crianças que receberam o alimento tiveram aumento de 160% nos níveis de selênio no sangue e 33% no de vitamina E. Os idosos tiveram redução de 16% na quantidade de LDL (mau colesterol).

Lactose deverá ser citada com destaque em rótulo de produtos
30/01/2017

Lactose deverá ser citada com destaque em rótulo de produtos

Depois dos alergênicos, a lactose deve ser o próximo item a ser citado com destaque em rótulos de produtos industrializados vendidos no País. Até a primeira quinzena de fevereiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai analisar propostas apresentadas por meio de consulta pública sobre o tema para, então, regulamentar a Lei 13.305/2016, em vigor desde o dia 1.º, que determina que a presença e a quantidade do açúcar encontrado no leite, caso ele tenha sido modificado, sejam informados pelos fabricantes.

Qual a sua dúvida hoje?